por | 1 Set, 2022 | Educação

Autarquia realiza obras em várias escolas

Com o arranque do novo ano letivo são várias as escolas que estão a sofrer intervenções com o objetivo de melhorar as condições de trabalho da comunidade escolar. Estão a decorrer intervenções na EBS de Lousada Oeste, em Nevogilde, na EBS Lousada Norte, em Lustosa, na EB Lousada Este, Caíde de Rei, e na EB da Boavista – Silvares. Todas as obras estão a ser realizadas no âmbito de candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte.

As obras de beneficiação na Escola Básica 2,3 de Nevogilde têm a 1.ª fase concluída. Esta fase da obra foi respeitante à conservação das fachadas e coberturas, efetuada a reabilitação da cobertura do edifico e balneários/vestiários, incluindo a remoção de todo o revestimento em fibrocimento com amianto e a aplicação de painel sandwich em chapas de aço, colocação de caleiras e todos os remates e acessórios necessários. Decorre agora a 2.ª fase das obras com a criação de sala para grandes grupos e salas de apoio e a melhoria das condições ao nível de conforto térmico, eliminação de humidades e segurança contra incêndios. Vão ainda ser colocados cobertos até às entradas do edifício e de forma a melhorar a eficiência energética e substituídas as luminárias, o sistema de aquecimento e colocados painéis solares para aquecimento de águas. Estão ainda previstas intervenções de requalificação do espaço exterior ao nível dos pavimentos.

O investimento total aprovado ascende a 2 milhões 52 mil e 470 euros, considerado totalmente elegível, com uma taxa de cofinanciamento de 30,78%, a que corresponde um apoio total de FEDER no valor de 631 mil 777 euros, sendo o restante valor suportado pelo orçamento municipal.

EBS Lousada Norte (Lustosa)

No que respeita às obras de beneficiação na Escola Básica e Secundária Lousada Norte – Lustosa, estão também concluídas as intervenções da 1.ª fase que incluíram a reparação das paredes exteriores com pintura e tratamento de zonas degradadas, correção de anomalias no pavimento dos passeios e a ampliação do Pavilhão Desportivo que passa a contar com mais dois balneários/vestiários.

A 2.ª fase, que se encontra a decorrer é, essencialmente, para a melhoria da funcionalidade de alguns espaços, nomeadamente a biblioteca, que foi ampliada, e a sala para grandes grupos. Vão ainda ser resolvidos os problemas de infiltrações e melhoria das condições de conforto térmico. No exterior vai ser construído um coberto e, para melhoria das condições térmicas, tendo já sido instalado um sistema de aquecimento no interior da escola, efetuada a substituição das portas de entrada das salas de aula por portas corta-fogo, colocação de estores e caixilharias de alumínio com rutura térmica e substituição das luminárias para o sistema LED. O investimento total aprovado ascende a 1 milhão e 708 mil euros, considerado totalmente elegível, com uma taxa de cofinanciamento de 32,21%, a que corresponde um apoio total de FEDER no valor de 550 mil 149 euros.

EB Lousada Norte

EB Lousada Este (Caíde de Rei)

Na Escola Básica 2,3 de Lousada Este (Caíde Rei) a intervenção no pavilhão já se encontra concluída faltando a pavimentação do logradouro. Até ao final deste mês está prevista a conclusão das pinturas interiores, colocação da caixilharia de alumínio e estores nas janelas. Com a conclusão das infraestruturas exteriores, respeitantes à rede de abastecimento de água, incêndio e aquecimento segue-se a pavimentação do logradouro. O investimento total aprovado ascende a 1 milhão 246 mil 394 euros considerado totalmente elegível, com uma taxa de cofinanciamento de 85 %, a que corresponde um apoio total de FEDER no valor de 1 milhão e 59 mil 435 euros.

EB Lousada Este

EB da Boavista (Silvares)

Encontram-se na fase final as obras de beneficiação da Escola Básica de Silvares, num investimento aproximado de 315 mil euros, com o apoio da candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte com uma taxa de cofinanciamento de 83,82%, a que corresponde um apoio total de FEDER no valor de 263 535€. Os trabalhos realizados incluem substituição da cobertura e das lâmpadas interiores, por LED´s. De igual forma foi instalado aquecimento por pelletes e efetuadas pintura no interior e ainda arranjos exteriores.

EB da Boavista

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Avenida Dr. José Paulino Freitas Neto

JOSÉ PAULINO FARIA DE FREITAS NETO, nasceu a 16 de junho de 1929, em Silvares, Lousada. Era filho...

Associação Letras 100 Cessar

César Castro, de 53 anos, e Ricardo Moreira, de 43 anos, concederam uma entrevista onde abordaram...

VENCEDORES – VII LER LOUSADA

No VII Concurso Literário LER LOUSADA participaram 7 turmas de 4.º ano do 1.º...

Mercado Histórico revive século XVIII

Nos dias 2, 3 e 4 deste mês, a Avenida do Senhor dos Aflitos recua no tempo e os visitantes vão...

A Casa Nobre no seu contexto histórico XXI: Freguesia de S. Salvador de Aveleda

A Estrutura Arquitetónica de Lousada, segundo as Memórias Paroquiais de 1758: Os Efeitos do...

Paulo Rocha: Lousadense comanda posto da GNR

O sargento-chefe António Paulo Magalhães da Rocha, de Nogueira, é o segundo lousadense a comandar...

É urgente amar!

A falta de liberdade sentida na pandemia transformou-nos, não estamos mais em perigo, mas algo em...

Maria das Dores, uma professora cega

Nasceu em Meinedo há 58 anos Chama-se Maria das Dores Soares da Cunha, tem 58 anos e nasceu em...

Maioria das 3.300 pessoas com deficiência não tem apoio institucional

UM “PROBLEMA SILENCIOSO” EM LOUSADA As respostas institucionais para a deficiência em Lousada são...

(D)eficiência: a eficiência diversificada

A palavra “Deficiência” está diretamente associada à existência de uma diferença nos indivíduos...

Siga-nos nas redes sociais