por | 1 Set, 2022 | Política, Sociedade

Nuno Ferreira: O empenhado e sonhador autarca

Presidente da Junta de Freguesia de Meinedo

Nuno Ferreira foi eleito no ano transato Presidente da Junta de Freguesia de Meinedo. Em paralelo a esta função que exerce desde 20 de outubro é solicitador no Município de Lousada e, sobretudo, pai do Rodrigo. Com 45 anos de idade, contribui para o desenvolvimento da sua estimada terra e anseia que a mesma se volte a reafirmar como uma referência na região. Em memória do seu pai e pelos magnetenses, tudo fará para responder às necessidades da freguesia, levando a proximidade como o seu cartão de visita. 

“Isto é uma paixão antiga despoletada pelo meu pai”, principia referindo-se à política. Domingos Ferreira, progenitor de Nuno Ferreira, foi secretário da Junta de Freguesia de Meinedo durante vários anos. Os temas abordados nas refeições em família eram sobre política e, naturalmente, sobre a freguesia em questão. Posto isto, o interesse na área começou a despertar. 

A lei natural da vida aconteceu, o seu pai partiu em janeiro de 2005 e nesse ano o filho Nuno Ferreira foi convidado para integrar as listas do Partido Socialista, precisamente para o cargo de sempre do seu pai – Secretário. Desempenhou as funções somente até 2009, em virtude do PS não ter vencido as eleições nesse ano, porém, manteve-se como membro da Assembleia de Freguesia. 

Nunca mais parou porque o fascínio estava cimentado. Em 2021, foi eleito Presidente da Junta de Freguesia de Meinedo. Este cargo permite-lhe dar o seu contributo e perpetuar o nome do seu pai, segundo o próprio, uma pessoa muito querida e acarinhada na terra. “Estou aqui pelo voto daqueles que me elegeram, serei o Presidente de todos os Magnetenses, mas também estou aqui em memória do meu pai”, afirma. 

Junta de Freguesia de Meinedo

Desde o início da entrevista que refere várias vezes que trabalhará do primeiro ao último dia com afinco por Meinedo e pelos seus acarinhados habitantes – os magnetenses. A proximidade é e será a palavra-chave do seu estilo de gestão. Uma proximidade com as pessoas e as associações, aliando a capacidade de escutar para a decisão ser a mais assertiva. 

Desde 20 de outubro do ano transato que o empenho, o foco e a dedicação são direcionados para a Junta de Freguesia e Nuno Ferreira acredita que é bem visível a dinâmica diferente que se está a instalar na freguesia. Naturalmente, que tudo se torna mais simples, com o espírito de colaboração que existe no executivo. Os membros têm as tarefas bem definidas, mas em todas as decisões há harmonia e concordância entre todos. “Uma palavra de apreço para a secretária, Vera Neves e para o tesoureiro, Fernando Pinto, que tem sido inexcedível e fundamental para que tudo corra pelo melhor. E também uma palavra de reconhecimento para a funcionária Susana Silva e uma vénia para todos os colaboradores que estão a trabalhar com a Junta de Freguesia, pelo empenho e dedicação que têm demonstrado, têm sido simplesmente excecionais”, declara bastante orgulhoso. 

Após a tomada de posse várias ideias e projetos já foram realizados. A estratégia definida passa pela manutenção, requalificação e reformulação, de inúmeros equipamentos da responsabilidade da Junta de Freguesia, tendo-se já procedido à requalificação do lago existente na rotunda, em frente ao salão paroquial, a reparações diversas no Pavilhão Gimnodesportivo, à pavimentação a cubos da Ladeira da Sanguinha, da Viela da Bouça das Cales e da Viela do Bairral, à pavimentação a betuminoso na Rua do Maninho, na Rua das Cales e na Rua de Regadas, etc. Atualmente está-se a proceder ao alargamento da Estrada da Ferradura e a promover-se a abertura de um novo arruamento em Romariz, perspetivando-se brevemente intervenções na Rua de Lages e na Rua de Santa Catarina. Todo o trabalho é feito em prol das melhorias de condições existentes. Foram executadas uma série de obras de restauro, requalificação e reestruturação no Parque de Lazer Domingos Ferreira, tendo inclusive, no passado dia 9 e 10 de julho, realizado a 1ª Edição do Fim-de-semana Cultural “Alma Magnetense”, que teve o intuito de dar a vez, a voz e o palco às associações e artistas da terra. No âmbito da atividade “Meinedo uma Luz para Todos”, na passagem de ano, foi possível angariar cerca de €1.250,00, tendo esse valor revertido para as associações da freguesia.

Parque Domingos Ferreira
Parque Domingos Ferreira

A iluminação da sede da Junta, do Parque Domingos Ferreira e do Pavilhão Gimnodesportivo foi substituída por LEDs, com uma durabilidade superior e um gasto de energia menor. Para tal, a Junta contou com o apoio da Câmara Municipal de Lousada devido ao elevado investimento. Nuno Ferreira dedica palavras de agradecimento ao Município e ao seu Presidente, Dr. Pedro Machado, que tem auxiliado na concretização de algumas destas obras. “Sem eles não seria possível”, realça. Com a comunidade escolar, a relação tem sido excelente, com cooperação entre ambos, tendo sido construídas três caldeiras com colocação de árvores que já eram almejadas há muitos anos, bem como, a reparação do passeio junto ao parque de estacionamento, prevendo-se a curto prazo a construção de uma cobertura, desde o portão principal até à entrada da escola. No final deste ano letivo, a Junta promoveu também uma visita de estudo para os alunos finalistas do 1º ciclo. “Foi um momento marcante para mim enquanto Presidente, em que vi a alegria e felicidade daquelas crianças e isso não tem preço”, conta. 

