por | 20 Set, 2022 | Espaço Cidadania, Sociedade

Paulo Ribeiro: O homem e a rádio

Paulo Nuno da Fonseca Ribeiro é, provavelmente, um nome conhecido quando se aborda a comunicação e divulgação do melhor que há em Lousada. Natural de Silvares, o cidadão desta edição é responsável pela transmissão de informação e auxílio nas diversas matérias, tendo estabelecido a Rádio de Lousada online. Além do mais, possui outras páginas na internet. Descubra mais sobre este lousadense de 51 anos de idade.  

Natural e atual residente de Silvares, Paulo Ribeiro com toda a sua amabilidade conta a sua história de vida. Olhando à superfície pode afirmar-se que é um homem casado e pai de dois rapazes, resultantes do matrimônio, um com 23 e outro com 20 anos de idade. Mas, em meio século de vida mais se pode e deve revelar. 

A sua infância foram tempos de ouro onde as brincadeiras na rua eram frequentes. E, naturalmente, só assim era possível dada a liberdade que outrora havia e também ao menor tráfego. A sua “criança” foi estimulada e acompanhada pelo seu irmão mais velho. 

Estudou até ao 6º ano de escolaridade por opção própria e, terminada a fase escolar, ingressou logo a trabalhar. Inicialmente, foi servente na construção civil e, entretanto, transitou para empregado de café. Enquanto exercia esta última função, em conjunto, trabalhava aos sábados no aluguer de aparelhos de sons. 

A sua vida na rádio começou desta forma. O facto de gostar de trabalhar com aparelhagem de som levou-o a receber um convite de Fernando Nicolau para realizar assistência técnica num programa ao sábado de manhã da Rádio Pirata de Lousada. Mais tarde, passou para funcionário a tempo integral, isto é, a regime full-time. 

Na altura, tinha 15 anos. Enquanto exercia o cargo de assistente também trabalhava como servente, ou seja, conciliava as duas funções. Contudo, quando passou a trabalhar a tempo inteiro optou por sair do café para se dedicar a 100% à rádio. Mais à frente, explora-se minuciosamente esta parte da vida do lousadense. 

Após dois anos saiu da Rádio Pirata de Lousada e entrou numa empresa de construção civil e obras públicas. “Na época, era uma sociedade muito grande e conceituada em Lousada”, sublinha. O tempo foi passando e continuava no mesmo ramo. No entanto, anos mais tarde esta entrou em insolvência e fechou. Posto isto, foi para outra firma da mesma área em Viseu. 

Quando se mudou para a nova empresa situada no Centro de Portugal, rodeada por serras e pelos rios Vouga e Dão, necessariamente passou menos tempo na sua terra natal. “A zona mais incidente das obras era no Alentejo”, conta. Dadas as circunstâncias, passava mais tempo fora do que em casa pois só regressava de 15 em 15 dias. 

O período passou e, desde março de 2019, encontra-se a trabalhar na Câmara Municipal de Lousada como assistente operacional de motorista de pesados. 

Desde cedo começou a trabalhar e, infelizmente, viu-se desempregado. Mas, nessa altura decidiu inscrever-se na Escola Profissional de Felgueiras em Cursos de Educação e Formação. Desta forma, obteve equivalência ao 9º ano de escolaridade. 

Falando agora da sua verdadeira paixão. A Rádio Pirata de Lousada, da qual fez parte, situava-se na Rua Eng.º Amaro da Costa. O prédio cor de rosa à beira do antigo restaurante Tico Tico foi o palco dos inúmeros programas que fez. 

Estúdios Rádio Lousada FM 8 no tempo das rádios piratas

Corria o ano de 1988 quando decidiu por opção própria abandonar a Rádio Pirata de Lousada. De acordo com o próprio, foi numa altura em que este meio de comunicação marginal estava a entrar em crise. Isto é, este modelo de negócio estava a encerrar em todo o lado. Todavia, não foi a única razão para ter abandonado. “Fui convidado para ir trabalhar para uma empresa e disseram-me que tinha de ir logo senão perdia a oportunidade”, confessa. Paulo trocou o incerto pelo certo. 

