Um e-Poster de Investigação elaborado na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) do Hospital de Lousada, foi premiado na passada sexta-feira, dia 8 de outubro, no Congresso Internacional de Cuidados Continuados, organizado pela IXUS, em formato on-line.
A comunicação realizada no congresso e toda a elaboração do Projeto de Investigação que resultou num e-Poster foi realizada por Cristiana Sousa e Renato Gomes, Terapeuta Ocupacional e Enfermeiro / Diretor Técnico, respetivamente, dessa UCCI e intitula-se a “Medida de Independência Funcional (MIF) como instrumento de Perceção do Impacto da Ação Multidisciplinar na Unidade de Média Duração e Reabilitação do Hospital de Lousada”.
Este trabalho foi um dos 6 premiados, perante um rol de 29 participações, e reflete o bom trabalho desenvolvido por toda a Equipa Multidisciplinar dessa UCCI, que integra Auxiliares de Ação Médica, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Terapeuta Ocupacional, Terapeuta da Fala, Nutricionista, Psicóloga, Assistente Social, Médicos (Internista, Medicina Geral e Familiar e Fisiatras).
O Projeto de Investigação tinha como objetivo medir o impacto das ações multidisciplinares e ainda analisar as necessidades de adaptação do trabalho da Equipa. Os resultados evidenciaram que as ações realizadas traduzem ganhos de funcionalidade nos utentes internados, o que demonstrar que os trabalhos de reabilitação, readaptação e reinserção social cumprem com a sua missão o que verte em ganhos em Saúde para os utentes que passam por esta resposta do Hospital de Lousada.
A aplicação do estudo é uma iniciativa para melhorar a qualidade dos cuidados de Saúde, baseando as ações tomadas em evidência cientifica, conhecendo assim o que está a ser bem realizado, mas também encontrando oportunidades de mudança, numa lógica de melhoria contínua.
A UCCI do Hospital de Lousada iniciou a sua atividade em 2008, tendo sido uma das primeiras a nível nacional. No sentido de corresponder com as crescentes necessidades de cuidados de saúde dos utentes que integram este serviço, a Santa Casa da Misericórdia de Lousada prepara para breve a alteração de instalações deste serviço para os Pisos 1 e 2 da Ampliação do Hospital de Lousada.
O projeto de investigação agora premiado, faz também parte de todo um novo método instituído neste serviço, no sentido da sua otimização e melhoramento, ao qual a Equipa Multidisciplinar tem correspondido com bons resultados.