por | 4 Jul, 2022 | Casas Nobres de Louzada

Casa da Quintã

A Casa situa-se junto à estrada nacional que liga Caíde a Felgueiras. A entrada pode fazer-se por dois portais. O portal principal fica a Sul, mesmo face à estrada, e apresenta uma outra entrada lateral, à direita, que atualmente é o acesso principal. Na antiga entrada principal acedia-se – e continua a aceder-se – por um portal em ferro forjado que nos conduz a uma alameda de tílias. A atual entrada permite o acesso imediato para o terreiro fronteiro à fachada principal.

Casa da Quintã – Fachada Principal. Desenho de Carolina Ribeiro.

Em 1735 era proprietário da casa da Quintã, o padre António Correia Barbosa, a quem sucedeu Agostinho Villas-Boas de Abreu, seu herdeiro universal, que contraiu matrimónio com D. Maria Josefa, a 20 de outubro de 1745.  Bernardo de Mello, nascido em 1750, vai casar tardiamente com Maria Joaquina, e dessa união nasceu José Maria Mello Paes Villas-Boas, a 21 de novembro de 1811, que herda todos os bens da família. Juiz de profissão, faleceu sem filhos. Foi seu herdeiro, José Maria de Mello Geraldes Malheiro, seu sobrinho, nascido em 1875 na casa Grande de Vilela. Foi seu sucessor, João Pinto de Queirós Geraldes Malheiro, que faleceu a 6 de janeiro de 1975, tendo sido engenheiro civil e de minas.

A fachada principal da Casa da Quintã, virada a Este, é de um só pano, apresentando a capela adossada no seu topo direito; no rés-do-chão tem duas janelas de peitoril com lintel curvilíneo, gradeadas. No andar nobre, exibe quatro janelas de peitoril com lintel curvilíneo, e à direita da fachada, entre esta e a capela, uma escadaria de um só lanço com patim, com volutas na parte terminal, e uma portada moldurada coroada por um campanário de arco de volta perfeita, encimado com uma cruz latina. Na fachada Norte há duas janelas de peitoril. 


Uma imagem com edifício, exterior, casa, antigo
Descrição gerada automaticamente

Casa da Quintã – Fachada Oeste – Escadaria de um só lanço e  janelas de peitoril.

Na fachada Oeste, no rés-do-chão, existem duas portadas e uma janela de peitoril, gradeada, e no primeiro andar, vislumbram-se cinco janelas de peitoril e uma escadaria de um só lanço. A fachada Sul, no rés-do-chão, ostenta três portadas, e no primeiro andar, exibe seis janelas de peitoril e uma mansarda com duas janelas, todas com lintel curvilíneo.

Em 1726 existia uma ermida, no lugar do Mouro, distante uns mil metros da casa da Quintã, que era do povo da freguesia, e tinha como invocação S. Brás. 

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, árvore e natureza

Fonte: Junta de Freguesia de Caíde. Capela de S. Brás

A capela desta casa foi edificada em 1735, com a invocação de Nossa Senhora da Conceição, mas em 1750 tinha como padroeiro Santo António. 

Em 21 de Abril de 1735 o Padre António Correia Barbosa solicitou a devida autorização à Diocese de Braga para construir uma capela na(…) casa da Quintã, porque estava velho e doente para se deslocar à igreja da freguesia. Ele pretendia fazer uma capela junto da sua porta pegada na estrada publica (…).” Mas já existia uma capela nesta casa: “ (…) lhe damos licença para que em a dita quinta possa fazer, edificar de novo a capela que pretende com a perfeição devida e com boa arquitetura (…).” 1


Uma imagem com exterior, edifício, antigo, local de culto
Descrição gerada automaticamente

Pormenor da capela e escadaria da casa da Quintã.

A fachada principal da capela, de Nossa Senhora da Conceição, apresenta um portal arquitravado, com frontão interrompido, e a rematá-lo a pedra de armas dos “Pinto, Malheiro, Magalhães e Cabral. 


Pedra de Armas – Casa da Quintã. Fonte: NÓBREGA, Artur Vaz-Osório da – A Heráldica De Família No Concelho De Lousada. Aditamento a “Pedras de Armas do Concelho de Lousada” (1959). Lousada: Edição da Câmara Municipal de Lousada, 1999, p. 127.

A empena é encimada por uma cruz latina, e as pilastras são coroadas por pináculos. Na fachada Norte, pode ver-se um óculo em forma de quadrifólio, e a empena da fachada Oeste é coroada por uma cruz latina.2

________________________________

1 – A freguesia de Caíde tinha “tres ermidas a saber, Sam Bras cituada no lugar do Mouro que fabrica a freguezia, Santo Antonio, no lugar da Quintam que pertence a Antonio Agostinho Villas Boas de Abreu e Sam Miguel das donas na Quinta da Ceara que fabrica Luis Manoel Coelho de Calvos. Nenhuma destas tem imagem.” I. A. N. /T. T. – Dicionário Geográfico, 1758, vol. 8, fl. 203v. Cf. RIBEIRO, Abel – Casa da Quintã. Gazeta de Caíde. (30 de junho de 2003), p. 9.

2 – Segundo a atual senhora da casa da Quintã, não há uma certeza quanto à data em que a casa foi ligada à capela. Na sua opinião foi ainda no tempo da monarquia que tal facto aconteceu. Na mesma altura a casa foi, igualmente, murada e gradeada. 

Consultar: RIBEIRO, Abel – Casa da Quintã. Gazeta de Caíde. (30 de junho de 2003), p. 8 e 9; NÓBREGA, Artur Vaz-Osório da – o. c., p. 106.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Artur Faria demite-se da Caixa Agrícola

Artur Faria, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras...

Município integra projeto 2030 Youth Vision

"Queres construir um mundo mais justo e sustentável?" é a designação da iniciativa que vai ser...

Era uma vez uma praça do Românico (parte II)

Construtor contesta anulação da obra No seguimento da reportagem publicada na nossa edição...

AGRADECIMENTO

MARIA LUISA PAULA PEREIRA DE BESSA MACHADO (22 de Agosto 1947 a 11 de Setembro 2023) A família...

Apresentação do 6.º volume da Revista Lucanus

O 6.º volume da Revista Lucanus - Ambiente e Sociedade vai ser apresentado no dia 21 de setembro,...

Conferência sobre Inovação em Paisagens Rurais

Vai realizar-se amanhã, 20 de setembro, a conferência sobre Inovação em Paisagens Rurais. O evento...

Siga-nos nas redes sociais