O lousadense nunca mais esteve em nenhuma rádio física, porém, confessa que gostava de fazer desta a sua atividade profissional. Apesar deste seu desejo, nunca procurou. Assim sendo, conciliou sempre a sua profissão com a rádio, o seu hobbie. 

Em 2016, decidiu criar a Rádio Lousada online que se trata de um projeto que não traz benefícios financeiros, porém, é realizado com bastante gosto. Caracteriza-se por ser uma estação de rádio online, transmitida desde Lousada. 

O objetivo desta é difundir a música portuguesa e promover eventos sociais e culturais locais. A ideia desta criação surgiu após um convite que recebeu para fazer parte de uma rádio online orientada por dois emigrantes. “No início pensei que fosse mais dispendioso, mas após passar pela experiência tirei outras conclusões”, salienta. 

Uma vez que ficou com outra perspetiva, decidiu aventurar-se. Atualmente, paga pelo servidor, direitos de autor e pelo website. A par do website possui também dois blogs, um canal de Youtube, uma página e vários grupos no Facebook. 

Equipa Rádio Lousada Online

“Quero agradecer ao Fernando Nicolau que me acompanhou logo de início neste meu projeto, Rádio Lousada Online, fazendo emissões em direto. E também agradecer ao Rodolfo Tomás e à Maria Miguel de Santa Maria da Feira”, afirma. 

“Amar é ser feliz” é um dos nomes dos seus grupos no Facebook. Inicialmente, este auferia outro nome, porém, não havia muita aderência de membros. Posto isto, alterou para o acima referido e as pessoas começaram a aderir com mais frequência, dado que este é mais chamativo. E, não é ao acaso, porque para Paulo fazer rádio é também ser feliz. 

Paulo no estúdio móvel da Lousaradio

“Uma rádio local faz muita falta”, afirma. No meio desta afirmação, recorda o desaparecimento de Rui Pedro e acredita que uma rádio local teria ajudado na investigação. Seria uma mais valia nesta vertente, assim como noutras. “Ajudava a divulgar a nível concelhio o que é feito e acontece nas freguesias”, refere. 

Paulo sente saudades dos tempos antigos onde se fazia tanto com tão pouco. O gira discos, o leitor de cassetes, a mesa de mistura… são materiais recordados por este. Além do mais, relembra um programa de divulgação das primeiras páginas do jornal. “Dirigia-me à papelaria mais próxima e pedia o jornal emprestado para ler aos ouvintes”, conta. 

Na locução

Os tempos mudaram e a evolução da tecnologia proporcionou novas formas de fazer rádio, contudo a essência perdura, segundo o próprio. 

“Comunicar com os lousadenses e informá-los é a minha paixão”, salienta. O lousadense encontra-se sempre disponível para ajudar no que for preciso, principalmente, na divulgação do melhor que acontece em Lousada. Os seus tempos livres são passados em frente ao computador, na medida em que procura atualizar ao minuto todos os leitores/ouvintes. 

Gosta de ajudar o próximo e, por vezes, sai prejudicado. Contudo, nunca se arrepende de fazer o bem pelo próximo. Relativamente a Lousada, vila onde cresceu e vive, aprecia-a com particularidade. “O facto de saber o que é sentir saudades da minha terra faz com que dê outro valor a esta”, conclui Paulo Ribeiro.

Paulo Ribeiro na assistência técnica

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Artur Faria demite-se da Caixa Agrícola

Artur Faria, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras...

Município integra projeto 2030 Youth Vision

"Queres construir um mundo mais justo e sustentável?" é a designação da iniciativa que vai ser...

Era uma vez uma praça do Românico (parte II)

Construtor contesta anulação da obra No seguimento da reportagem publicada na nossa edição...

AGRADECIMENTO

MARIA LUISA PAULA PEREIRA DE BESSA MACHADO (22 de Agosto 1947 a 11 de Setembro 2023) A família...

Apresentação do 6.º volume da Revista Lucanus

O 6.º volume da Revista Lucanus - Ambiente e Sociedade vai ser apresentado no dia 21 de setembro,...

Conferência sobre Inovação em Paisagens Rurais

Vai realizar-se amanhã, 20 de setembro, a conferência sobre Inovação em Paisagens Rurais. O evento...

Siga-nos nas redes sociais