Com várias dezenas de convidados, decorreu com pompa e circunstância, no dia 3, a inauguração oficial da Academia Equestre Manuel Carneiro, em Lustosa. É um centro hípico moderno de uma família que já tem tradição na atividade equestre. Orgulhoso do empreendimento agora inaugurado, o seu proprietário disse a O Louzadense que presta “um serviço de excelência e inovação, em várias áreas da atividade equestre”.
Manuel Carneiro salientou que “a missão da escola é ensinar cavalos e cavaleiros até ao mais alto nível da Equitação, nas mais diferentes modalidades, tais como Dressage e Equitação Clássica”.
Este centro equestre, segundo o filho, Ricardo Carneiro, “dedica-se sobretudo aos cavalos Puro-Sangue Lusitano, devido ao seu elevado potencial e carácter, habilidade natural para concentração artística com grande disposição para a alta escola”.
“O manejo e o trabalho são determinados de forma objetiva e individualizada, adequando os exercícios ao momento clínico e comportamental de cada cavalo. Ensino, nutrição e ferração são determinados com bases científicas, com avaliação constante do desenvolvimento do desempenho de cada animal. Este trabalho também é feito aos animais em regime de alojamento”, acrescentou.
Embora ainda não tenham serviço de hipoterapia, os proprietários referem que isso poderá acontecer no futuro, para apoiar a integração social e comunitária da pessoa, sobretudo grupos mais vulneráveis e com necessidades especiais, através da utilização do cavalo.
Comentários