O CANTINHO DA MISERICÓRDIA
Em fevereiro de 2019 surge o Centro de Apoio ao Cuidador Informal de Lousada com a missão de realizar um levantamento dos cuidadores existentes no concelho e nesta caminhada, ao longo de 2019, intensificou-se a intervenção do gabinete de atendimento ao cuidador informal e, desde então, novas parcerias foram surgindo e novas respostas de apoio.
A equipa deste projeto está centrada, desde sempre, no suporte ao cuidador informal que, por razões de saúde e muitas vezes inesperadas, se compromete numa caminhada de dedicação ao outro, numa trajetória de novas aprendizagens e de abnegação da sua própria vida e projetos pessoais… deixando em suspenso os seus sonhos e desejos mais secretos… Tudo para cuidar do outro!
Nesta perspetiva de missão, de projeto inesperado e em (re)construção constante, o cuidador dedica-se ao outro, numa expressão única do seu amor e dedicação ao outro… na demonstração do carinho e na versão do seu melhor ‘EU’ esquece, muitas vezes, quem é, quem foi e quem gostaria de ser!
Nesta caminhada dos cuidados ao outro, o cuidador muitas vezes encontra o desgaste, a sobrecarga e a instabilidade emocional… e, por isso, respostas de apoio ao cuidador são prioritárias… capazes de satisfazer as suas necessidades evidentes e todas aquelas desconhecidas da sociedade, que muitas vezes carrega isoladamente…. sem pedir ajuda…
É nesta perspetiva que serviços como o CACIL são uma prioridade na sociedade, é emergente cuidar de quem cuida, em tempos em que o número de pessoas cuidadas e dependentes é cada vez maior e com um peso relevante na atual sociedade… Hoje vivemos a longevidade, mas, a par dela, vivemos também maiores problemas sociais…
Cuidar do cuidador é uma missão que a Santa Casa da Misericórdia de Lousada abraçou em 2019, num abraço prolongado e apertado…. Onde procuramos não deixar cair nenhum cuidador que nos chega, e apoiá-lo para que possam continuar a sua jornada do CUIDAR.
E é com base neste princípio de humanidade que criamos esta agenda solidária. Com esta agenda o CACIL procura alertar consciências e sensibilizar a comunidade… mais tarde ou mais cedo, poderá surgir-nos este desafio do cuidar em permanência, de alguém que perdeu a sua autonomia e independência e, por isso, sozinho não seria capaz de viver com dignidade e com o cuidado necessário!
Para tornar esta ideia possível, o CACIL contou com a generosidade de 11 empresas locais que apoiaram com donativos a edição e produção das agendas e, assim, concluiu no último dia do ano a venda de 180 agendas solidárias, cuja receita reverte integralmente para apoiar situações de emergência ou realizar atividades junto dos cuidadores informais do concelho de Lousada.
Esta iniciativa resultou do trabalho em comunidade, com a participação dos cuidadores informais e da Escola Secundária de Lousada. O CACIL desafiou a Escola Secundária, através do Professor Luís Melo, e contou com a participação dos alunos de Artes na realização de várias ilustrações alusivas ao ato de cuidar, para selecionar as que constam da Agenda Solidária. A equipa desafiou ainda 25 dos cuidadores informais que acompanha e, no início de cada mês, um cuidador partilha o seu testemunho pessoal ou oferece frases representativas do ato de cuidar, como um ato de amor e de dedicação ao outro.
O CACIL colocou a agenda à venda no dia 26/11/2021 e no dia 31/12/2021 concluiu a venda de todas as agendas. Esta missão vai mais além da solidariedade em si mesma, pois tem como finalidade alertar consciências e sensibilizar aqueles que a folheiam para o papel essencial e desgastante do cuidador informal…
Obrigada a todos os cuidadores que diariamente caminham na missão do cuidar… na expressão mais elevada do amor incondicional!
Comentários