por | 23 Set, 2022 | Educação

Entrevista ao Dr. António Augusto Silva: Vereador do Pelouro da Educação

O ano letivo 2022/2023 arrancou com todo o entusiasmo há poucos dias e, nesta perspetiva, O Louzadense procurou saber as pretensões do Município de Lousada em relação a vários assuntos de cariz escolar. O primeiro tema abordado foi o envolvimento e os recursos da rede municipal na educação. 

“O peso do setor da educação no Município de Lousada é extremamente elevado, na medida em que a maioria dos trabalhadores do Município estão alojados nas escolas”, principia. São algumas as novas providências neste regresso às aulas, por exemplo, as refeições desde o pré-escolar até ao 12º ano de escolaridade. Antigamente empresas prestavam este serviço, porém, o descontentamento fazia-se sentir. Desta forma, decidiram internalizar a preparação dos almoços numa das escolas. “Estamos numa fase experimental onde a produção é realizada na EB 2,3 de Nogueira”, sublinha. 

As obras são também um ponto na qual o Município intervém. Nos anos transatos realizaram-se trabalhos na EB 2,3 de Lousada Centro e, neste momento, estão a decorrer intervenções na EBS de Lousada Oeste, em Nevogilde, na EBS Lousada Norte, em Lustosa, na EB Lousada Este, Caíde de Rei, e na EB da Boavista, em Silvares.

Além das obras o Município tem a seu cargo todo o transporte escolar. Esta é uma medida já existente onde a maioria dos autocarros estão internalizados e os restantes pertencem a carreiras públicas. Contudo, os passes para os alunos são oferecidos. Para mais, o material escolar é cedido a alunos que tenham alguma carência económica através de um voucher em que podem trocar pelos utensílios que necessitarem. 

O plano anual de atividades, como nos anos anteriores, continua extremamente vasto para toda a comunidade escolar: alunos, professores, pais e pessoal não docente. São vários os exemplos que se poderiam enumerar: jornadas da educação; ações de formação; encontros com figuras conhecidas; CINANIMA (Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho); Ciência no Parque; Aprendiz por 1 dia; entre tantos outros programas.

Continuando no panorama das atividades que o Município oferece. No início do ano letivo é dispensado um material (flyer) aos jovens onde podem verificar toda a oferta escolar e desportiva e para as crianças do pré-escolar e primeiro ciclo é dispensado o apelidado: “Passaporte Lousada”. Este último, respetivamente, encontra-se na 5º edição e trata-se de um interessante documento que contém informações úteis para os pais e um conjunto de atividades com as respetivas datas/locais. Ademais, os miúdos podem validar a sua presença e um determinado número de aparições dá-lhes direito a um brinde. “O Município procura estimulá-los e, sobretudo, que a linguagem utilizada seja apelativa”, confessa. 

Quanto às atividades de enriquecimento curricular, o Dr. António Augusto afirma que o Município faz um enorme investimento no que diz respeito às mesmas pois acreditam muito na sua importância. Estas são financiadas pelo Ministério da Educação, porém, aquilo que se investe em Lousada é superior ao valor recebido. Filosofia para crianças, aprender a andar de bicicleta, introdução ao xadrez, ilustração, mandarim … são exemplos de programas que exigem um esforço financeiro gigantesco. Existe uma atividade que fica bastante dispendiosa, mas conforme o próprio é estratégica: a natação para o 1º ciclo de ensino. A mesma obriga à existência de um autocarro, motorista, dois vigilantes e senhoras nos balneários para que o contacto com a água seja realizado da melhor forma possível. 

Além disto, o  município dispõe de um conjunto de projetos europeus financiados a 100% pela comunidade europeia em várias áreas: educação, cultura, desporto, ambiente, etc. Na educação permite que sejam implementados alguns serviços, nomeadamente: a literacia emergente que ajuda no desenvolvimento de competências nas crianças do pré-escolar. Há também o projeto DICAS, abordado na edição 76º, que é realizado de forma transversal a todos os ciclos de ensino. 

