Lousada é um concelho com muitos anos de história e ao longo dessa história foram surgindo várias festas e romarias, eventos estes que celebram as crenças e tradições dos lousadenses. Após dois anos de interrupção, regressaram em grande e todas foram marcadas por uma programação rica e variada que chamou milhares de pessoas. Veja a súmula que O Louzadense preparou para si.
Romaria Senhora Aparecida
A Romaria Senhora Aparecida aconteceu no mês de agosto, de 11 a 15, e foi pautada pela enchente de pessoas nos vários momentos da festividade. No primeiro dia houve uma arruada de centenas de bombos que, para a maior parte das pessoas, trata-se de um acontecimento indispensável de assistir dada a animação e o fervor.
O dia 12, segundo dia, ficou marcado pela grande surpresa de última hora: a atuação de Zé Amaro. Um cantor popular, com o seu próprio estilo, que a qualquer palco que suba traz os seus apoiantes consigo. Além disso, houve também a performance do grupo Os Turistas, entre outras atividades chamativas.
No dia 13, sábado, ocorreu a habitual e conhecida Concentração Equestre e Passeio pela freguesia e, mais tarde, pelas 15h00m da tarde a Grande Corrida de Cavalos e Pôneis. O céu já escurecia quando o Grupo Folclórico da Senhora da Aparecida atuou e à 00h00m deu-se a atuação do grupo Irmãos Verdade.
Chegado o dia 14 é inevitável não referir a Missa Solene e a Majestosa Procissão em Honra de Nossa Senhora da Aparecida que apresenta o tradicional Andor Grande. Esta última foi alvo de vários elogios por parte da população de várias zonas do país, na medida em que existe uma deslocação forte para assistir de perto ao Maior Andor do Mundo. Mais uma vez, ninguém ficou defraudado ao nível das expectativas. Neste dia, deu-se a grandiosa sessão do fogo de artifício e, de seguida, a atuação dos 4 Mens.



No último dia, 15 de agosto, ocorreu a tradicional Bênção das motos, bem como a corrida destas. Um evento que atrai milhares de pessoas e, seguramente, este ano não foi exceção. No final da noite houve a atuação dos Anjos, os cabeças de cartaz desta Romaria.


No Facebook da Romaria Senhora Aparecida a respetiva Comissão de Festas deixou a seguinte mensagem: “ (…) os Aparecidenses mostraram mais uma vez o quão a união faz a força e como é possível voltar à nossa tão esperada normalidade. Depois de 2 anos de uma Romaria menos efusiva mas com muita dignidade, tivemos casa cheia do dia 11 ao dia 15 de agosto (…)”.

Festas em Honra de Santo Tirso
Na freguesia de Meinedo, de 19 a 21 de agosto, realizou-se a Festa em Honra do mártir Santo Tirso com um enorme fluxo de turistas e emigrantes. O primeiro dia contou com a atuação do Grupo Delta 7 que interrompeu a sua performance para a sessão de fogo de artifício. À meia noite regressaram, assim como também decorreu a interpretação da artista Cláudia Caramelo.

No sábado, dia 20, como tradição, pelas 8h00m da manhã o Grupo de Bombos de Caíde de Rei percorreu os lugares da freguesia. Pela noite dentro, atuou a Banda F.B.I e a artista Rebeca. No último dia, domingo, ocorreu a Missa Solene em Honra de Santo Tirso e às 18h00m a Majestosa Procissão. Para terminar em grande, o Grupo Estrelas Incomparáveis deu um verdadeiro show.
A sexta-feira foi pautada pela abertura em grande da festa. A noite de sábado foi marcada pelo mar de gente que vibrou com a Banda F.B.I e com Rebeca. O domingo foi um dia carregado de emoção e fé. O fogo de artifício foi fantástico durante os três dias. Posto isto, a Comissão de Festas deixou umas palavras sentidas de gratidão: “Um agradecimento muito especial a todos que ajudaram a proporcionar este dia. Muitas pessoas trabalharam, disponibilizaram um pouco do seu tempo para que tudo estivesse preparado e corresse pelo melhor”.


Festas em Honra de S. Tiago e Nª Sra. Da Lapa
As Festas em Honra de S. Tiago e Nª Senhora da Lapa sucederam-se, precisamente, nos mesmos dias que as Festas em Honra de Santo Tirso. No primeiro dia, 19, o público presente contou com a atuação da artista Liliana Oliveira durante 1h30m de puro entretenimento. De seguida, deu-se a sessão de fogo de artifício.

