De 11 a 15 de agosto, decorre a secular romaria em honra da Senhora Aparecida. Este ano comemoram 199 anos e prometem cumprir com tudo aquilo que é habitual – muita alegria e diversão. A tradição manter-se-á e no dia 14 de agosto, domingo, sairá à rua a Majestosa Procissão em Honra de Nossa Senhora Aparecida com o tradicional Andor Grande. Com um orçamento que ultrapassa os 150 mil euros, fique a par de todas as atividades e informações acerca desta.
Álvaro André Fernandes Faria, Presidente da Comissão de Festas da Senhora Aparecida, concedeu uma entrevista ao O Louzadense. Com esta responsabilidade, esta será a sua segunda festa, uma vez que desde há dois anos que a romaria se encontra em pausa devido à pandemia da COVID-19.
“Nunca pensei em desistir”, principia. Dadas as circunstâncias, a força de vontade e a persistência seriam capazes de ficar enfraquecidas, porém, quem faz o que gosta jamais se permitiria a isso. Ademais, a comissão de festas procurou sempre fazer alguma coisa no interregno.
A programação de 2020 já delineada sofreu alterações para 2022. Em termos de cartaz, houve uma redução de custos pois noutras áreas foi necessário um aumento. “Tirou-se de uma parte para cobrir, de certa forma, outra parte”, afirma. No entanto, o cartaz já foi compensado com a contratação à última da hora do Zé Amaro.
“As coisas estão a correr bem, logo, decidimos arriscar”, conta acerca do recente recrutamento. Zé Amaro atuará no dia 12 de agosto, sexta-feira. O artista principal manteve-se, Os Anjos, que sobem ao palco dia 15 de agosto, segunda-feira. 4 Mens, Irmãos Verdade e Os turistas, são também artistas que irão marcar presença.
A nível estrutural nenhuma mudança será feita, na medida que no último ano tudo resultou impecavelmente. A alteração mais significativa, de acordo com o próprio, é na área da restauração. “Antigamente eram quatro barracas e este ano optamos pelo aluguer de só uma para englobar toda a gente lá dentro”, conta.
“Para ser bem preparada, acaba uma e começa os preparativos da próxima”, sublinha acerca do tempo necessário para a organização. Ao longo do ano, são realizadas várias atividades para angariar fundos. O Arraial, o cozido, os cortejos tradicionais, os patrocinadores… são exemplos. Ademais, faz-se três peditórios aos habitantes da freguesia. “A população contribui generosamente”, salienta.
Ao longo dos dias, várias iniciativas vão ser realizadas. A Majestosa Procissão em Honra de Nossa Senhora Aparecida com o tradicional Andor Grande é o momento alto da romaria. “Em volta dela tudo gira”, reforça. O maior Andor do mundo pertence à Festa da Senhora Aparecida, registado no Livro dos Recordes do Guinness. Segundo André, possui 22,52 metros de altura e 1,5 toneladas de peso, logo, necessita de 100 pessoas para o carregar.
No dia 13, sábado, ocorrerá a Grande Corrida de Cavalos e Pôneis. A tradicional Corrida de Motas, um ponto bastante atrativo, acontecerá no dia 15. Neste dia de manhã, também haverá a Missa Solene com Bênção das Motas que atrai milhares de pessoas. Estes programas tornam-se, cada vez mais, uma referência e um marco.
Questionado sobre o orçamento deste ano, André afirma que “é uma festa para cima de 150 mil euros”. O último ano, 2019, também obteve um valor perto do referido, mas um pouco inferior. À medida que os anos passam a evolução torna-se necessária e acarreta mais despesa. Para mais, também o custo de vários serviços/processos aumentou devido à inflação, logo, torna-se mais dispendioso. “A qualidade será a mesma de 2019′‘, sublinha.
“Comemorar 199 anos da romaria em honra da Senhora Aparecida é um marco histórico”, relata. Em quase dois séculos de existência, as tradições mantiveram-se. Algumas foram melhoradas, porém, a essência continua sempre lá. Exemplo disso, foi a segurança colocada na Corrida de Motas.
“Esperamos que esteja tudo organizado de acordo com as expectativas das pessoas e que não falte alegria”, finaliza André Faria.

À Senhora Aparecida
Senhora d’olhos fulgentes,
D’olhos que não têm rivais,
Claros, doces, transparentes
Como divinos cristais!
Abençoa os penitentes,
Que te buscam mais e mais
Se com olhares clementes,
Lhes curas chagas mortais…
Pois o teu olhar bendito
Dá um perdão infinito,
Que acende o nosso fervor.
Ah! Senhora d’olhos belos…
Ao mar dos nos anhelos
Traz a luz do teu amor!
Francisco Carvalho,
In Vida Nova, 14-08-1926
À Senhora da Conceição
Que manhã de sol doirado!
Manhã luminosa, quente,
Em que a oração do crente
Tem um riso perfumando!
As aves, com seu trinado,
Ungem nossa alma ridente
D’uma aurora permanente
E d’um balsamo sagrado!…
Andam preces nos altares…
Bailam as almas nos lares
E o amor no coração…
Manhã quente, luminosa
Como preces cor de rosa
À Virgem da Conceição!
Francisco Carvalho,
In Vida Nova, 14-08-1926

Comentários