por | 4 Out, 2022 | Associativismo, Sociedade

Caíde de Rei Sport Clube

O Caíde de Rei Sport Clube foi fundado a 24 de Fevereiro de 1977 por vontade de um grupo de boa gente. Este ano comemoram 45 anos de existência e no dia 26 de agosto realizaram uma gala que contou com diversos momentos deslumbrantes e emotivos. Adjetivos estes que caracterizam na integridade a associação. Conheça ao pormenor as características deste evento e, sobretudo, a história deste clube aos olhos do atual Presidente, Fernando Madureira. 

Fernando Agostinho de Sousa Madureira concedeu uma entrevista ao jornal “O Louzadense” na qualidade de Presidente do Caíde de Rei Sport Clube desde a época 2019/2020. Natural de Caíde de Rei, este cidadão pertenceu ao clube da terra desde as camadas jovens até aos seniores. Porém, o seu percurso foi interrompido devido a uma lesão. Anos mais tarde, regressou à equipa dos Masters. 

Fernando Madureira, o Presidente

A partir de então, dá-se a continuidade da sua presença no clube. No ano de 2019 não havia direção por mais assembleias que o clube realizasse, e, numa das conversas de café, alguém “lançou ao ar” que seriam elementos dos Masters a comandar o barco. “Nós esbanjamos um sorriso de tão louca que aquela ideia seria”, afirma. 

A alta intensidade da vida, a não experiência em gerir… não foram impossíveis para um grupo de jovens assumirem a direção do Caíde de Rei Sport Clube. Atualmente, Fernando encontra-se na quarta época. 

Contudo, o Presidente ressalta o quão o clube é de todos: dos sócios, dos simpatizantes e da gente de Caíde. “O Caíde de Rei Sport Clube não é gerido de forma ditatorial pois todos têm direito à sua opinião e qualquer situação divergente vai a votos”, confessa. 

Fernando assume-se vermelho no que diz respeito ao futebol, ou seja, assume-se benfiquista. Porém, é um adepto que não sofre por esta equipa, ao contrário do que acontece nos jogos do Caíde de Rei Sport Clube. Defende com fervor o clube da sua terra. “É um sentimento de amor único que se intensifica ao longo dos anos”, sublinha. 

Falando da história do Caíde de Rei Sport Clube. Um grupo de amigos criaram na década de 40 um clube apelidado de Alma Caidense, porém, apenas a 24 de fevereiro de 1977 é que foi instituído com os devidos estatutos. A partir desta data, chamou-se Caíde de Rei Sport Clube que perdura até aos dias de hoje. 

No ano de 1984 começaram as competições na Associação de Futebol do Porto e, desde então, mantiveram-se sempre na Liga de Honra ou na 1º. De acordo com Fernando, o clube nunca passou para a divisão acima pois financeiramente é muito dispendioso. “Estar na Liga de Honra já acarreta muitos custos”, confessa. 

Uma das dificuldades do clube é a nível financeiro, contudo a situação era mais grave há 4 anos atrás quando a atual direção começou. Hoje em dia, grande parte das dívidas existentes à data encontram-se liquidadas. “Na pandemia conseguimos controlar e o que falta está negociado, ou seja, digamos que o clube está estável”, sublinha. 

Na época da pandemia, o Caíde de Rei suspendeu a sua formação na totalidade por questões de segurança. Os seniores continuaram a sua atividade, mas realizavam frequentemente testes à COVID-19 e apenas se detetaram três casos. No ano transato as camadas jovens regressaram com somente seis meninos. “Ficámos em 4º lugar com tão poucos jogadores”, afirma demonstrando o orgulho nestas pequenas crianças. Para a época que se avizinha, pretendem ter mais atletas, porém, conscientes que não conseguem albergar muitos. “É ótimo ter 50 meninos a treinar, mas não faz sentido dar 15 metros de espaço”, salienta. 

Os meninos do Caíde de Rei Sport Clube

Para a época 2022/2023 o Caíde de Rei Sport Club contará, em princípio, com cinco equipas ao todo: duas na formação, os sub-23, os seniores e os masters. Naturalmente, o escalão com mais adesão é os seniores. “Espera-se bastante público”, afirma. A enchente de pessoas a assistir aos jogos é uma das peculiares desta associação face a outras. 