No sábado, o grupo Lousad’arrufar percorreu toda a freguesia de Cernadelo com início às 8h30m da manhã. O dia só podia correr bem. Pela noite dentro, atuou o grupo Alvorada Musical.
No dia 21, domingo, às 11h celebrou-se a Missa Solene em Honra de S. Tiago e Nª Sra. da Lapa que é sempre um momento emotivo e sentido. Pelas 18h saiu à rua a Majestosa Procissão. Este último dia ficou marcado pela performance de dois grupos: Irmãos da Concertina e Marka Louka. E, como não poderia deixar de ser, após as atuações circulou as Marchas Luminosas.




As ideias desta comissão de festas foram apreciadas pelos demais que compareceram aos três dias de festa. Cernadelo, terra de bem receber, não deixou ninguém aquém e todos que a visitaram saíram com a certeza de voltar.
Festas Nª Senhora da Ajuda
As tradicionais festas em honra de Nossa Senhora da Ajuda são consideradas umas das maiores festas anuais do concelho de Lousada e têm lugar na freguesia de Nevogilde. Ademais, são conhecidas por chamar, ano após ano, milhares de pessoas. De 26 a 29 de agosto, quase uma semana, foram vários os eventos que decorreram.

O primeiro dia foi aberto com o desfile do grupo de Bombos Traquinas e, de seguida, ocorreu a sessão de fogo de artifício. De ressaltar que as Orgulhosas são célebres por diversos motivos, sendo o magnífico e estrondoso fogo de artifício um deles. A famosa Rosinha foi a artista da noite, tendo atuado no Palco Grupo Araújo. Após a atuação, deu-se início aos DJ ‘s na Praça Sagres.
No sábado, a música foi imparável. A começar no Maninho e a terminar nos icónicos Xutos e Pontapés. O LouzaRock assinalou as seguintes palavras acerca deste último concerto: “ (…) Foi um concerto espetacular a vários níveis, com cerca de 40 mil pessoas que ocuparam todos os espaços desde o palco, junto ao rio Mezio, até aos arredores da Junta de Freguesia e da Capela da Sra. da Ajuda. Foi tão bom que a banda deu um encore (atuação extra) alargado. No final dos concertos costumam voltar ao palco para cantar A Minha Casinha, mas em Nevogilde tocaram 3 temas mais, entre estes o raríssimo e histórico Morte Lenta (do primeiro álbum 1978-82). O público eufórico conseguiu que depois da apoteótica performance com A Minha Casinha ainda voltassem, já depois das despedidas feitas. O concerto encerrou com o tema icónico do saudoso Zé Pedro: Não Sou o Único. Memorável!”.
No dia 28, domingo, ocorreu a Missa Campal com uma particularidade – transmissão em direto na rádio Marcoense. Ao início da tarde houve a atuação de algumas bandas musicais e às 18h00m saiu a Majestosa Procissão. Estas são as duas principais celebrações religiosas. O artista Nuno Ribeiro atuou às 22h30m e nas suas redes sociais escreveu: “Deixei o meu coração em Nevogilde”. Ivandro subiu ao palco Grupo Araújo à 00h30m. Este ano, bem como nos anteriores, não faltou animação e música de qualidade – pop e popular.


O último dia foi marcado pelas Marchas Alegóricas e pela sardinhada que são sempre bons motivos para dar um salto até Nevogilde.


Festa da Nossa Senhora da Misericórdia
Transitando para o mês de setembro, logo no início ocorreu a Festa da Nossa Senhora da Misericórdia em Figueiras. Desde o dia 2 até ao dia 5 foram várias as pessoas que se deslocaram a esta para assistir a todos os momentos onde a alegria e convívio foram palavras-chaves.

Na sexta-feira, marcaram presença alguns artistas de áreas distintas: João Seabra, Miguel 7 Estacas e Fernando Rocha. Às 23h30m decorreu o esplêndido fogo de artifício.
No sábado de manhã, o grupo de bombos Lousadarrufar atravessou todos os lugares da freguesia. Pela noite dentro, os presentes puderam assistir à atuação da banda “Sons Dreams” e ao concerto dos Calema. Estes últimos apresentam temas bastante conhecidos, nomeadamente: A nossa vez, Te amo, Toca a todos, entre outros.

O domingo foi marcado pelas celebrações religiosas habituais. Além disso, desde a manhã até à noite assistiu-se à entrada e atuação de várias bandas musicais. Por fim, a segunda-feira contou com a presença dos 4 Mens, a tradicional sardinhada e a passagem do testemunho. De ressaltar que houve uma Praça dedicada aos DJ ‘s, apelidada Second Mosteiro.
Comentários