by | Nov 27, 2022 | Desporto | 0 comments

Jorge Fonseca, Tiago Teixeira e Micael Cunha: Os três atletas lousadenses que suam Kempo

Jorge Fonseca, Tiago Teixeira e Micael Cunha foram abordados sobre as medalhas de ouro e prata que obtiveram no “International Kempo Championship 2022” que decorreu em Loures. O trio treina no Clube de Kempo de Lousada Predator Park com o mestre Ricardo Fonseca, marcando também presença na conversa. Ademais, foram conhecidas as motivações e objetivos destes promissores atletas. 

Jorge Fonseca, com 22 anos, é natural de Cristelos. “Eu comecei nos desportos de combate e nas artes marciais devido ao meu pai e ao meu irmão”, principia. Os parentes do atleta sempre foram praticantes da modalidade Kempo e não só, levando a que o pupilo da família seguisse o mesmo caminho. De ressalvar que o seu irmão é o Ricardo Fonseca, proprietário do Clube de Kempo de Lousada Predator Park, sendo o mestre dos três atletas mencionados. 

O lousadense iniciou a sua prática desportiva aos 6 anos de idade no Kung-Fu e, entretanto, mudou-se para o Kickboxing. Enquanto atleta destes desportos, ganhou algumas competições. Mais recentemente, começou a treinar com o seu irmão que o “abraçou e pegou para juntos formarem uma equipa”. Apesar da academia ser de Ricardo, este é o seu braço direito. 

Jorge Fonseca

Tiago Teixeira, com 18 anos, é natural de Boim. Ao contrário do seu colega, nunca antes tinha praticado artes marciais, tendo começado no futebol. Contudo, tudo mudou através de uns vídeos onde observou o seu mestre a lutar. “Pedi à minha mãe para ter aulas e assim foi”, afirma denotando o apoio dado pela família desde o início. 

Tiago Teixeira

Micael Cunha, o mais pequeno dos três atletas com apenas 14 anos, é natural de São Miguel. Antes de entrar no Kempo, praticou futebol. E à pergunta o porquê de ter enveredado pelas artes marciais? Respondeu de forma interessante, revelando que todas as ocasiões são boas para um despertar. “Estava a ver um filme com o meu pai e achei curioso e diferente o desporto que pedi para experimentar”, conta. 

Após este pedido, a sua mãe falou com uma pessoa do seu conhecimento e o lousadense foi fazer o seu primeiro treino. Desta forma, não iniciou logo na academia de Ricardo, ao contrário de Tiago. 

Tiago Teixeira

Jorge acredita que o Kempo dispõe de duas abordagens: a individual e a coletiva. Dentro dos ringues cada um sabe de si, mas fora deles existe uma união muito forte para que todos alcancem o seu melhor. O respeito é uma premissa essencial que é ressaltada pelo atleta mais experiente, sendo que todos necessitam uns dos outros. 

Como referido, Jorge é o atleta mais experiente pois já faz competição desde 2011. Todavia, o “International Kempo Championship 2022” foi o seu primeiro campeonato após ter estado numa recruta. Segundo o próprio, não sentiu dificuldades no regresso pois só o fez quando se sentiu na sua melhor forma física e mental. 

O facto de esta não ter sido a sua primeira competição internacional poderia encaminhar a um sabor diferente, porém esta em específico é bastante diferente do resto e foi o reflexo do seu trabalho diário. 

Jorge além dos treinos de Kempo, faz também treinos funcionais de musculação para complementar e estar na plenitude. “Faço 1h ao início da tarde e depois 1h30m de artes marciais à noite”, sublinha. No fundo, dedica 2h30m por dia ao desporto e acredita que são essenciais pois as rondas de 3 minutos equivalem a 90 minutos de corrida. 

Os três atletas salientam que o Kempo é um desporto exigente e super desgastante, daí priorizarem a boa capacidade física. Além do mais, salientam que a ideia que a maioria das pessoas possui sobre a modalidade não corresponde à realidade.

No “International Kempo Championship 2022”, Tiago levou a melhor e conquistou o 1º lugar de Light Kempo e Sparring. “Não foi as primeiras medalhas que ganhei, mas estas tiveram outro sabor dado o nível da competição”, sublinha.  

De acordo com o treinador, Ricardo Fonseca, o Tiago foi o atleta com maior crescimento em apenas dois anos de treino e descreve-o como extremamente dedicado. Foi campeão regional e nacional em várias disciplinas e, neste recente, tornou-se campeão internacional. “Em Loures disputou combates de um nível extremo, deixando todos orgulhosos da sua prestação”, declara. 

