A Rota do Românico premiou 12 trabalhos na terceira edição do concurso escolar Tradições Populares na Rota do Românico.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na tarde de sexta-feira, 3 de junho, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada.
O concurso escolar recebeu um total de 57 trabalhos, nas categorias de Ilustração, Criação literária e Fotografia, que envolveram 1036 alunos, 40 docentes e 23 estabelecimentos de ensino.
Na categoria de ilustração, a turma A do 3º ano do Centro Escolar de Bitarães, Paredes, foi a grande vencedora, seguida da turma A do 1º e 2º anos da Escola Básica do Adro, de Real, Castelo de Paiva, e da turma A do 2º ano da Escola Básica do Torno, Lousada. A turma R10 do 3º ano do Centro Escolar de Resende conquistou uma menção honrosa.
Na Criação literária, o primeiro prémio coube à turma A do 7º ano da Escola Básica Lousada Centro. As posições seguintes foram ocupadas pela turma E do 5º ano da Escola Básica 2,3 de Paços de Ferreira e pela turma A do 5º ano do Colégio Nova Encosta, Paços de Ferreira. Foi atribuída ainda uma menção honrosa à turma C do 6º ano da Escola Básica 2,3 de Penafiel Sudeste, de Cabeça Santa.
Por último, na categoria Fotografia, o primeiro lugar foi para a turma CP do 11º ano da Escola Básica e Secundária de Airães, Felgueiras. Os lugares seguintes foram ocupados pela turma 4C do 12º ano do Colégio de São Gonçalo, Amarante, e pela turma H do 10º ano da Escola Secundária de Lousada. O 4C do 11º ano do Colégio de São Gonçalo viu o seu trabalho reconhecido com uma menção honrosa.
O concurso Tradições Populares na Rota do Românico desafiou a comunidade escolar, do ensino pré-escolar ao secundário, dos 12 municípios do Sousa, Douro e Tâmega abrangidos pela Rota do Românico, a explorar, de forma criativa, o seu vasto património imaterial.
O júri, constituído pela ilustradora Abigail Ascenso, pelo escritor Miguel Gomes e pelo fotógrafo Luís Barbosa, valorizou particularmente os trabalhos que melhor estabeleceram a ligação do citado património aos monumentos da Rota do Românico.


Comentários