No último dia de aulas do primeiro período, sexta-feira, 16 de dezembro de 2022, pelas 14.30H, na Biblioteca da Escola Secundária de Lousada, realizou-se a entrega de prémios aos alunos vencedores dos concursos Literário e de Ilustração Álvaro Feijó 2022, dinamizados pela Biblioteca da Escola Secundária de Lousada.
O CARTAZ
A função principal do Cartaz do concurso é a de o divulgar visualmente, mas também é apreciada como uma peça de valor estético. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz vai possuindo um valor histórico como meio de divulgação deste projeto ao longo dos últimos 15 anos. Todos os anos, ele é elaborado pelo professor Alexandre Ribeiro, Coordenador do grupo disciplinar de Artes Visuais da Escola Secundária de Lousada. Este professor, que faz parte da equipa da Biblioteca da Secundária, também é o grande impulsionador do concurso de ilustração desde o seu início, 2012.
A ENTREGA DOS PRÉMIOS
Na presença dos cerca de 30 alunos premiados, dos seus pais|encarregados de educação e dos professores envolvidos, o Diretor deste Agrupamento de Escolas, professor Filipe Silva, fez um breve discurso dando os parabéns a todos os vencedores, incentivando-os para a importância de participarem sempre neste tipo de iniciativas. A professora Graça Coelho, promotora deste prémio desde 2007, aproveitou para deixar, aos presentes, palavras de estímulo, quer aos alunos quer aos seus pais|encarregados de educação e professores, realçando a importância da finalidade de criar e consolidar hábitos de leitura, de promover a escrita e a ilustração e a valorização da cultura local, bem como o incentivo ao desenvolvimento da região, numa atividade tão digna de excelência para a Biblioteca Escolar deste Agrupamento.

O CONCURSO LITERÁRIO
A Biblioteca da Escola Secundária de Lousada, tem vindo a dinamizar, pelo 15.º ano consecutivo, os concursos literário e de ilustração “Álvaro Feijó’22” para toda a população escolar do concelho de Lousada, no âmbito da homenagem ao poeta lousadense Álvaro Feijó.
Este concurso visa desenvolver a leitura e a escrita, estimular o gosto pela ilustração e a criação de dinâmicas na sala de aula que possam desenvolver a criatividade das crianças e jovens.
No ano letivo 2021/2022, a 15.ª edição do Concurso Literário e de Ilustração Álvaro Feijó, tinha como ponto de partida o poema “Porque viste chegar”:
Porque viste chegar
em carros que custaram
quantias fabulosas
ladies loiras,
signoras encantadoras
e os seus inseparáveis cães de luxo,
porque as viste chegar cheias do pó da estrada
e com ar de quem
teve perto de si o sofrimento,
choraste.
Valeu a pena? Não!
Valia a pena chorar por aqueles
que vinham
a pé.
Novembro de 1940.
Álvaro Feijó, Diário de Bordo), in Os Poemas de Álvaro Feijó, pág.111
© Evoramons Editores e herdeiros de Álvaro Feijó
Para entendermos a importância da escrita e da ilustração para o desenvolvimento
A sociedade entende cada vez mais a importância em estimular o hábito da leitura, pois a leitura é importantíssima para o desenvolvimento da criança. Além disso, também é preciso observar a importância da escrita para esse desenvolvimento. Até porque o ato de escrever é uma ferramenta cultural, que tem uma função social. Afinal, foi através dela que grandes figuras fizeram as suas ideias suplantarem as barreiras do tempo. Além de conseguirem divulgar as suas ideias através da escrita, a criança e o adolescente estimulam a sua criatividade e desenvolvem o modo como se expressam. Esta última habilidade também faz toda a diferença no mundo de trabalho.
Por que é que o Concurso Literário é importante?
Com o desafio lançado, o aluno é estimulado a criar mundos, a articular argumentos e a explicitar ideias. Tornam-se capazes, através da aptidão da escrita, de organizar os seus pensamentos, colocá-los numa folha em branco e torná-los compreensíveis a todos.
