por | 1 Set, 2022 | Educação

Autarquia realiza obras em várias escolas

Com o arranque do novo ano letivo são várias as escolas que estão a sofrer intervenções com o objetivo de melhorar as condições de trabalho da comunidade escolar. Estão a decorrer intervenções na EBS de Lousada Oeste, em Nevogilde, na EBS Lousada Norte, em Lustosa, na EB Lousada Este, Caíde de Rei, e na EB da Boavista – Silvares. Todas as obras estão a ser realizadas no âmbito de candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte.

As obras de beneficiação na Escola Básica 2,3 de Nevogilde têm a 1.ª fase concluída. Esta fase da obra foi respeitante à conservação das fachadas e coberturas, efetuada a reabilitação da cobertura do edifico e balneários/vestiários, incluindo a remoção de todo o revestimento em fibrocimento com amianto e a aplicação de painel sandwich em chapas de aço, colocação de caleiras e todos os remates e acessórios necessários. Decorre agora a 2.ª fase das obras com a criação de sala para grandes grupos e salas de apoio e a melhoria das condições ao nível de conforto térmico, eliminação de humidades e segurança contra incêndios. Vão ainda ser colocados cobertos até às entradas do edifício e de forma a melhorar a eficiência energética e substituídas as luminárias, o sistema de aquecimento e colocados painéis solares para aquecimento de águas. Estão ainda previstas intervenções de requalificação do espaço exterior ao nível dos pavimentos.

O investimento total aprovado ascende a 2 milhões 52 mil e 470 euros, considerado totalmente elegível, com uma taxa de cofinanciamento de 30,78%, a que corresponde um apoio total de FEDER no valor de 631 mil 777 euros, sendo o restante valor suportado pelo orçamento municipal.

EBS Lousada Norte (Lustosa)

No que respeita às obras de beneficiação na Escola Básica e Secundária Lousada Norte – Lustosa, estão também concluídas as intervenções da 1.ª fase que incluíram a reparação das paredes exteriores com pintura e tratamento de zonas degradadas, correção de anomalias no pavimento dos passeios e a ampliação do Pavilhão Desportivo que passa a contar com mais dois balneários/vestiários.

A 2.ª fase, que se encontra a decorrer é, essencialmente, para a melhoria da funcionalidade de alguns espaços, nomeadamente a biblioteca, que foi ampliada, e a sala para grandes grupos. Vão ainda ser resolvidos os problemas de infiltrações e melhoria das condições de conforto térmico. No exterior vai ser construído um coberto e, para melhoria das condições térmicas, tendo já sido instalado um sistema de aquecimento no interior da escola, efetuada a substituição das portas de entrada das salas de aula por portas corta-fogo, colocação de estores e caixilharias de alumínio com rutura térmica e substituição das luminárias para o sistema LED. O investimento total aprovado ascende a 1 milhão e 708 mil euros, considerado totalmente elegível, com uma taxa de cofinanciamento de 32,21%, a que corresponde um apoio total de FEDER no valor de 550 mil 149 euros.

EB Lousada Norte

EB Lousada Este (Caíde de Rei)

Na Escola Básica 2,3 de Lousada Este (Caíde Rei) a intervenção no pavilhão já se encontra concluída faltando a pavimentação do logradouro. Até ao final deste mês está prevista a conclusão das pinturas interiores, colocação da caixilharia de alumínio e estores nas janelas. Com a conclusão das infraestruturas exteriores, respeitantes à rede de abastecimento de água, incêndio e aquecimento segue-se a pavimentação do logradouro. O investimento total aprovado ascende a 1 milhão 246 mil 394 euros considerado totalmente elegível, com uma taxa de cofinanciamento de 85 %, a que corresponde um apoio total de FEDER no valor de 1 milhão e 59 mil 435 euros.

EB Lousada Este

EB da Boavista (Silvares)

Encontram-se na fase final as obras de beneficiação da Escola Básica de Silvares, num investimento aproximado de 315 mil euros, com o apoio da candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte com uma taxa de cofinanciamento de 83,82%, a que corresponde um apoio total de FEDER no valor de 263 535€. Os trabalhos realizados incluem substituição da cobertura e das lâmpadas interiores, por LED´s. De igual forma foi instalado aquecimento por pelletes e efetuadas pintura no interior e ainda arranjos exteriores.

EB da Boavista

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Já começaram as movimentações para formar a Comissão de Festas

Romaria da Senhora Aparecida O artigo da anterior edição do nosso jornal, sobre a ausência de...

Editorial 115 | Silêncio

A 26 de fevereiro de 1954 nascia Mário Fernando Ribeiro Pacheco Fonseca, figura incontornável da...

Direção ameaça entregar chaves do clube se não houver acordo com autarquia

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE LOUSADA A ADL está em modo de «gestão a prazo», pois a atual Direção já...

Lousada recebeu entrega de prémios da AT Porto

Retomou-se, no passado dia 3 de Fevereiro, a habitual cerimónia de entrega de prémios da...

Peça de teatro promove a sensibilização e prevenção rodoviária nos mais novos

A nova edição da campanha de sensibilização, que transforma as crianças em agentes de segurança e...

Jantar-Comício do Partido CHEGA traz André Ventura a Lousada

O Presidente do Partido CHEGA, André Ventura, marcará presença no jantar oficial de campanha do...

Santuário de São Gonçalo de Lustosa

Lustosa é uma parcela do concelho de Louzada que gosto de percorrer e apreciar, mormente a...

Professor de artes é “artista de horas livres”

Joaquim Alexandre Ribeiro: A moldar lousadenses pela arte O professor Joaquim Alexandre Nunes...

Amanhã virás Sol, amanhã virás

ABRIL LOUZADENSE (IX) Um dos maiores vultos portugueses da luta contra a ditadura foi o...

O verdadeiro voto útil e a matemática do “Chega” para lá

Dúvidas ainda houvesse sobre a importância do projecto da Aliança Democrática (AD) e da...

Siga-nos nas redes sociais