O Doutor Pedro Magalhães, Presidente da Associação de Solidariedade Social de Nespereira endereçou as seguintes palavras às seguintes pessoas/entidades:
- Presidente da CML, vereadores
- Helena Loureiro, Portugal Inovação Social
- Presidentes de Junta de Freguesia
- Presidentes das IPSS e Dirigentes associativos
- Técnicos das Instituições
- Voluntários do Movimento Sénior
- Moderadores e palestrantes,
- Participantes!… (número)
O Colóquio “Envelhecimento ativo: boas práticas. Que futuro?”! é uma atividade no âmbito do Projeto Movimento Sénior, que é um projeto promovido pela Associação de Solidariedade Social de Nespereira, em parceria com a Câmara Municipal de Lousada, enquanto investidor social, cofinanciado pelo Programa de Parcerias para o impacto, do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), correspondendo a uma das tipologias de operações no âmbito da iniciativa Portugal Inovação Social.
Com sede em Nespereira (Lousada), a ASSN foi fundada em 1990, desenvolvendo a sua atividade social em três áreas chave desde 1999/2000: centro de dia; SAD; e creche.
Atualmente, a ASSN está numa fase final de conclusão das obras para as novas instalações na antiga Escola da Boavista, num projeto cujo investimento ultrapassa 1.200.000€, financiado em boa parte pelo Norte 2020. Aqui, iremos reinstalar as nossas valências, de uma forma ampliada e melhor equipada…
Para além das referidas valências, a ASSN tem sido um parceiro ativo e colaborativo nas iniciativas e projetos de intervenção social, designadamente, no CIAAD (Comissão Integrada do Idoso e Adulto Dependente), no RSI, no FEAC Fundo Europeu de Auxílio aos Carenciados (FEAC), entre outros, e, claro, no Movimento Sénior.
Foi neste espírito colaborativo e de missão que aceitamos o convite para encabeçarmos a candidatura do projeto Movimento Sénior ao “Portugal Inovação Social”. A sua aprovação foi motivo de alegria, não só para nós enquanto Instituição, como para todos os parceiros, com a certeza de que, com a sua aprovação e financiamento, se criaram melhores condições de implementação deste projeto inovador.
Hoje é um dia de reflexão sobre o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto, mas também de reflexão e de debate alargado sobre as Boas Práticas relativas ao envelhecimento ativo, que se deseja saudável e ao longo da vida!
Todos estamos civicamente obrigados a contribuir para a aplicação de medidas e projetos amigos dos nossos concidadãos, capazes de melhorar a qualidade de vida de todos, dos mais novos aos mais velhos.
É preciso, por isso, que a comunidade reflita e pense continuamente sobre a temática do envelhecimento. Daí a importância deste colóquio, do valor acrescentado em reunir os múltiplos agentes, sejam eles profissionais ou voluntários, com diferentes experiências e com diferentes saberes… para partilhar!
O Movimento Sénior é um projeto exemplar! É um exemplo de boas práticas, é um exemplo para o nosso concelho, é um exemplo para a nossa região e é um exemplo para o nosso país. Consegue conjugar esforços de múltiplos agentes: da autarquia, das IPSS, das Juntas de Freguesia, dos técnicos especializados, dos voluntários, do tecido económico (quer das empresas, quer do comércio local) e das famílias.
Falaremos dele ao longo do dia, enquanto projeto e modelo de intervenção, mas também das experiências transmitidas por quem o viveu mais de perto e de forma mais ativa, para se chegar ao fim desta sessão e se refletir sobre o impacto social alcançado e sobre o projeto como proposta de política pública.
O movimento sénior é um projeto que nasceu na Rede Social, portanto, é projeto que é de todos!
Sendo um projeto da Rede, não poderia deixar de agradecer a confiança que a Rede Social, e todos os seus parceiros, depositaram na ASSN para ser a entidade promotora do projeto no quadro do cofinanciamento obtido no âmbito do POISE.
Na altura, a Direção da Associação aceitou a sua execução, não sem alguns receios, como é óbvio, principalmente receios de ordem financeira. Esta é, certamente, uma preocupação contínua e transversal a todas as IPSS.
Apesar de tudo, e conscientes das dificuldades de gestão, aceitámos com confiança e com responsabilidade os desafios que o projeto nos trouxe.
Iniciado como modelo de experimentação no final de 2018, estamos a poucos dias de terminar a nossa função como entidade promotora…
Neste, entretanto, os elementos da Direção e da equipa técnica da Instituição fizeram um esforço colossal de gestão. Sei que todos deram o melhor de si e, por isso, estou muito grato.
Neste, entretanto, tivemos também o apoio e a colaboração de todos os parceiros deste projeto, pela mão dos seus dirigentes, dos seus técnicos e dos seus voluntários. Afinal, o projeto é de todos, e, portanto, todos tiveram que colaborar e contribuir para a construção de uma resposta de natureza social para mantermos ativos os nossos seniores, oferecendo-lhes condições de bem-estar e de convívio salutares.
A todos, o meu sincero agradecimento!
Hoje, de certa forma, este colóquio é um momento em que se dá por concluída uma importante fase do projeto! É um momento de passagem de testemunho, devolvendo-se à Rede Social o projeto que em 2018 nos foi confiado, certos de que continuaremos todos a fazer parte deste projeto social, promovendo o envelhecimento ativo.
Dr. Pedro Magalhães
Presidente da Associação de Solidariedade Social de Nespereira





Comentários