por | 3 Jun, 2022 | Saúde, Sociedade

Resenha do Colóquio “Envelhecimento ativo: boas práticas. Que futuro?”!

O Doutor Pedro Magalhães, Presidente da Associação de Solidariedade Social de Nespereira endereçou as seguintes palavras às seguintes pessoas/entidades:

  • Presidente da CML, vereadores
  • Helena Loureiro, Portugal Inovação Social
  • Presidentes de Junta de Freguesia
  • Presidentes das IPSS e Dirigentes associativos
  • Técnicos das Instituições
  • Voluntários do Movimento Sénior
  • Moderadores e palestrantes,
  • Participantes!… (número)

O Colóquio “Envelhecimento ativo: boas práticas. Que futuro?”! é uma atividade no âmbito do Projeto Movimento Sénior, que é um projeto promovido pela Associação de Solidariedade Social de Nespereira, em parceria com a Câmara Municipal de Lousada, enquanto investidor social, cofinanciado pelo Programa de Parcerias para o impacto, do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), correspondendo a uma das tipologias de operações no âmbito da iniciativa Portugal Inovação Social.

Com sede em Nespereira (Lousada), a ASSN foi fundada em 1990, desenvolvendo a sua atividade social em três áreas chave desde 1999/2000: centro de dia; SAD; e creche.

Atualmente, a ASSN está numa fase final de conclusão das obras para as novas instalações na antiga Escola da Boavista, num projeto cujo investimento ultrapassa 1.200.000€, financiado em boa parte pelo Norte 2020. Aqui, iremos reinstalar as nossas valências, de uma forma ampliada e melhor equipada…

Para além das referidas valências, a ASSN tem sido um parceiro ativo e colaborativo nas iniciativas e projetos de intervenção social, designadamente, no CIAAD (Comissão Integrada do Idoso e Adulto Dependente), no RSI, no FEAC Fundo Europeu de Auxílio aos Carenciados (FEAC), entre outros, e, claro, no Movimento Sénior.

Foi neste espírito colaborativo e de missão que aceitamos o convite para encabeçarmos a candidatura do projeto Movimento Sénior ao “Portugal Inovação Social”. A sua aprovação foi motivo de alegria, não só para nós enquanto Instituição, como para todos os parceiros, com a certeza de que, com a sua aprovação e financiamento, se criaram melhores condições de implementação deste projeto inovador.

Hoje é um dia de reflexão sobre o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto, mas também de reflexão e de debate alargado sobre as Boas Práticas relativas ao envelhecimento ativo, que se deseja saudável e ao longo da vida!

Todos estamos civicamente obrigados a contribuir para a aplicação de medidas e projetos amigos dos nossos concidadãos, capazes de melhorar a qualidade de vida de todos, dos mais novos aos mais velhos.

É preciso, por isso, que a comunidade reflita e pense continuamente sobre a temática do envelhecimento. Daí a importância deste colóquio, do valor acrescentado em reunir os múltiplos agentes, sejam eles profissionais ou voluntários, com diferentes experiências e com diferentes saberes… para partilhar!

O Movimento Sénior é um projeto exemplar! É um exemplo de boas práticas, é um exemplo para o nosso concelho, é um exemplo para a nossa região e é um exemplo para o nosso país. Consegue conjugar esforços de múltiplos agentes: da autarquia, das IPSS, das Juntas de Freguesia, dos técnicos especializados, dos voluntários, do tecido económico (quer das empresas, quer do comércio local) e das famílias.

Falaremos dele ao longo do dia, enquanto projeto e modelo de intervenção, mas também das experiências transmitidas por quem o viveu mais de perto e de forma mais ativa, para se chegar ao fim desta sessão e se refletir sobre o impacto social alcançado e sobre o projeto como proposta de política pública.

O movimento sénior é um projeto que nasceu na Rede Social, portanto, é projeto que é de todos!

Sendo um projeto da Rede, não poderia deixar de agradecer a confiança que a Rede Social, e todos os seus parceiros, depositaram na ASSN para ser a entidade promotora do projeto no quadro do cofinanciamento obtido no âmbito do POISE.

Na altura, a Direção da Associação aceitou a sua execução, não sem alguns receios, como é óbvio, principalmente receios de ordem financeira. Esta é, certamente, uma preocupação contínua e transversal a todas as IPSS.

Apesar de tudo, e conscientes das dificuldades de gestão, aceitámos com confiança e com responsabilidade os desafios que o projeto nos trouxe.

Iniciado como modelo de experimentação no final de 2018, estamos a poucos dias de terminar a nossa função como entidade promotora…

Neste, entretanto, os elementos da Direção e da equipa técnica da Instituição fizeram um esforço colossal de gestão. Sei que todos deram o melhor de si e, por isso, estou muito grato.

Neste, entretanto, tivemos também o apoio e a colaboração de todos os parceiros deste projeto, pela mão dos seus dirigentes, dos seus técnicos e dos seus voluntários. Afinal, o projeto é de todos, e, portanto, todos tiveram que colaborar e contribuir para a construção de uma resposta de natureza social para mantermos ativos os nossos seniores, oferecendo-lhes condições de bem-estar e de convívio salutares.

A todos, o meu sincero agradecimento!

Hoje, de certa forma, este colóquio é um momento em que se dá por concluída uma importante fase do projeto! É um momento de passagem de testemunho, devolvendo-se à Rede Social o projeto que em 2018 nos foi confiado, certos de que continuaremos todos a fazer parte deste projeto social, promovendo o envelhecimento ativo.

Dr. Pedro Magalhães
Presidente da Associação de Solidariedade Social de Nespereira
Colóquio “Envelhecimento ativo: boas práticas. Que futuro?”!
Colóquio “Envelhecimento ativo: boas práticas. Que futuro?”!
Colóquio “Envelhecimento ativo: boas práticas. Que futuro?”!
Colóquio “Envelhecimento ativo: boas práticas. Que futuro?”!
Colóquio “Envelhecimento ativo: boas práticas. Que futuro?”!

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Artur Faria demite-se da Caixa Agrícola

Artur Faria, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras...

Município integra projeto 2030 Youth Vision

"Queres construir um mundo mais justo e sustentável?" é a designação da iniciativa que vai ser...

Era uma vez uma praça do Românico (parte II)

Construtor contesta anulação da obra No seguimento da reportagem publicada na nossa edição...

AGRADECIMENTO

MARIA LUISA PAULA PEREIRA DE BESSA MACHADO (22 de Agosto 1947 a 11 de Setembro 2023) A família...

Apresentação do 6.º volume da Revista Lucanus

O 6.º volume da Revista Lucanus - Ambiente e Sociedade vai ser apresentado no dia 21 de setembro,...

Conferência sobre Inovação em Paisagens Rurais

Vai realizar-se amanhã, 20 de setembro, a conferência sobre Inovação em Paisagens Rurais. O evento...

Siga-nos nas redes sociais