O projeto da edição 2022 do Vodafone Rally de Portugal encontra-se já determinado. Um dos mais extraordinários acontecimentos desportivos de sempre ocorridos em Lousada é o Rally de Portugal. Este ocorreu, pela primeira vez, em 1991 com a passagem da 17.ª edição.
Maio é um mês cheio para o Desporto em Lousada, e este ano não será exceção. A par da vila de Lousada, tradicional e conhecida por receber o Rally, Coimbra e Porto também irão albergar as grandes novidades da prova, as super-especiais. No entanto, existe outras inovações, nomeadamente, novos híbridos competem pela primeira vez em pisos de terra.
Entre os dias 19 e 22 de maio o Vodafone Rally de Portugal promete animar a região norte. Este evento consiste num percurso que regista 1.535,35 quilómetros, dos quais 343,30 são disputados ao cronómetro, num total de 22 classificativas.
Na quinta-feira, 19 de maio, primeiro dia da competição que conta para o Mundial, os pilotos vão exercer o shakedown que tem como localização uma freguesia do município de Paredes, Baltar, disputando nesse mesmo dia a super-especial de Coimbra.
No dia 20 de maio, segundo dia de prova, acontecerá a passagem pelas quatro das mais emblemáticas classificativas do Centro do país: Lousã, Góis, Arganil e Mortágua. Ainda na presente data, ao final da tarde, por volta das 19h03m, irá ocorrer a Super Especial em Lousada. Na integra, serão percorridos 122,88 quilómetros de troços, que vão ajudar
a perceber a classificação dos candidatos aos diversos títulos.
No sábado 21, as equipas encontram pela frente três duplas passagens pelas classificativas de Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante, esta última com partida de Mondim de Basto. No desfecho do dia, realizar-se-á a Super Especial do Porto, com início previsto para as 19h03. Um total de 159,14 quilómetros cronometrados são
o desafio deste dia.
O último dia da prova, a cidade portuguesa, situada no distrito de Braga, Fafe acolherá a mesma. Os carros têm dupla passagem pelas classificativas de Montim e Fafe, com a última passagem a ser a “powerstage” do rali.
Comentários