Master Sifu 4• Duan – Ricardo Fonseca

Sobre o seu irmão Jorge, o mestre afirma que se trata de um atleta bastante experiente com uma disciplina fora do normal. “Em Loures disputou três combates com atletas super duros, portanto, foi mais que merecido a conquista da medalha de ouro”, afirma. 

Quanto ao Micael, realça que foi um atleta que esteve bastante tempo parado devido à pandemia mas conseguiu que o seu rendimento melhorasse. Foi campeão regional e neste seu 1º campeonato internacional ganhou uma medalha de ouro e outra de prata. “Com apenas 14 anos, competiu com atletas mais velhos e esteve super bem”, conta. 

Como mencionado, Micael esteve parado e regressou há pouco tempo à atividade. Conforme o próprio, sentiu alguma dificuldade na volta mas conseguiu arrecadar uma medalha de ouro em Light Kempo e uma medalha de prata em Sparring. 

Foi a primeira vez que este campeonato internacional foi disputado em Portugal e os atletas não têm dúvidas que esta modalidade está a ganhar mais espaço no país. Aliás, referem que a zona Norte é a mais forte. “Esperamos, daqui a uns tempos, que o Kempo seja uma modalidade olímpica”, afirmam. 

Jorge tem como referência o seu pai e o seu irmão, os responsáveis por seguir este trajeto. “Devido a eles, hoje em dia, o Kempo tornou-se numa crença e estilo de vida”, conta. Micael olha para o Bruce Lee, lutador de artes marciais, como a sua maior inspiração e, por sua vez, o Tiago olha para o seu mestre como tal pois foi graças a ele que iniciou esta prática. 

Os atletas treinam à segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira no Clube de Kempo de Lousada Predator Park durante 1h30m. Ao contrário de Jorge, o Tiago e o Micael apenas realizam estes treinos. A academia alberga cerca de 50 a 60 atletas e o objetivo é dobrar o número no próximo ano. 

Relativamente às perspetivas de futuro, Jorge pretende ajudar a equipa do irmão e torná-la na Taça de Portugal a terceira melhor equipa a nível nacional. No que toca ao Micael,  pretende vencer a sua disciplina na Taça de Portugal que realizar-se-á este mês e possui o sonho de ser campeão mundial. Por último, Tiago pretende também ajudar a equipa a alcançar o terceiro lugar e como atleta polivalente deseja na Taça de Portugal vencer quatro disciplinas diferentes e consagrar-se o melhor atleta do evento.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

LOUZAROCK: Balanço de 2022 e expectativas para 2023

Este foi o 25.º ano da carreira de Eugénio Teixeira, vocalista dos KA7 AR DE ROCK, que só por isso...

À Maneira de Andreia Moreira

A paralisia cerebral foi-lhe diagnosticada. Vinte e oito anos depois, Andreia Moreira, é psicóloga...

Pedido de desculpa: Marcos Ferreira

O meu nome é Marcos Rafael Sousa Ferreira, sou Lousadense, casado, pai de uma criança com 16 meses...

Nota de Imprensa: Recandidatura de Ana Leal Moreira à Presidência da JSD Lousada

“Passado, Presente, Lousada.” Sou recandidata à Presidência da JSD Lousada. A maior e melhor...

Custou mais de 700 mil euros e divide opiniões: Central de Autocarros está encerrada

Está encerrada a construção de um dos empreendimentos mais falados da atualidade, a Central de...

Luís Machado: O cantor popular

Luís Paulo da Silva Machado Pacheco, com 51 anos, nasceu e cresceu em Pias. Desde cedo, começou a...

O 6º aniversário do Moto Clube Senhora Aparecida 

O Presidente, Pedro Rodrigues, e o Presidente da Assembleia, João Carvalho concederam  uma...

Falecimento de Paulo Afonso da Cunha (Carvalheiras)

Faleceu hoje, com 93 anos, antigo vereador da Câmara Municipal de Lousada, fundador da Associação...

Um dos serviços mais antigos de Lousada: Táxis vivem tempos de incerteza

A praça de táxis lousadense é composta por 11 automóveis, divididos por dois locais: cinco na Rua...

Masters da Associação Desportiva de Lousada:  Os Campeões de Série

Antero Correia, o diretor dos Masters, Pedro Leal, o treinador dos Masters e Hélder Nunes, o...

Siga-nos nas redes sociais