por | 4 Jun, 2022 | Educação

Concurso escolar Tradições Populares na Rota do Românico já tem premiados

A Rota do Românico premiou 12 trabalhos na terceira edição do concurso escolar Tradições Populares na Rota do Românico.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na tarde de sexta-feira, 3 de junho, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada.

O concurso escolar recebeu um total de 57 trabalhos, nas categorias de Ilustração, Criação literária e Fotografia, que envolveram 1036 alunos, 40 docentes e 23 estabelecimentos de ensino.

Na categoria de ilustração, a turma A do 3º ano do Centro Escolar de Bitarães, Paredes, foi a grande vencedora, seguida da turma A do 1º e 2º anos da Escola Básica do Adro, de Real, Castelo de Paiva, e da turma A do 2º ano da Escola Básica do Torno, Lousada. A turma R10 do 3º ano do Centro Escolar de Resende conquistou uma menção honrosa.

Na Criação literária, o primeiro prémio coube à turma A do 7º ano da Escola Básica Lousada Centro. As posições seguintes foram ocupadas pela turma E do 5º ano da Escola Básica 2,3 de Paços de Ferreira e pela turma A do 5º ano do Colégio Nova Encosta, Paços de Ferreira. Foi atribuída ainda uma menção honrosa à turma C do 6º ano da Escola Básica 2,3 de Penafiel Sudeste, de Cabeça Santa.

Por último, na categoria Fotografia, o primeiro lugar foi para a turma CP do 11º ano da Escola Básica e Secundária de Airães, Felgueiras. Os lugares seguintes foram ocupados pela turma 4C do 12º ano do Colégio de São Gonçalo, Amarante, e pela turma H do 10º ano da Escola Secundária de Lousada. O 4C do 11º ano do Colégio de São Gonçalo viu o seu trabalho reconhecido com uma menção honrosa.

O concurso Tradições Populares na Rota do Românico desafiou a comunidade escolar, do ensino pré-escolar ao secundário, dos 12 municípios do Sousa, Douro e Tâmega abrangidos pela Rota do Românico, a explorar, de forma criativa, o seu vasto património imaterial.

O júri, constituído pela ilustradora Abigail Ascenso, pelo escritor Miguel Gomes e pelo fotógrafo Luís Barbosa, valorizou particularmente os trabalhos que melhor estabeleceram a ligação do citado património aos monumentos da Rota do Românico.

Cerimónia
Cerimónia

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Foi hoje inaugurado, na Escola Secundária de Paços de Ferreira, um projeto inovador e sustentável:...

Lousadense Beatriz Ferreira mobiliza comunidade para apoiar escolas em Cabo Verde

A solidariedade volta a ganhar voz em Lousada pelas mãos de Beatriz Ferreira, jovem lousadense que...

Na última sessão da Assembleia Municipal de Lousada, perguntei ao executivo que estratégia tem...

“Contas certas não significam contas justas nem desenvolvimento real”

Na mais recente Nota de Imprensa do PSD Lousada, o partido "manifesta a sua profunda preocupação e...

Crédito Agrícola perde em tribunal

O Supremo Tribunal condenou a Caixa Agrícola a pagar e reintegrar Susana Faria, mantendo a decisão...

AGRADECIMENTO

COM ETERNA GRATIDÃO, eu, Maria Irene Monteiro, venho, através d’ O Louzadense, agradecer o imenso...

Montalegre voltou a ser palco de mais uma jornada intensa do Campeonato Nacional de Rallycross...

Os maiores inimigos da liberdade, ironicamente, são, precisamente, aqueles que dizem ser os seus...

Editorial 163 | Pseudo Abrilistas

São 52 anos de Abril, 50 anos da Constituição da República e, muito em breve, 50 anos do Poder...

Quando a igualdade falha, a democracia enfraquece

Fala-se frequentemente de democracia e liberdade como valores adquiridos, quase garantidos, em...

Siga-nos nas redes sociais