por | 23 Set, 2022 | Educação

Novo ano letivo no concelho de Lousada

O ano letivo começou em meados de setembro, mas os preparativos da comunidade escolar iniciaram logo no início do mês. A emoção e a angústia são sentimentos habituais no regresso às aulas. O Louzadense contactou os quatro diretores dos Agrupamentos de Escolas de Lousada para darem o seu testemunho sobre assuntos importantes a nível escolar.

1. O que reserva o próximo ano letivo 2022/2023?

2. Existem mudanças na implementação da educação nos vários graus do ensino, em comparação aos anos anteriores?

3. Deixe uma mensagem entusiasta aos discentes acerca do regresso às aulas. 

Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste

A Diretora, Luísa Lopes

1 – Acima de tudo, muita vontade de voltar à escola sem todas as restrições dos últimos 2 anos, devido à pandemia. É a vontade de estar com as pessoas, de fazer o que sempre fizemos, de ter aquilo a que já chamamos de “uma vida normal”… Não quer isto dizer que a escola não continue a adotar e a incentivar o uso de medidas básicas de proteção, mas já não vamos ter todas as restrições que a Covid-19 nos obrigou a implementar.

Estou convencida que o ano letivo 2022/2023 também trará a consciência – tanto a alunos, como professores e funcionários – que, definitivamente, não podemos considerar nada como garantido… Temos que aproveitar os ensinamentos que a situação pandêmica nos facultou, pelo que acho que todos encaramos este ano letivo com espírito positivo e de entreajuda, com vontade de aprender e ensinar.

Relativamente aos utentes da Escola Básica e Secundária, o ano letivo também será marcado por muita resiliência, paciência e constante adaptação, devido aos naturais constrangimentos de uma escola em obras. Mas todos os constrangimentos valerão a pena!

Uma última palavra para referir que o início do ano letivo arrancou com todos os professores colocados, em todas as escolas do agrupamento.

2 – A grande alteração em relação aos 2 últimos anos é, definitivamente, a não adoção de todas as medidas de proteção decorrentes da Covid. É o voltar ao contacto presencial, ao ensinar e aprender lado a lado, sem um ecrã a servir de intermediário à interação. O contacto físico e a proximidade são importantes e, em certas idades, mesmo fundamentais. Vamos fazer tudo para que também neste ano se consiga reverter os eventuais danos/sequelas que a Covid deixou, principalmente nas crianças e alunos mais jovens. E é óbvio que, como sempre, contamos com todos os professores e famílias dos alunos, sem esquecer todos os restantes profissionais que trabalham nas escolas.

Outras mudanças na educação, há sempre… Todos os dias aprendemos coisas diferentes e todos os dias ensinamos coisas diferentes. Sendo a escola uma sociedade em ponto reduzido, as interações da sociedade também se refletem e reproduzem nas escolas. Vamos continuar a dar voz ativa aos alunos e tudo fazer para, aliado ao conhecimento académico, dotá-los também de ferramentas para que sejam cidadãos responsáveis, com sentido crítico, criando hábitos e valores de cidadania democrática. 

O agrupamento faculta desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, sem esquecer o ensino profissional, com cursos de Vitrinismo, Eletricidade e Painéis Fotovoltaicos.

3 – A vida é feita de etapas e de aprendizagens. Vem viver mais esta etapa que agora se inicia. Traz energia e vontade de superar! Contamos contigo!

A Diretora, Luísa Lopes

Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca

A Diretora, Ernestina Sousa

1 – O agrupamento Dr. Mário Fonseca conta com mais de 1600 alunos distribuídos por 11 estabelecimentos escolares, 160 docentes e 90 funcionários entre Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos. 

Este ano, na senda dos últimos, aumentamos uma turma da educação pré-escolar, duas do primeiro ciclo e uma do nono ano. 

Os alunos dos 3 aos 18 anos frequentam a educação pré-escolar, a escolaridade básica com ensino secundário (Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades e Ciências Económicas) e ensino Profissional. Conta ainda com um Centro Qualifica na EBS Lousada Norte.

A base humanista é o ponto mais forte no desenvolvimento das atividades escolares, nos projetos e currículo formal. 

A educação para todos, consagrada como primeiro objetivo mundial da UNESCO, obriga à consideração da diversidade e da complexidade como fatores a ter em conta ao definir o que se pretende para a aprendizagem dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. O nosso agrupamento não é exceção e temos conseguido, sempre, alcançar objetivos desafiadores de sucesso, de diversificação de percursos e de alcance da entrada no ensino superior. Os motivos de orgulho são inúmeros.

