Convívio de celebração da amizade entre Lousada e Tulle (França)

Aproveitando uma viagem de férias dos amigos Domingos e esposa La Sallete, emigrantes em Tulle (França), a associção dos Jovens Maduros de Lousada organizou um jantar de homenagem, onde o referido emigrante foi agraciado pelo Presidente da Câmara, Pedro Machado, com uma lembrança, e a esposa com um ramo de flores.

O evento além de homenagear o casal serviu também para homenagear todos os restantes elementos da  associação de futebol de veteranos de Tulle.

Este relacionamento nasceu em Outubro de 1995, com  a geminação entre as duas localidades, durante o mandato de Jorge Magalhães. Desde essa data foram criados laços de amizade entre os veteranos Jovens Maduros de Lousada e os Veteranos da Cidade de Tulle. Todos os anos, anteriores à pandemia realizavam-se jogos amigáveis e convívios em Tulle e em Lousada. 

Um dos promotores desta relação e co-fundador do movimento associativo e desportivo em apreço é José Ferreira, que se refere aos homenageados como “pessoas que sempre nos receberam principescamente em sua casa, mas também quero recordar aqui uma pessoa por quem temos muita gratidão e amizade, o saudoso Fernando, natural de Felgueiras , emigrante em Tulle, onde era altamente considerado pela comunidade portuguesa e francesa, grande  dirigente do Partido Comunista Francês , e que sempre nos recebeu com muito carinho”.

O conhecido “Ferreira da Agência” recordou que “o Fernando era um homem que tirava a sua camisa para a dar ao amigo e relembro a excelente feijoada que ele e o seus colegas de  partido cozinharam na primeira vez que fomos a Tulle, num repasto onde estiveram representantes da Câmara Municipal de Lousada e o nossos saudosos  Dr. Mário Fonseca  e esposa D. Amélia e que nos segredaram que foi preciso sair do país onde esta iguaria é rainha para saborear a melhor feijoada que até então tinham comido”.                                                                 

Outra pessoa bastante aclamada neste evento foi “o nosso amigo Silva, que foi um dos fundadores da geminação e que organizou algumas viagens e jogos e trouxe também  a Associação de Tulle a Lousada. Não posso deixar de referir outras pessoas que fortalecem este movimento de amizade: o Augusto e a esposa Olga, que sempre nos receberam muito bem,  colocando  inclusive à nossa disposição o hotel de que são proprietários. Também de louvar a Conceição e marido Adolfo, que com a sua alegria e vitalidade nos receberam em sua casa com almoços e lances  inesquecíveis. O nosso amigo Teixeira também sempre nos apoiou nas deslocações e outros que merecem a nossa gratidão e por lapso não me recordo agora”, acrescentou José Ferreira.

MEMÓRIAS DA GEMINAÇÃO

No referido jantar, que decorreu numa unidade hoteleira da Senhora Aparecida, foram recordados alguns momentos inesquecíveis, nomeadamente o primeiro encontro em Tulle, há cerca de 35 anos. “Nessa estreia, ficamos na camarata de um colégio, e como é natural, todos juntos, não conseguimos dormir, a atirar travesseiras uns aos outros e escorregar com os lençóis nos corredores, brincadeiras de juvenis praticadas por adultos”, recordou com saudade.   

“Na primeira vez que o Sr. Domingos nos recebeu, ao entrar na sua casa, lindíssima, situada num lugar paradisíaco um dos colegas ao deparar-se com a mesa recheada à nossa frente , exclamou «vou ficar aqui para sempre!», pois tão bom era o cenário”, relatou José Ferreira.

Foi um encontro enriquecedor dos laços de amizade deste movimento, que extravasa as esferas da cultura e do desporto. É também uma forma de enaltecer a coragem de pessoas que deixaram a sua terra, emigraram para um país,  com outra língua, com outra cultura, criaram, com muito sacrifício e poupança, riqueza e prestigio , criaram famílias de que se podem orgulhar, mantendo laços de amizade como estes que aqui se relevam.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Tanto talento e humildade numa pessoa só

JOÃO DA MOTA TEIXEIRA Este cristelense de 78 anos tem tanto de discreto e humilde como de talento...

Estradas esburacadas 

ACONTECE UM POUCO POR TODO O CONCELHO As chuvas intensas que caíram neste inverno contribuíram...

“O Julgamento do Natal”

Nos dias 22 e 23 de março, a Nova Oficina de Teatro e Coral de Lousada, para finalizar o Dia do...

COPAGRI CONTINUA COM LITÍGIO INTERNO

“Arrumar a casa” para investir no supermercado, mas anterior direção insiste com ação judicial Por...

Adriano Rafael Moreira é o novo Secretário de Estado do Trabalho

TERCEIRO LOUSADENSE NUM GOVERNO CONSTITUCIONAL A tomada de posse de Adriano Rafael Moreira,...

Editorial 118 | Um lousadense no Governo de Portugal

Não é todos os dias que temos um lousadense no Governo de Portugal, sendo, por isso, motivo de...

~ in memoriam ~

Armando José Gonçalves da Costa (1946 – 2024) Faleceu a 26 de Março o estimado dono do Mini...

Lousada recebe o Mega Sprinter

Lousada recebe, nos dias 19 e 20 de abril, o XVIII Mega Sprinter. A atividade envolve 25 comitivas...

Seminário da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa

Lousada recebe o III Seminário da Unidas — Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega...

Noites da Juventude apresentam We Are

O segundo evento no âmbito das Noites da Juventude realiza-se dia 12 de abril. A partir das 22h00,...

Siga-nos nas redes sociais