Convívio de celebração da amizade entre Lousada e Tulle (França)

Aproveitando uma viagem de férias dos amigos Domingos e esposa La Sallete, emigrantes em Tulle (França), a associção dos Jovens Maduros de Lousada organizou um jantar de homenagem, onde o referido emigrante foi agraciado pelo Presidente da Câmara, Pedro Machado, com uma lembrança, e a esposa com um ramo de flores.

O evento além de homenagear o casal serviu também para homenagear todos os restantes elementos da  associação de futebol de veteranos de Tulle.

Este relacionamento nasceu em Outubro de 1995, com  a geminação entre as duas localidades, durante o mandato de Jorge Magalhães. Desde essa data foram criados laços de amizade entre os veteranos Jovens Maduros de Lousada e os Veteranos da Cidade de Tulle. Todos os anos, anteriores à pandemia realizavam-se jogos amigáveis e convívios em Tulle e em Lousada. 

Um dos promotores desta relação e co-fundador do movimento associativo e desportivo em apreço é José Ferreira, que se refere aos homenageados como “pessoas que sempre nos receberam principescamente em sua casa, mas também quero recordar aqui uma pessoa por quem temos muita gratidão e amizade, o saudoso Fernando, natural de Felgueiras , emigrante em Tulle, onde era altamente considerado pela comunidade portuguesa e francesa, grande  dirigente do Partido Comunista Francês , e que sempre nos recebeu com muito carinho”.

O conhecido “Ferreira da Agência” recordou que “o Fernando era um homem que tirava a sua camisa para a dar ao amigo e relembro a excelente feijoada que ele e o seus colegas de  partido cozinharam na primeira vez que fomos a Tulle, num repasto onde estiveram representantes da Câmara Municipal de Lousada e o nossos saudosos  Dr. Mário Fonseca  e esposa D. Amélia e que nos segredaram que foi preciso sair do país onde esta iguaria é rainha para saborear a melhor feijoada que até então tinham comido”.                                                                 

Outra pessoa bastante aclamada neste evento foi “o nosso amigo Silva, que foi um dos fundadores da geminação e que organizou algumas viagens e jogos e trouxe também  a Associação de Tulle a Lousada. Não posso deixar de referir outras pessoas que fortalecem este movimento de amizade: o Augusto e a esposa Olga, que sempre nos receberam muito bem,  colocando  inclusive à nossa disposição o hotel de que são proprietários. Também de louvar a Conceição e marido Adolfo, que com a sua alegria e vitalidade nos receberam em sua casa com almoços e lances  inesquecíveis. O nosso amigo Teixeira também sempre nos apoiou nas deslocações e outros que merecem a nossa gratidão e por lapso não me recordo agora”, acrescentou José Ferreira.

MEMÓRIAS DA GEMINAÇÃO

No referido jantar, que decorreu numa unidade hoteleira da Senhora Aparecida, foram recordados alguns momentos inesquecíveis, nomeadamente o primeiro encontro em Tulle, há cerca de 35 anos. “Nessa estreia, ficamos na camarata de um colégio, e como é natural, todos juntos, não conseguimos dormir, a atirar travesseiras uns aos outros e escorregar com os lençóis nos corredores, brincadeiras de juvenis praticadas por adultos”, recordou com saudade.   

“Na primeira vez que o Sr. Domingos nos recebeu, ao entrar na sua casa, lindíssima, situada num lugar paradisíaco um dos colegas ao deparar-se com a mesa recheada à nossa frente , exclamou «vou ficar aqui para sempre!», pois tão bom era o cenário”, relatou José Ferreira.

Foi um encontro enriquecedor dos laços de amizade deste movimento, que extravasa as esferas da cultura e do desporto. É também uma forma de enaltecer a coragem de pessoas que deixaram a sua terra, emigraram para um país,  com outra língua, com outra cultura, criaram, com muito sacrifício e poupança, riqueza e prestigio , criaram famílias de que se podem orgulhar, mantendo laços de amizade como estes que aqui se relevam.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Grande polo de formação desportiva

ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E DESPORTIVA DE ROMARIZ Fundada em 1977, a Associação Recreativa e...

Mentes Brilhantes para abordar Cibersegurança

No dia 30 de novembro, quinta-feira, realiza-se uma nova edição de Mentes Brilhantes com o tema...

População pressiona Câmara para reabrir avenida Sr. dos Aflitos ao trânsito

PROBLEMAS DA CIRCULAÇÃO AUTOMÓVEL EM LOUSADA São várias as reclamações e sugestões que se colhem...

Nunca é tarde para realizar sonhos e concretizar projetos

JOSÉ FERREIRA NETO O “bichinho” da pintura esteve quase sempre presente na intensa vida artística...

Cecília Mendonça é uma super atleta

COMEÇOU NA PATINAGEM E ESTÁ NO TRIATLO Mãe de dois filhos, Francisco (5 anos) e Duarte (3 anos),...

«WE ARE» renovam oferta musical em Lousada

A MAIS RECENTE BANDA EM LOUSADA Por norma os músicos começam por praticar em estúdio ou sala de...

Tenham medo, muito medo, da Dark Web

A PROFUNDEZA OBSCURA DA INTERNET Cada vez mais a Internet é um mundo de oportunidades conhecidas e...

Inauguração da exposição “Unidos Venceremos!” com Pacheco Pereira

No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, vai ser inaugurada, hoje, 24 de novembro,...

Pedaladas Solidárias é o podcast de Joaquim Aires, com a assinatura d’O Louzadense

Em cada episódio, Joaquim Aires terá um convidado, para mergulhar em histórias inspiradoras de...

Editorial 109 | Podcasts O Louzadense

O jornal O LOUZADENSE tem vindo a afirmar-se de forma crescente e notória na nossa comunidade. É...

Siga-nos nas redes sociais