O lema da nossa Missão vem de encontro a estes princípios: As escolas  e  jardins  do agrupamento promovem  a  vivência  de  uma  dinâmica  comum  na  qual  se valorizam  os  princípios  da  moral,  educação,  civismo,  proatividade e  empreendedorismo.  A Escola  faz  a diferença  no  seio  da  sua  comunidade  educativa,  envolvendo-a,  minimizando  o  distanciamento existente relativamente aos meios privilegiados e favorecidos da sociedade. A Escola aproxima a  realidade  concreta  da  realidade  desejável  que  queremos  para  os  nossos alunos. 

Educar, integrar e  formar  para  a  cidadania  todos  os  alunos  dotando-os  dos  valores  que caracterizam uma cidadania ativa, interventiva e crítica consciente do papel social do indivíduo.

2 – Relativamente aos últimos anos, mantém-se a preocupação na Qualidade não apenas do ensino, mas muito mais importante, das aprendizagens realizadas, concretamente, pelos alunos. Ensinar sem que o aluno aprenda não vale nada, logo, apostamos na Qualidade das aprendizagens efetivamente realizadas, na motivação para a escola, no gosto pelas diferentes literacias, essenciais para aprendizagens bem consolidadas. 

O Projeto Educativo do agrupamento projeta/apresenta medidas de iniciativa interna inovadoras, promotoras do sucesso educativo a que nos propomos, tais como: projetos baseados em metodologia de projeto e/ou outras metodologias igualmente aliciantes, nas aulas de campo, na experimentação, no gosto pelas línguas estrangeiras, … ; a coadjuvação nas turmas de 4.º ano pelos docentes do 2.º ciclo nas disciplinas de matemática e português; as horas de coadjuvação em sala, nas turmas do primeiro, segundo e terceiro anos de escolaridade; os desdobramentos das turmas nas disciplinas de inglês e matemática em todas as turmas do segundo e terceiro ciclos; o Plano de Articulação Curricular que explana os conteúdos disciplinares transversais relevantes que são explorados de forma transdisciplinar; o Serviço de Psicologia e Orientação com os diversos projetos em andamento; os clubes; o teatro; a AEMF TV; a rádio escola; a participação em projetos nacionais e internacionais como são exemplo o Erasmus e Etwinnig; o  Plano Nacional das Artes; o BioEscola; o Projeto de Educação para a Saúde; o Plano de Desenvolvimento Digital da Escola; o projeto dos manuais digitais; o Desporto Escolar; a Biblioteca Escolar; a participação em concursos internos, concelhios, nacionais; o Conselho Consultivo de alunos e tantos outros …

Enfim, tudo gira em volta da felicidade em querer aprender, e ensinar aos alunos o quanto estudar compensa. Pretende-se explorar, em cada aluno, o seu potencial, desenvolvendo as suas capacidades e melhorando as suas fragilidades. Cada aluno deve seguir o seu percurso na certeza de que o caminho que faz é o que lhe convém, é o que lhe traz mais conforto e bem-estar. Quer no prosseguimento dos estudos quer na via profissional, os alunos têm que sair da escola preparados para o mundo que escolheram munidos das melhores bases, dos melhores alicerces.

3 – Neste novo ano que agora começa, façamos tudo o que está ao nosso alcance para atingirmos os nossos objetivos. Aos alunos, pais e comunidade educativa, desejamos que seja mais um ano muito positivo, durante o qual a perceção da evolução como seres humanos seja evidente. Da Escola devem esperar um ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, onde os alunos adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar para poderem responder às múltiplas exigências destes tempos de imprevisibilidade e de mudanças tão aceleradas.

A Escola somos todos nós: professores, alunos, pais e funcionários. Ninguém funciona isolado, ninguém tem sucesso sozinho! Juntos faremos com certeza a diferença!

Bem-vindos a mais um ano escolar!

A Diretora, Ernestina Sousa

Agrupamento de Escolas Lousada Este

O Diretor, Orlando Pereira

1 – Alguma incerteza, quanto ao evoluir da pandemia, que nos últimos anos condicionou aprendizagens dos nossos alunos e obrigou os nossos docentes a refazer métodos e técnicas de ensino/aprendizagem;

Aposta na recuperação e consolidação de aprendizagens, não realizadas,  através de uma melhor gestão dos recursos humanos existentes;

Muita confiança no bom desempenho profissional de todos os docentes deste AELE e na melhor colaboração dos nossos parceiros, nesta missão de educar para o futuro, cada vez mais incerto.

2 – Interrompida nos últimos dois anos, por efeitos da pandemia, a aposta na valorização das artes e as expressões artísticas para o desenvolvimento integral dos nossos alunos, geralmente relegada para segundo plano na implementação do currículo escolar, no presente ano letivo, integra a matriz curricular do segundo ciclo, para todos os alunos do quinto e sexto anos, a área de Cinema de Animação, como Complemento à Educação Artística. O Teatro, como Oferta Complementar, integra a matriz curricular do terceiro ciclo, para todos os alunos dos sétimo, oitavo e nono anos de escolaridade.

