por | 21 Jan, 2022 | Daniela Leal, Opinião

Pôr os pontos nos is na “ideologia de género”

Opinião – Por Daniela Leal

A sociedade é imbuída numa rede de opressões e privilégios que são tão mais perigosos quanto menos capacidade tivermos de os desconstruir e esclarecer. “Ideologia de género” é uma construção falaciosa que pretende reforçar uma rede de privilégios e opressões heterocisnormativas que continuam a deixar pessoas que não se incluem naquilo que são os padrões tradicionalmente impostos de género e orientação sexual numa situação de vulnerabilidade, violência e exclusão. Acresce aqui a gravidade de tal falácia ser usada como bandeira por algumas forças políticas que, estrategicamente, se dizem “pró-vida”. Contudo, não especificam que a importância que atribuem à vida varia em função da nacionalidade, cor de pele, género, orientação sexual e outras características individuais. Sendo mais específica: a taxa de ideação suicida entre a população LGBTI+ (pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexo) é cerca de quatro vezes superior à da população heterossexual e cisgénero. Da mesma forma, sabemos que a probabilidade de desenvolver quadros psicopatológicos de ansiedade e depressão é também superior entre a comunidade LGBTI+. O denominador comum destes níveis mais baixos de saúde mental é sempre o mesmo: o estigma social, que se traduz na discriminação e nas microagressões que estas pessoas continuam, todos os dias, a vivenciar na primeira pessoa e enquanto comunidade. Nada fazer para combater esta discriminação e, pior que isso, incentivá-la é ser cúmplice e culpado das suas consequências.

Vale deixar claro que a orientação sexual e identidade de género não são algo passível de ser “ensinado”, “convertido” ou “debatido”. O que tem de ser ensinado é o respeito e a diversidade. O que deve ser convertido é a vergonha em orgulho. Debatido, só o processo pelo qual precisamos (ainda!) de passar enquanto sociedade para garantir a todas as pessoas a liberdade de amar, vivenciar a sua sexualidade, o seu género e apresentarem ao mundo de forma livre e plena. Por isso, parece-me óbvio que a verdadeira “ideologia de género” é a incapacidade de se atualizar cientificamente sobre os conceitos de sexualidade e género e insistir numa visão padronizada, redutora e castradora do que é “ser-se homem”, “ser-se mulher” e viver uma sexualidade saudável. Nem todos os homens gostam de vestir azul, cuspir para o chão e jogar futebol. Nem todas as mulheres pintam as unhas, enchem a casa de velas ou procuram um príncipe. Nem todas as pessoas se reveem nos conceitos de homem e mulher. Nem todos os homens se sentem atraídos romântica ou sexualmente por mulheres, e vice-versa. Explicar isto ao longo do desenvolvimento previne o insulto, o isolamento e a invisibilidade de muitas pessoas. Salva as suas vidas e garante-lhes maior probabilidade de bem-estar psicológico e cidadania plena. Educar é humanizar, clarificar a realidade e todas as suas possibilidades, não é submeter a liberdade de existir aos trâmites conservadores e opressores de uma classe socialmente privilegiada. 

Investir na educação e na ciência é garantir que o discurso de ódio não passará. Não aceitar que alguém se sinta na liberdade de, politicamente, questionar e retirar direitos fundamentais é manter o mundo mais justo, inclusivo e bem governado. 

Não passarão!

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Lousada ultrapassou os 50 mil habitantes, devido ao aumento da população estrangeira

Análise do jornal O Louzadense aos mais recentes dados provisórios e preliminares do Instituto...

Equipa de Shinkyokushin conquistou seis pódios

O WIBK Dojo Verdadeiro Espírito, do lousadense Paulo Rente Silva marcou presença no Torneio...

Atleta de Lousada convocada para Jogos do Eixo Atlântico

A jovem Daniela Pereira, natural da freguesia de Pias, em Lousada, foi convocada para integrar a...

"Talvez seja por isso que gosto tanto das nascentes. Porque, ao contrário dos rios, que toda a...

Campeões Nacionais de Natação Adaptada

Os atletas lousadenses do clube Lousada Século XXI estiveram em grande evidência no Campeonato...

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, foi uma das convidadas do...

Forte internacionalização do Inferno das Febras

O Inferno das Febras regressa ao Parque de Lazer e Merendas de Casais, em Lousada, nos dias 28 e...

O treinador penafidelense João Paulo Guedes Silvestre, de 36 anos, é referido por várias fontes...

Protocolo para projeto de turismo cultural assinado entre a CCDR-N e Vidas em Cena

A Associação Vidas em Cena, de Lousada, está entre as dez entidades culturais da Região Norte...

A celebração dos 100 anos dos Bombeiros Voluntários de Lousada constitui um momento de...

Siga-nos nas redes sociais