O Município de Lousada assinalou a Semana Municipal para a Igualdade, entre os dias 24 e 29 de outubro. O evento de abertura realizou-se no dia 24 com a celebração do Dia Municipal para a Igualdade, que se enquadra na Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 (ENIND) e tem como objetivo reforçar a temática da Igualdade junto das comunidades locais.
É uma forma de sensibilizar para a igualdade de oportunidades e da não discriminação, em razão do género, raça ou origem étnica, religião ou crença, deficiência, idade, ou orientação sexual, em todos os domínios, económico, social, cultural e familiar.
A cerimónia decorreu no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca e contou com a mensagem da Conselheira Municipal para a Igualdade, Lurdes Castro, Presidente da Assembleia Municipal de Lousada. Estiveram presentes ainda a Vereadora da Ação Social e Igualdade e Inclusão, Maria do Céu Rocha, e o Vereador Nélson Oliveira.
Maria do Céu Rocha começou por destacar que “assinalar esta data é relembrarmos que todos ocupamos o mesmo lugar na sociedade. Para além disso, importa combater a discriminação, seja ela de género, religiosa, sexual ou étnica”.
A Conselheira Municipal para a Igualdade, Lurdes Castro, começou por destacar que “é uma honra ter sido convidada pelo Município de Lousada para este cargo, que se assume de extraordinária importância”. Lurdes Castro realçou que “nos últimos tempos tem-se verificado um agravamento das desigualdades entre homens e mulheres, e isso é notório com as notícias relativas a violência doméstica e mortes a ela associada. Mas não podemos esquecer que também as diferenças salariais e as condições de trabalho nem sempre são de igualdade. Por isso, compete-nos a todos, enquanto cidadãos, pais e educadores ter uma palavra de chamada de atenção para as desigualdades, debatendo este e outros temas com o respeito merecido e sendo uma voz ativa na sociedade”.
Seguiu-se a atuação do grupo de percussão “Os Boavisteiros”, da Casa da Boavista, e a apresentação da marca MI.MOO by People – CLDS 4G, da ACIP.
Durante a semana, o Parque Urbano foi o palco de diversas atividades. Um grupo de Jovens Santomenses atuou na segunda-feira e o Grupo de Música e Dança de Etnia Cigana foi a atração na terça-feira. Na quarta-feira esteve em destaque a Promoção da Saúde e envelhecimento ativo através da música com Salomé Ferreira.
As atividades que estavam agendadas para quinta e sexta-feira vão ser reagendadas para data a definir, devido ao agravamento das condições climáticas de ambos os dias. Assim, a atuação do Grupo Coral Infantil da Associação de Cultura Musical de Lousada, do Movimento Sénior de Cristelos e das crianças que frequentam o ATL da Associação Ao Encontro das Raízes vão ser realizadas em datas a anunciar brevemente.
No final da semana dedicada à Igualdade, a Vereadora da Igualdade e Inclusão, destacou que “o principal objetivo da comemoração passa pela promoção dos valores da igualdade, inclusão e participação. A eliminação de diferenças, preconceitos e estereótipos existentes, bem como o combate a todas as formas de discriminação, é essencial para que tenhamos um Concelho cada vez mais justo e inclusivo”.
Maria do Céu Rocha afirmou ainda que “é neste sentido que, a Câmara Municipal de Lousada, enquanto entidade com competências nesta área, tem procurado trabalhar. A igualdade e a diversidade têm sido uma prioridade para este Município e são reflexo disso os eventos e as atividades realizadas”.
MI.MOO uma marca inclusiva
A MI.MOO é uma marca de roupa não-binária e inclusiva lançada por um grupo de três jovens empreendedores de Lousada, 100% portuguesa, que homenageia os deficientes visuais com inscrições em Braille. Os produtos já podem ser adquiridos através de contacto com a página de instagram oficial da marca.
A equipa responsável pelo projeto distingue-se pela complementaridade, dada a diversidade profissional dos elementos e também pelo sonho da criação de uma marca indumentária sustentável, inclusiva e, sobretudo, cheio de mimo.
A “MI.MOO” nasce, assim, com o propósito de inovar o mercado indumentário português. Com propriedades anti-pilling e fio penteado, a marca caracteriza-se pela preocupação com o conforto dos seus clientes. As consequências causadas pela pandemia são conhecidas, e os “mimoo’s” procuram soluções. Assim, a primeira coleção procura ser uma mensagem global de esperança.