por | 11 Ago, 2022 | Editorial

Editorial da edição 79º de 11 de agosto de 2022

Extraordinária!

A Festa Grande regressou em grande! No nosso ponto de vista foi extraordinária! Seis dias de plena animação e com muita inovação. Foi assim que sentimos os dias da nossa Festa Grande em Honra do Senhor dos Aflitos. Um cartaz que provocou uma das maiores enchentes em Lousada. Mais de 150 mil pessoas passaram pela Vila nestes dias de festa. De quinta a terça-feira, sentimos Lousada a vibrar e atrair milhares de visitantes. Filas e filas de carros estacionados até 2/3 quilómetros do centro da Vila. Ruas repletas de gente de várias idades e até altas horas da madrugada. Os artistas a darem grande espetáculo. As praças de música a agitarem os “corpos dançantes” até quase ao raiar do dia. 

Sentimos que houve muita coragem e risco da Comissão de Festas, nomeadamente do seu presidente Leonel Vieira, ao alterar algumas dinâmicas da Festa. Constatou-se, que de uma maneira geral foram muito bem-sucedidas e provavelmente irão perpetuar-se nas próximas festividades. Como se costuma dizer “quem não arrisca não petisca”…acho que todos nós, que vivemos intensamente estes 6 dias, podemos sentir que “petiscamos muito bem”! Realçamos a “Praça 80/90”, que permitiu que a festa se alargasse no espaço, no tempo e na enorme animação. Parabéns pela ousadia e criatividade.

Podemo-nos sentir orgulhosos por mais uma enorme manifestação de sentimento bairrista e de alma louzadense. Bem-haja à comissão de Festas, bem como a todos que de uma forma mais ou menos visível contribuíram para que tudo corresse muito bem. Não nos podemos esquecer da polícia municipal, da GNR e dos funcionários municipais, que logo pela manhã asseguraram a limpeza das ruas pejadas de copos e garrafas resultantes de noites bem “quentes” e bem “regadas”. O nosso destaque é exatamente relevar estes dias exuberantes da nossa Vila.

António Vieira é o lousadense que relevamos na rubrica “Grande Louzadense”! Tipografo de profissão, cedo abarcou o associativismo mo e a música popular. A etnografia e a escrita são também vivências, que este cidadão bem-disposto e ativo desejou abarcar e desenvolver. São destes lousadenses multifacetados que vale a pena destacar nas nossas páginas.

Eurico Sousa é o nosso destaque na rubrica “Cidadania”. Lousadense ligado ao futebol durante muitos anos, tanto como jogador, como treinador das camadas jovens da Associação Desportiva de Lousada, durante mais de 20 anos e mais tarde dos séniores de outras coletividades lousadenses. Homem sereno e discreto, consegue ter um papel fundamental na história do futebol em Lousada das últimas décadas.

Nesta edição temos a opinião de mais um presidente da junta sobre os próximos anos de mandato. Nuno Ferreira foi eleito para o seu primeiro mandato como presidente da Junta de Freguesia de Meinedo. Continuamos a relevar os presidentes de junta que foram eleitos pela primeira vez. Passaremos nas próximas edições a presidentes de junta que só tiveram ainda um mandato à frente da sua freguesia e por fim falaremos com os presidentes que já se encontram no último mandato permitido por lei.

Nesta edição temos uma figura icónica dos anos 60-80 do século passado, Joaquim Fernandes, o “Quim do café”! Muitos de nós nos lembramos do café Avenida, à frente do Bispo D. Meireles, onde conviveram diversos lousadenses de diferentes estratos sociais, sem qualquer problema ou prurido. Chegou a ser praticamente o único café da Vila, pois só mais tarde apareceu o café Paládio (inicialmente Palácio). Personagem com um feitio muito peculiar, que conseguiu congregar muitas histórias no seu café e fora dele.

Nesta edição teremos mais pontos de interesse, como o desportista José Magalhães que foi atleta Olímpico, atividades do Centro Social e Paroquial de Sousela, os 25 anos das piscinas municipais e o caso que afetou muitos lousadenses – o estranho e duradouro encerramento do posto de atendimento da EDP. Realçamos ainda a grande Romaria da Senhora da Aparecida que regressa em força para animar a nossa região.

Continuem a seguir-nos!

Boa leitura!

Nota Editorial

O Louzadense terá apenas esta edição em papel durante o mês de agosto.

Entraremos num período de férias e por isso regressamos com a próxima edição n.º 80 no dia 8 de setembro.

Continuaremos a colocar notícias no nosso jornal digital e nas redes sociais https://www.facebook.com/olouzadense e https://www.instagram.com/olouzadense/.

Desejamos um bom período de descanso e se for o caso de boas férias.

Agradecemos a compreensão dos nossos leitores.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Quem são @s influencers lousadenses?

VENDEM PRODUTOS E SUGESTÕES A MILHARES DE PESSOAS Por “querer estar na moda” ou por insegurança e...

GINT: Uma história de crescimento, inovação e responsabilidade social

Desde a sua fundação em 1997, a Grecogeste-Trading de Produtos e Serviços S.A., do Grupo GINT, tem...

Programa Municipal de Caminhadas

No dia 15 de junho, sábado, realiza-se a Caminhada da Primavera, organizada pela Associação de...

Dia Municipal da Biodiversidade celebrado no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca

Dia 21 de junho celebra-se o Dia Municipal da Biodiversidade. Desde 2017 que esta data é celebrada...

Inscrições abertas para o Banco de Voluntariado

O Banco de Voluntariado encontra-se em funcionamento desde 2006 e pretende garantir e promover a...

Orçamento Participativo Jovem tem candidaturas abertas até sexta-feira

Estão abertas as candidaturas para o Orçamento Participativo Jovem (OPJ), até dia 14, próxima...

Alunos de Lousada venceram concurso DXC Code Challenge

A equipa da EB da Boavista – Silvares, constituída por Letícia Teixeira Sousa e Luís Gonçalves...

Lousada CoWorking está em funcionamento

A funcionar no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, o espaço Lousada Coworking regista já procura....

Talentos da Fruta já têm pratos vencedores

O Município de Lousada promoveu uma nova edição do concurso “Talentos da fruta”, na passada...

Município cria Prémio de Investigação Dr. Mário Fonseca

O Município criou o “Prémio Dr. Mário Fonseca” em homenagem ao médico Lousadense, conhecido como...

Siga-nos nas redes sociais