Mercado vivo!
Pelo país são muitos os locais em que podemos encontrar mercados e feiras dedicados ao comércio local de produtos mais “naturais”. Nestes locais encontram-se produtos frescos como frutas, hortícolas, carne e peixe de qualidade e que oferecem em muitos casos alimentos produzidos localmente.
Apesar do crescente número de grandes superfícies comerciais, os mercados ainda prevalecem. Há diversas razões para continuarmos a ter os nossos “mercados, como é o caso do da Vila de Lousada: possibilitam a oferta de produtos hortícolas e frutas de produção local, que necessitam de menos transporte, menos frio para se conservarem e de menos embalagem; disponibilizam alimentos da época, mais frescos e menos processados, mantendo melhor qualidade nutricional, promovem a agricultura e a economia local, gerando e mantendo emprego de pessoas da região; sustentando a agricultura local fortalecem também a comunidade envolvente, permitindo em muitos casos o contacto direto com os próprios produtores, potenciando o conhecimento sobre o tipo de produtos que existem localmente e possibilitam a personalização dos pedidos no ato da compra, com recomendações dos vendedores sobre qual a melhor maneira de preparar os mesmos.
Fundamentalmente é uma questão de qualidade de vida e conserva a nossa vida social tradicional. O Louzadense tem como destaque o Mercado Municipal, ouvimos quem lá trabalha, sentindo as suas preocupações e os seus encantos. Aproveite e vá ao mercado.
José Carlos Silva é o “Grande Louzadense” desta edição. Professor, historiador e escritor são algumas das intervenções que este bom lousadense assume. A política está-lhe no sangue e há décadas que participa ativamente. Pessoa acessível, ótimo conversador com sentido de humor e sarcasmo. A sua personalidade e cidadania não passam despercebidas aos lousadenses.
Sara Ferreira é um talento natural e muito acima da média. Uma violinista extraordinária que migrou para Berlim, que lhe “permite sonhar”! Muitos lousadenses ficarão a conhecer mais um talento musical de Lousada.
Paulo Santos foi eleito para o seu segundo mandato como presidente da Junta de Freguesia de Macieira. Este é um dos dois presidentes de junta do concelho, que só poderá concorrer a mais um mandato.
Paulo Leite é um atleta do desporto adaptado que pratica basquetebol numa cadeira de rodas. Também é destes desportistas que teremos de relevar, já que são estes os maiores conquistadores de vitórias na vida.
Futebol Clube Nespereira tem 31 anos de existência e de muito bom trabalho em prol do futebol. É um dos grandes exemplos associativos do nosso concelho.
Uma referência final à brilhante intervenção do Eng. Bessa Machado no passado dia 24 de setembro, na Assembleia Louzadense, na tertúlia sobre o recente livro “Louzadenses com Alma”. Reproduzimos quase na íntegra a sua explanação sobre muitos “Louzadenses” que poderiam e deveriam ser recordados pela história lousadense.
Continuem a seguir-nos!
Boa leitura!
Comentários