Férias? Como e para quem?
Estamos já em plena época balnear e alguns lousadenses já estão a gozar as merecidas férias após mais um ano de trabalho. No entanto, será nas segundas quinzenas de julho e agosto que muitos irão marcar férias fora de Lousada. Não que Lousada não tenha condições de oferecer locais para lazer e descanso, mas porque a praia é tradicionalmente um chamariz para a nossa gente.
Por outro lado, sabemos que muitos não tencionam ir de férias ou ainda não sabem se vão. As dificuldades financeiras são o principal motivo. O atual custo de vida que continua a disparar, os preços do combustível e dos bens de primeira necessidade constantemente a aumentar, repercutidos nos preços das viagens e hotéis, provoca entraves preocupantes para a maioria dos lousadenses.
Associados a estas razões, surgem ainda alguns receios face à situação da segurança internacional, bem como ainda às questões de saúde ligadas à pandemia. Por fim, há lousadenses que podem e preferem fazer férias noutras épocas do ano. Uma coisa será com certeza confirmável, as férias de 2022 ainda não serão como as de 2019, antes de termos sofrido com o vendaval da pandemia.
Manuel Magalhães é o lousadense relevado na rubrica “Grande Louzadense”! Cidadão discreto, mas interventivo, dedicou muitos anos da sua vida ao futebol juvenil e amador. Não só na Associação Desportiva de Lousada como na Associação Recreativa e Desportiva de Macieira. Foi treinador e dirigente. Um lutador constante perante as dificuldades que a vida o desafiou. Um homem que ficará sempre associado aos bons serviços prestados ao desporto lousadense.
Joaquim Carvalheiras é recordado nos “Louzadenses com Alma”. Mais um cidadão bairrista, que tanto na Associação desportiva de Lousada como na banda de Música deixou marcas positivas. Por muitos considerado um dos “pais” da Banda Musical, teve papel preponderante nos anos 50 e 60 do século passado. Foi também pai de uma grande descendência de uma das famílias mais emblemáticas de Lousada – os Carvalheiras.
Fernando Sampaio é o nosso destaque na rubrica “Cidadania”. Lousadense genuíno, afável, com grande sentido de humor e amigo do seu amigo, foi um dos grandes responsáveis pela primeira discoteca em Lousada – Refúgio, mais tarde já como sócio alterou o nome para Summer Days. Foi jogador de futebol da Associação Desportiva de Lousada e tem tido uma atividade associativa bastante intensa. Foi presidente da Assembleia Recreativa e Desportiva Louzadense e vice-presidente do Lousada Académico Clube. Atualmente é presidente da Associação de Caçadores Entre Sabor e Veados, Paradinha, em Bragança.
O nosso destaque é sabermos como se encontra a reação dos lousadenses perante as viagens e a marcação de férias. A pandemia mudou o comportamento dos viajantes tanto nos mercados domésticos como internacionais. Pretendemos conhecer o atual turismo no período de verão, bem como os destinos e pacotes mais procurados.
Nesta edição temos a opinião de mais um presidente da junta sobre os próximos anos de mandato. Joaquim Magalhães foi eleito para o seu primeiro mandato como presidente da Junta de Freguesia de Nevogilde. Uma junta que foi conquistada pelo PS após muitos anos regida pelo PSD.
No desporto fomos conhecer dois lustosenses que estão ligados a uma modalidade menos conhecida em Lousada, o fisiculturismo. Simão Ribeiro é praticante há cerca de 6 anos e Fábio Ferreira é o seu preparador. Reportagem curiosa onde ficamos a saber que Simão Ribeiro ganhou o Pro Card (cartão profissional) em novembro de 2021, que é o ponto mais alto deste desporto a nível amador. O mesmo dará acesso à liga profissional.
O Louzadense foi conhecer a realidade de mais uma IPSS do concelho – Associação Coração Solidário. Foi criada em 2003 e em 2004 iniciou a atividade com a valência de ATL (Atividades de Tempos Livres). Em 2011, permutou essa atividade por uma Creche, face às enormes necessidades do concelho nesta faixa etária.
Continuem a seguir-nos!
Comentários