Para o presente ano letivo existe um projeto tripartido (Câmara de Lousada, Conservatório do Vale do Sousa e a Escola Básica e Secundária de Nevogilde) na qual é depositado muito crer. Trata-se de uma orquestra escolar que funcionará apenas na escola referida, uma vez que foi a escolhida por ser a entidade com o maior número de alunos com escalão A e B. Este foi aprovado pelo Ministério da Educação e o Município entrará com o financiamento para a aquisição de todo o material. 

“Temos uma vastidão de programas, feitos alguns deles através do orçamento municipal e outros suportados por fundos europeus a projetos que nos candidatamos”, declara. 

Como é feita a articulação entre o Município e os quatro Agrupamentos de Escolas? Há vários graus de articulação, de acordo com o Vereador. Existe um conselho municipal da educação onde os agrupamentos são representados pelos seus diretores e neste as reuniões são periódicas pois a quantidade de serviços exige tal proximidade. Contudo, há também articulações mais pontuais que dizem respeito às ofertas educativas, às manutenções, etc. “No fundo, existe um contacto permanente com as escolas”, salienta. 

É também realizada uma articulação com os encarregados de educação através do canal Portal da Educação. Os pais conseguem marcar refeições para os filhos, consultar atividades, entre outras coisas, ou seja, trata-se de uma ligação informática onde é transmitida a maior parte das informações. Ademais, o Município divulga várias notícias nas suas redes sociais e as próprias escolas acabam por divulgá-las nos estabelecimentos. “Temos sempre as portas abertas para receber algum encarregado de educação, bem como associações de pais”, reforça. 

“A minha visão quanto a este novo ano letivo será de grandes desafios, sobretudo, de natureza administrativa”, conta. Os anos transatos têm sido desafiantes devido às condições sanitárias, porém, este por outras razões também será. O Município encontra-se a trabalhar com as verbas estabelecidas no ano de 2018, contudo desde então muita coisa se alterou. Outro desafio constante é manter toda a oferta educativa, mas é um investimento que vale todo o esforço, pois as crianças e os jovens são o principal ativo. 

“Desejo, fundamentalmente, que sejam felizes e que essa felicidade passe por estudar e aproveitar um conjunto de atividades que o Município oferece”, finda o Vereador do Pelouro da Educação com uma mensagem para os alunos. 

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

A  memória e a literatura

Há uns tempos e a propósito de um Colóquio Internacional em que participei na Sorbonne, em Paris,...

“Fecharam-nos muitas portas, mas temos tudo controlado”

COMISSÃO DE FESTAS DO SENHOR DOS AFLITOS 2024 Em janeiro deste ano, Paulo Magalhães, Daniel Pires...

Cartaz de arromba nas festas de Lustosa

SÃO TIAGO É COMEMORADO DE 25 A 28 DESTE MÊS A comissão de festas de Lustosa é formada por mais de...

Festas Grandes em honra do Senhor dos Aflitos

A Vila já está iluminada lembrando as Festas Grandes, que têm um dos grandes momentos na...

Lousada no pódio europeu de árvores plantadas em Portugal

O Município de Lousada ocupa o primeiro lugar nacional, ao abrigo da iniciativa europeia da...

Votações para o OPJ até dia 8 de agosto

Até dia 8 de agosto estão em votação as 12 propostas apresentadas no âmbito do Orçamento...

Ações de sensibilização com a Liga Portuguesa Contra o Cancro

O Município de Lousada associou-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte,...

NÍVEL ELEVADO NO SUPERCROSS EM LUSTOSA

As grandes emoções do Supercross estiveram em Lustosa (Lousada), numa noite memorável. A pista do...

Quarteto Metralha animam festas e romarias

LOUSADA TEM CADA VEZ MAIS GRUPOS DE BOMBOS Os bombos são uma tradição bem portuguesa e em Lousada...

Verónica Parente apresenta a exposição “Horizontes de Cores” no Cais Cultural de Caíde de Rei

O Cais Cultural de Caíde de Rei acolherá a exposição "Horizontes de Cores", da artista Verónica...

Siga-nos nas redes sociais