O núcleo da JSD Aparecida vem por meio deste esclarecer a publicação partilhada nas redes sociais sobre a realização das atividades que se irão realizar na Vila de Lousada nos dias 13 e 14 do mês de agosto.
A JSD nunca se manifestou contra as Festas Grandes de Lousada em Honra do Sr. dos Aflitos e muito menos contra a Comissão de Festas das mesmas. Aliás, a maioria dos nossos membros marcou presença nas festas, e, inclusive, tivemos membros a fazer parte da referida comissão.
Apesar da nossa publicação nunca ter desrespeitado nem as festas nem a comissão, algumas almas mal-intencionadas e mal-esclarecidas quiseram fazer passar essa ideia. E, por isso, humildemente, pedimos desculpa, mesmo sabendo que não era essa a nossa intenção.
De esclarecer que o nosso descontentamento, desagrado e deceção vai somente para com o Município de Lousada que marcou ou permitiu que se marcassem (já que consta da agenda publicada no site da autarquia) festas com um cartaz muito apelativo, para os dias nos quais se realiza a Romaria Sra. Aparecida, que têm lugar na Vila com o mesmo nome, há 199 anos, impreterivelmente nos dias 13, 14 e 15 de agosto.
Esta atitude é completamente contrária àquela que é expectável de um município para com uma das suas freguesias (seja ela qual for). Seria expectável que divulgassem, anunciassem e promovessem a Romaria pois é uma bandeira que podem erguer. Gostando ou não, a Vila da Aparecida está no mapa de Lousada, inserida nas suas fronteiras. Na anteriormente referida agenda cultural de agosto nem uma palavra se diz sobre a Romaria. Podemos até aceitar a passividade e a não divulgação, mas nuca aceitaremos de ânimo leve a tentativa de boicote àquela que é uma das maiores Romarias do Norte do país e onde se encontra o maior andor do mundo!
Não obstante a todo o exposto, o Município de Lousada quis esconder-se por detrás dos donos dos bares e sacudir a água do capote, contudo, sabemos perfeitamente que não foram os donos dos bares a decidirem aquelas datas! Pedimos respeito pela organização desta Romaria que é feita com o dinheiro da terra, com o suor e trabalho das nossas gentes. Não vos pedimos ajuda nem divulgação, mas esperamos o mínimo de dignidade, respeito e retidão.
Apesar de tudo, sintam-se todos convidados a visitar a Romaria Sra. Aparecida, porque nós, aqui na Vila de Aparecida, sabemos bem receber.
Marisa Ribeiro,
Presidente do Núcleo da JSD Aparecida

Nota de Esclarecimento da JSD Lousada

Comentários