por | 11 Ago, 2022 | Editorial

Editorial da edição 79º de 11 de agosto de 2022

Extraordinária!

A Festa Grande regressou em grande! No nosso ponto de vista foi extraordinária! Seis dias de plena animação e com muita inovação. Foi assim que sentimos os dias da nossa Festa Grande em Honra do Senhor dos Aflitos. Um cartaz que provocou uma das maiores enchentes em Lousada. Mais de 150 mil pessoas passaram pela Vila nestes dias de festa. De quinta a terça-feira, sentimos Lousada a vibrar e atrair milhares de visitantes. Filas e filas de carros estacionados até 2/3 quilómetros do centro da Vila. Ruas repletas de gente de várias idades e até altas horas da madrugada. Os artistas a darem grande espetáculo. As praças de música a agitarem os “corpos dançantes” até quase ao raiar do dia. 

Sentimos que houve muita coragem e risco da Comissão de Festas, nomeadamente do seu presidente Leonel Vieira, ao alterar algumas dinâmicas da Festa. Constatou-se, que de uma maneira geral foram muito bem-sucedidas e provavelmente irão perpetuar-se nas próximas festividades. Como se costuma dizer “quem não arrisca não petisca”…acho que todos nós, que vivemos intensamente estes 6 dias, podemos sentir que “petiscamos muito bem”! Realçamos a “Praça 80/90”, que permitiu que a festa se alargasse no espaço, no tempo e na enorme animação. Parabéns pela ousadia e criatividade.

Podemo-nos sentir orgulhosos por mais uma enorme manifestação de sentimento bairrista e de alma louzadense. Bem-haja à comissão de Festas, bem como a todos que de uma forma mais ou menos visível contribuíram para que tudo corresse muito bem. Não nos podemos esquecer da polícia municipal, da GNR e dos funcionários municipais, que logo pela manhã asseguraram a limpeza das ruas pejadas de copos e garrafas resultantes de noites bem “quentes” e bem “regadas”. O nosso destaque é exatamente relevar estes dias exuberantes da nossa Vila.

António Vieira é o lousadense que relevamos na rubrica “Grande Louzadense”! Tipografo de profissão, cedo abarcou o associativismo mo e a música popular. A etnografia e a escrita são também vivências, que este cidadão bem-disposto e ativo desejou abarcar e desenvolver. São destes lousadenses multifacetados que vale a pena destacar nas nossas páginas.

Eurico Sousa é o nosso destaque na rubrica “Cidadania”. Lousadense ligado ao futebol durante muitos anos, tanto como jogador, como treinador das camadas jovens da Associação Desportiva de Lousada, durante mais de 20 anos e mais tarde dos séniores de outras coletividades lousadenses. Homem sereno e discreto, consegue ter um papel fundamental na história do futebol em Lousada das últimas décadas.

Nesta edição temos a opinião de mais um presidente da junta sobre os próximos anos de mandato. Nuno Ferreira foi eleito para o seu primeiro mandato como presidente da Junta de Freguesia de Meinedo. Continuamos a relevar os presidentes de junta que foram eleitos pela primeira vez. Passaremos nas próximas edições a presidentes de junta que só tiveram ainda um mandato à frente da sua freguesia e por fim falaremos com os presidentes que já se encontram no último mandato permitido por lei.

Nesta edição temos uma figura icónica dos anos 60-80 do século passado, Joaquim Fernandes, o “Quim do café”! Muitos de nós nos lembramos do café Avenida, à frente do Bispo D. Meireles, onde conviveram diversos lousadenses de diferentes estratos sociais, sem qualquer problema ou prurido. Chegou a ser praticamente o único café da Vila, pois só mais tarde apareceu o café Paládio (inicialmente Palácio). Personagem com um feitio muito peculiar, que conseguiu congregar muitas histórias no seu café e fora dele.

Nesta edição teremos mais pontos de interesse, como o desportista José Magalhães que foi atleta Olímpico, atividades do Centro Social e Paroquial de Sousela, os 25 anos das piscinas municipais e o caso que afetou muitos lousadenses – o estranho e duradouro encerramento do posto de atendimento da EDP. Realçamos ainda a grande Romaria da Senhora da Aparecida que regressa em força para animar a nossa região.

Continuem a seguir-nos!

Boa leitura!

Nota Editorial

O Louzadense terá apenas esta edição em papel durante o mês de agosto.

Entraremos num período de férias e por isso regressamos com a próxima edição n.º 80 no dia 8 de setembro.

Continuaremos a colocar notícias no nosso jornal digital e nas redes sociais https://www.facebook.com/olouzadense e https://www.instagram.com/olouzadense/.

Desejamos um bom período de descanso e se for o caso de boas férias.

Agradecemos a compreensão dos nossos leitores.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Corrida de Homenagem a José Magalhães no dia 1 de outubro

No dia 1 de outubro, domingo, vai realizar-se a Corrida de Homenagem a José Magalhães. As...

Competências parentais: perceções de reclusas que vivem com os filhos na prisão

Opinião de Íris Pinto*, Mestre em Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante O presente...

Fontenário da Sedoura (Boim): memória a preservar.

Há na paisagem edificada um sem número de memórias que me fazem estacar sempre que me deparo com...
Andreia Moreira

Há mar e mar, …mas é tempo de Regressar

Setembro é, por norma, o mês de regressar: regressar às rotinas habituais, ao trabalho e, claro,...

Agrupamento de Escolas de Lousada vence “Concurso 50 Livros”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura

A colaboração é o Santo Graal do professor bibliotecário. Jonhson (2004) Uma biblioteca “recheada”...

Gonçalo Ribeiro vence no Estoril Campeonato Nacional de Velocidade

A quinta jornada pontuável para o Campeonato Nacional de Velocidade 2023 decorreu este...

REVIRAVOLTA MANTÉM LOUSADA INVENCÍVEL

A AD Lousada recebeu e venceu a formação do Águias de Eiriz por 2-1, num jogo difícil mas...

Praça D. António de Castro Meireles

No coração da Vila, esta praça está circundada pela praça da República, rua Visconde de Alentém e...

Firmino Mendonça, o cafeteiro mais antigo

O cinquentenário Café Paládio é uma espécie de instituição comercial em Lousada e tem Firmino...

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Siga-nos nas redes sociais