3 – Caros jovens, alunos do Agrupamento de Escolas Lousada Este, todo o corpo docente está implicado na construção e adoção de um novo olhar que privilegie o relacionamento horizontal e colaborativo, tanto das matérias como nas competências, no sentido da concretização do vosso desenvolvimento individual, enquanto pessoa única, com identidade e valor, que deve contribuir para uma melhor sociedade do futuro.

O Diretor, Orlando Pereira

Agrupamento de Escolas de Lousada

O Diretor, Filipe Silva

1 – Sem certezas quanto à evolução da doença Covid-19, e dentro dos condicionalismos existentes, o Agrupamento de Escolas de Lousada preparou este regresso às aulas com normalidade, porém com cuidado e com a certeza em continuar o desafio de ensinar e aprender numa atmosfera de alerta.

O ano letivo de 2022/2023 reserva-nos ainda algumas incógnitas, nomeadamente a receção e a integração dos docentes com manifestas dificuldades de trabalho (anteriormente, em mobilidade por doença) e proceder à respetiva substituição e a transferência de competências para a autarquia. Confrontamo-nos, ainda, com a sobrecarga de plataformas eletrónicas que temos de preencher.

2 – Relativamente à implementação da educação nos vários graus de ensino, não existem grandes alterações em comparação com os anos letivos anteriores. No entanto, o Agrupamento aderiu ao projeto-piloto Manuais Digitais, com duas turmas do 8.º ano. Os alunos destas turmas utilizarão apenas os meios digitais para terem acesso aos manuais, podendo trabalhar nos modos online ou offline.

3 – Uma nova caminhada nos espera e quero, desde já, dirigir a todos uma calorosa saudação de boas-vindas a este Agrupamento de Escolas de Lousada; um espaço onde cada aluno é único e importante, onde juntos construímos uma comunidade educativa com identidade! Com passos ambiciosos e audazes, sempre à procura de caminhos para o sucesso.

O Agrupamento de Escolas de Lousada tem já o seu lugar demarcado, um cunho permanente na educação e formação na região, onde se constitui como um território educativo e no qual é possível pensar, interagir, incentivar, inovar e acreditar… onde é possível dar asas ao sonho. E esta conquista é fruto de muita dedicação, trabalho, resiliência e emoção.

Queremos que a marca indelével que acreditamos deixar em todos – alunos, professores, pessoal não docente, pais, encarregados de educação, parceiros – no que respeita à transmissão de valores, ao exercício de cidadania e aos bons momentos aqui vividos, esteja presente nas etapas mais importantes da vida de cada um.

Pois, tal como a vida, a escola é um local para se ser feliz!

Bom ano letivo!

O Diretor, Filipe Silva

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

“Se calhar um dia farei Lousada-Roma, igualmente com sentido de solidariedade”

A iniciativa de Joaquim Aires foi triunfal O lousadense Joaquim Aires está de parabéns no...

Corrida de Homenagem a José Magalhães no dia 1 de outubro

No dia 1 de outubro, domingo, vai realizar-se a Corrida de Homenagem a José Magalhães. As...

Competências parentais: perceções de reclusas que vivem com os filhos na prisão

Opinião de Íris Pinto*, Mestre em Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante O presente...

Fontenário da Sedoura (Boim): memória a preservar.

Há na paisagem edificada um sem número de memórias que me fazem estacar sempre que me deparo com...
Andreia Moreira

Há mar e mar, …mas é tempo de Regressar

Setembro é, por norma, o mês de regressar: regressar às rotinas habituais, ao trabalho e, claro,...

Agrupamento de Escolas de Lousada vence “Concurso 50 Livros”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura

A colaboração é o Santo Graal do professor bibliotecário. Jonhson (2004) Uma biblioteca “recheada”...

Gonçalo Ribeiro vence no Estoril Campeonato Nacional de Velocidade

A quinta jornada pontuável para o Campeonato Nacional de Velocidade 2023 decorreu este...

REVIRAVOLTA MANTÉM LOUSADA INVENCÍVEL

A AD Lousada recebeu e venceu a formação do Águias de Eiriz por 2-1, num jogo difícil mas...

Praça D. António de Castro Meireles

No coração da Vila, esta praça está circundada pela praça da República, rua Visconde de Alentém e...

Firmino Mendonça, o cafeteiro mais antigo

O cinquentenário Café Paládio é uma espécie de instituição comercial em Lousada e tem Firmino...

Siga-nos nas redes sociais