por | 4 Nov, 2021 | Cultura

Rota do Românico distinguida pela Associação Portuguesa de Museologia

O Centro de Interpretação da Escultura Românica venceu a categoria “Trabalho de Museografia” dos Prémios 2021 da Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

Na cerimónia de entrega dos galardões, que decorreu esta sexta-feira, 29 de outubro, no Museu da Marinha, em Lisboa, foi ainda atribuída à Rota do Românico uma menção honrosa na categoria “Fotografia sobre Património”, por uma imagem da Capela de Fandinhães, Marco de Canaveses, da autoria de Egídio Santos.

Os Prémios APOM têm como objetivo incentivar e reconhecer os agentes e instituições da museologia e do património nacionais, dando visibilidade ao seu trabalho.

É a terceira vez que a Rota do Românico é distinguida por estes prémios. Em 2013, foi reconhecida a qualidade da linha de “merchandising” da Rota e, em 2019, foi a vez do Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, vencer as categorias “Trabalho de Museografia”, “Aplicação de Gestão e Multimédia” e “Filme”, recebendo, ainda, uma menção honrosa como “Melhor Museu do Ano”.

O Centro de Interpretação da Escultura Românica, aberto ao público no dia 25 de julho de 2020, apresenta uma reconstituição parcial e hipotética da fachada da vizinha Igreja de São Pedro de Abragão (destruída em 1668), com base nos cerca de 70 elementos pétreos com decoração românica descobertos, de forma inesperada, em 2006, durante os trabalhos do arranjo urbanístico do Centro Cívico de Abragão, em Penafiel.

Constituído por uma superfície expositiva de 300 metros quadrados, este centro de interpretação oferece também ao visitante a possibilidade de conhecer o contexto temporal, social e cultural da arte românica, destacando a importância dos pedreiros e escultores na sua materialização.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Cool Dance levou dança e emoção ao Euro RX em Lousada

O grupo de dança Cool Dance, a convite do Clube Automóvel de Lousada (CAL), marcou presença no...

Chega setembro, regressam as aulas e, com elas, algumas das memórias de infância e juventude desse...

NOVOS BOMBOS EM LOUSADA (1)

Os Magnetenses: a tradição que ganha nova força Um novo grupo de bombos nasceu em Meinedo com 20...

O ESCUDO INVISÍVEL NO CIRCUITO INTERNACIONAL DE LOUSADA

ED4 levou a segurança no desporto automóvel ao patamar mundial Vamos falar de uma equipa que não...

Edifício da Adega nasceu há 70 anos

OBRA CUSTOU “DOIS MIL CONTOS” Assinalam-se este mês 70 anos do início de um dos projetos mais...

Grande Entrevista a LUÍS MARINHO (CAL)

“Não procuro ficar na história, procuro continuar a fazer mais e melhor” Aos 38 anos,...

JULIANA COSTA, UMA ARTISTA QUE SE REVELA FORA DE LOUSADA

Das raízes em Figueiras à afirmação na arte texturizada Natural de Figueiras, no concelho de...

DECATHLON LIGA PRO JÁ COMEÇOU

Lousada e Aparecida entraram com o pé esquerdo num campeonato que se espera espetacular. Os...

Câmara reforça apoio ao CAL para o Euro RX

A Câmara Municipal de Lousada reforçou em 428.721,27 euros o apoio financeiro ao Clube Automóvel...

EURO RX PROMETE GRANDE ESPETÁCULO

Lousada decide títulos europeus de Ralicross com estreia de corrida noturna O Circuito...

Siga-nos nas redes sociais