Plantel Sênior época 22-23

O espaço físico mantém-se o mesmo desde a sua criação, no entanto foi recebendo bastantes melhorias ao longo dos 45 anos. Atualmente, possuem excelentes instalações:  sintético bem tratado, balneários novos, sede com bastante aderência, etc.

A sede do clube é bastante frequentada, sobretudo no verão que enche mais em relação às noites frias no inverno. O horário é das 20h às 24h durante a semana e ao fim de semana depende do horário dos jogos. Segundo o Presidente, o Caíde de Rei faz aluguer do campo aos domingos de manhã, existindo duas equipas fixas desde o início da época. Ao sábado é também habitual de quinze em quinze dias a Casa do Benfica de Lousada dispor das comodidades. Nestas situações a sede apresenta-se também aberta. 

“Um clube humilde que sabe receber bem”, caracteriza Fernando. O objetivo para a próxima época é lutar pelos 3 pontos a cada jogo e depois tudo se verá. Como o provérbio tão popular diz: de grão em grão, a galinha enche o papo. De ressalvar que a atual direção vai continuar a trabalhar com o todo o profissionalismo e amor de até então, porém, se aparecer outra lista será analisada a proposta pois gerir um clube ao final de alguns anos acaba por se tornar bastante cansativo. 

Instalações renovadas

No passado dia 26 de agosto, sexta-feira, o Caíde de Rei Sport clube decidiu realizar uma celebração dos 45 anos que contou com a presença de vários sócios fundadores ou seus representantes. Inicialmente, a ideia era fazer a apresentação dos equipamentos de forma diferente do habitual, contudo após algumas reuniões e várias sugestões optaram pelo género de uma gala. Esta contou com vários momentos: exibição de todo o merchandising do clube, do plantel sénior e da direção. Após estes acontecimentos presenteou-se de forma simbólica todos os sócios fundadores. Ademais, houve música ao vivo. “Fez-se algo diferente e marcante”, declara. 

Apresentação do merchandising
Comemoração dos 45 anos de história
Comemoração dos 45 anos de história
Público presente na gala

Em jeito de finalização, Fernando Madureira agradece a todos os parceiros, sócios e simpatizantes que fazem com que tudo seja possível. E, de ressaltar, o Município de Lousada e Junta de Freguesia de Caíde de Rei pelo apoio prestado.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Autores foram às escolas oferecer livros do Plano Municipal de Leitura

No seguimento das VIII Jornadas da Rede de Bibliotecas de Lousada, que decorreram nos dias 17 e 18...

Natal Associativo a partir de quinta-feira

A época de Lousada Vila Natal já começou, com iluminação das ruas e abertura da Pista de Gelo. O...

Inauguração da exposição “Unidos Venceremos!” com Pacheco Pereira

No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, foi inaugurada, no dia 24 de novembro, a...

Lousada tem 4.3 milhões para construir e requalificar Centros de Saúde

O Dr. Nelson Oliveira, Vereador da Saúde da Câmara Municipal de Lousada anunciou hoje, na reunião...

Escola: um espelho do Antigo Regime

ABRIL LOUZADENSE (IV) O ensino escolar tinha como regra sagrada “obedecer, obedecer, obedecer”....

Grande polo de formação desportiva

ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E DESPORTIVA DE ROMARIZ Fundada em 1977, a Associação Recreativa e...

Mentes Brilhantes para abordar Cibersegurança

No dia 30 de novembro, quinta-feira, realiza-se uma nova edição de Mentes Brilhantes com o tema...

População pressiona Câmara para reabrir avenida Sr. dos Aflitos ao trânsito

PROBLEMAS DA CIRCULAÇÃO AUTOMÓVEL EM LOUSADA São várias as reclamações e sugestões que se colhem...

Nunca é tarde para realizar sonhos e concretizar projetos

JOSÉ FERREIRA NETO O “bichinho” da pintura esteve quase sempre presente na intensa vida artística...

Cecília Mendonça é uma super atleta

COMEÇOU NA PATINAGEM E ESTÁ NO TRIATLO Mãe de dois filhos, Francisco (5 anos) e Duarte (3 anos),...

Siga-nos nas redes sociais