Ser mãe!
O tema de destaque desta edição entronca neste mês de maio, tradicionalmente associado à relevância das mães para todos nós. A mulher carrega um dos papéis mais emotivos na sua existência – ser mãe! Ser mãe é essencialmente saber amar. Significa dar afeto, estimar, proteger e cuidar. O desempenho de vários papéis em simultâneo por parte da mulher, tais como de mãe, esposa, profissional, filha, dona de casa, pode trazer uma pressão psicológica excessiva, que acaba por gerar sentimentos de falha e culpa. É comum encontrarmos muitas mulheres que se questionam se estarão a ser boas mães e esta acaba por ser uma dúvida que traz consigo alguma dose de angústia e de sofrimento. Mas ser mãe é antes de mais ser pessoa e ser mulher e como tal importa a realização pessoal e a busca do prazer noutras esferas da vida que vão para além da maternidade.
A maternidade será tanto mais vivida na sua plenitude quanto mais feliz e realizada a mãe se sentir noutras áreas da sua vida. As crianças não precisam de mães perfeitas, para as amarem, mas sim de mães suficientemente boas, capazes de aceitar e de amar não só as qualidades pessoais, mas também as limitações e as fragilidades, ensinando os seus filhos a fazerem o mesmo, sem caírem na autocrítica permanente. Ser mãe é viver a braços com paradoxos e inquietações que só o amor incondicional consegue diluir e resolver, transformando a dor dos filhos em serenidade, atribuindo um nome e um sentido ao que parece incompreensível e inominável.
Aníbal Silva é o lousadense que relevamos na rubrica “Grande Louzadense”! Conhecido por ter sido um dos lousadenses que correram na Volta a Portugal em Bicicleta é também conhecido por estar muito ligado às provas de ciclismo em Lousada. Colaborou de uma forma muito direta no regresso da Volta a Portugal a Lousada 39 anos depois da última passagem por cá. Foi também presidente da Comissão de Festas em Honra do Senhor dos Aflitos e tem tido diversas participações sociais.
Joaquim Almeida Santos é recordado nos “Louzadenses com Alma”. Foi um cidadão metódico e competente na profissão de tesoureiro, honesto e rigoroso. Teve quatro mandatos na Assembleia Municipal como deputado do partido socialista e outras participações sociais.
Nesta edição relevamos o cidadão Nuno Nunes, que é Engenheiro Informático, Coordenador do Colégio de Informática na Ordem dos Engenheiros na Região Norte, Presidente da Nobre Confraria do Porco, além de fazer parte dos BTT Dogs. Tem tido diversas participações relacionadas com CiberSegurança, sendo um dos especialistas nacionais desta área.
Na rubrica “Associativismo” apresentamos o trabalho em crescente da Associação de Patinagem Artística de Lousada (APALOU). Foi fundada em 2019 e, neste momento, conta com 32 atletas nos diversos escalões etários. No entanto, a atividade de patinagem já existia desde 1993 incorporada no Lousada Académico Clube (LAC).
Continuem a seguir-nos!
Boa leitura!
Comentários