Neste curto espaço de tempo também se procedeu à pintura e marcação do pavimento na Avenida Magneto e em Romariz, de forma a organizar provisoriamente o trânsito, local onde se tenciona construir uma rotunda. “Estamos a trabalhar em conjunto com o Município para conceber a tão desejada rotunda e estou plenamente convicto que será executada neste mandato”, sublinha. Além disto, procedeu-se à substituição e colocação de sinalética em diversos locais da freguesia. 

Rotunda do lago junto à Junta de Freguesia

Mais e melhores condições foram criadas no Cemitério Paroquial e também se adquiriu uma carrinha de caixa aberta para dar resposta às inúmeras necessidades da freguesia, sendo esta património da freguesia e essencial para uma das atuais prioridades do executivo, a limpeza das ruas que ocorre por toda a freguesia. E não era digno se não se destacasse a pintura do mural de arte urbana que homenageia a ferrovia e as diversas vivências da freguesia. “Os magnetenses adoraram, estão orgulhosos, quem nos visita tem-nos dado os parabéns e começa já a ser uma referência para Meinedo”, salienta. 

Mural de arte urbana

Referência essa que Nuno pretende para a sua estimada terra. “Neste ciclo de 4 anos, pretendemos que Meinedo se volte a reafirmar como uma referência no concelho, na região”, reforça. Conforme o próprio, historicamente Meinedo é a freguesia mais rica do concelho de Lousada e dispondo inclusive de um bispo adstrito. 

De acordo com Nuno Ferreira, existem inúmeros projetos prontos a sair do papel para que se possam concretizar a breve prazo. Há várias necessidades prementes e que precisam de resposta urgente, como a questão do alargamento do cemitério paroquial, que apenas tem disponíveis cerca de 13 campas. A Junta de Freguesia encontra-se em negociações para a aquisição da parcela de terreno necessária e feito isso, irá ser realizada consequentemente, a requalificação de todo o espaço envolvente. 

Para projetos futuros anseiam construir um bar/esplanada no Parque do Areinho, promovendo a ligação do parque à Casa de Vila Pouca, uma vez que nesta irá nascer um projeto importantíssimo para o concelho. Pretende requalificar as habitações da Junta de Freguesia, de forma a garantir condições de habitabilidade, proceder ao arranjo exterior do espaço envolvente junto à Igreja Matriz. Ademais, a criação de um parque para autocaravanas, dada a excelente localização de Meinedo e a criação no edifício do apeadeiro, do Centro de História Ferroviária em Meinedo. Depois existem uma série de ideias que estão a amadurecer e que Nuno Ferreira acredita que irão nascer neste mandato e surpreender muita gente. 

Questionado sobre os habitantes de Meinedo, prontamente afirma que “são os melhores do mundo, pessoas trabalhadoras, honestas, disponíveis, afáveis e com opiniões muito próprias”. Nuno Ferreira e o seu executivo pretendem que os magnetenses voltarem a ter o gosto, o brio e até a vaidade de dizerem que são de Meinedo. Antigamente dizia-se que “onde Meinedo chega, a terra treme” e queremos que voltem a ter esse sentimento, que Meinedo seja visto com bons olhos por todos.

Alma Magnetense

“A minha expectativa é que possamos realizar um bom trabalho neste mandato, é esse o meu foco”, afirma. Até então, o balanço é bastante positivo. Contudo, reconhece que o empenho que emprega na Junta às vezes faz com que deixe para segundo plano outras situações. Em jeito de finalização, deixa uma palavra de amor ao seu filho, que vai sofrendo com a sua ausência, “estou sempre com ele em pensamento”.

Nuno Ferreira

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Cristóvão Cunha, presidente do Aparecida FC

Humildade e bairrismo são duas características sobejamente conhecidas de Cristóvão Cunha, um...

José Calçada: “A escola pública está verdadeiramente desamparada pelo Estado”

GRANDE ENTREVISTA Nos plenários comunistas, nos palcos das campanhas eleitorais, nos palanques...

Trotinetas: a moda está a chegar a Lousada

Em certas localidades são uma autêntica praga, com passeios congestionados, acidentes com peões e...

Madeira e a Aliança Democrática da clarificação

Muito se tem falado nos últimos dias das eventuais leituras nacionais que se podem retirar das...

Editorial 105 | Generosidade

A generosidade envolve o ato de dar, partilhar de forma desinteressada, ajudar por bondade. E...

Sindicato acusa Câmara de Lousada de despedir cozinheira de cantina escolar

MUNICÍPIO NEGA OBRIGAÇÃO LEGAL DE A CONTRATAR A Câmara Municipal de Lousada assumiu a gestão da...

Diabetes em Movimento começa em outubro

A Câmara Municipal de Lousada e o ACES Tâmega III – Vale do Sousa Norte vão continuar a...

“Se calhar um dia farei Lousada-Roma, igualmente com sentido de solidariedade”

A iniciativa de Joaquim Aires foi triunfal O lousadense Joaquim Aires está de parabéns no...

Corrida de Homenagem a José Magalhães no dia 1 de outubro

No dia 1 de outubro, domingo, vai realizar-se a Corrida de Homenagem a José Magalhães. As...

Competências parentais: perceções de reclusas que vivem com os filhos na prisão

Opinião de Íris Pinto*, Mestre em Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante O presente...

Siga-nos nas redes sociais