Além disso, também despertam para a competência da organização e da compreensão da gramática e da literatura. Com isso, descobrem o prazer de escrever em conjunto com o prazer da leitura.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Podem concorrer todos os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo, do ensino secundário e do profissional, de todos os Agrupamentos de Escolas do Concelho de Lousada.
MODALIDADES: Os trabalhos podem apresentar-se sob as modalidades de poesia, prosa poética ou narrativa/conto e devem ser apresentados em formato A4, com tipo de letra Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entre linhas de 1,5.
APRECIAÇÃO DOS TRABALHOS: Os trabalhos apresentados a concurso são avaliados pelo júri quanto aos seguintes critérios de apreciação: adequação ao tema proposto; criatividade; originalidade; organização/composição.
Os prémios são distribuídos pelos seguintes escalões: A – alunos do 1.º ciclo do EB; C – alunos do 3.º ciclo do EB; B – alunos do 2.º ciclo do EB; D – alunos do Ensino Secundário.
São sempre atribuídos 3 prémios (1º, 2º e 3º) aos melhores trabalhos de cada escalão.
OS PREMIADOS DO CONCURSO LITERÁRIO









O CONCURSO DE ILUSTRAÇÃO
A ILUSTRAÇÃO COMO MEIO DE DESCOBERTA DA EXPRESSÃO EMOCIONAL
O desenho e a ilustração infantil são duas formas de expressão gráfica, que fazem parte integrante do desenvolvimento da personalidade da criança. A grande diferença entre desenho e ilustração é que, enquanto o desenho pode ser considerado um ato surgido da necessidade expressiva do seu autor, a ilustração é uma forma de comunicação que, necessariamente, transmite uma ideia ou conceito.
Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a raiz etimológica da palavra ilustração é: I·LUS·TRA·ÇÃO (latim illustratio, -onis, acção de esclarecer, acção de tornar brilhante), nome feminino, 1. Acto ou efeito de ilustrar ou de se ilustrar, 2. Conjunto de conhecimentos e de saber. = CULTURA, SABEDORIA, 3. Acção de esclarecer ou de explicar. = ELUCIDAÇÃO, ESCLARECIMENTO, EXPLICAÇÃO, 4. Alto grau de civilização, 5. Qualidade do que é ilustre ou distinto. = DISTINÇÃO, FAMA, RENOME, 6. Pessoa ilustre pelo seu saber, 7. Publicação literária ou científica ornada de gravuras, 8. Parte artística de um texto, 9. Gravura, desenho, imagem ou reprodução (ex.: texto acompanhado de ilustrações).
Para a criança do ensino Pré-escolar, o universo imagético é o ponto de contacto com o universo literário, pois ela lê as imagens antes das letras. A leitura envolve a imaginação, os processos semióticos e mentais. Ela é capaz de encaminhar a criança para outras leituras, gerando um texto que pode ser complementar do texto escrito. Assim, aquele que ilustra pode gerar novos elementos que tragam contribuição à leitura do texto, ampliando deste modo os seus significados.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
O Concurso de Ilustração dirige-se a todas as crianças e alunos dos Jardins de Infância e dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário/profissional de todos os Agrupamentos de Escolas do Concelho de Lousada e visa estimular o gosto pela ilustração e a criação de dinâmicas na sala de aula que possam desenvolver o sentido estético e a criatividade das crianças e jovens, despertando-os para a leitura, a escrita e, sobretudo, para a ilustração. Visa, ainda, criar metodologias e estratégias de abordagem da ilustração em contexto educativo.
TÉCNICAS, MATERIAIS e DIMENSÕES: Os trabalhos deverão ser elaborados em papel de dimensão A4 (21cmx29,7cm), na orientação vertical ou horizontal. Serão aceites trabalhos nas técnicas de desenho, pintura, colagem (de papéis com gramagem média), técnica mista, desde que bidimensionais. Os trabalhos com outros materiais que não sejam habituais nas técnicas mencionadas e que tenham relevos acima dos 2 mm, serão excluídos do concurso.
ESCALÕES: Os trabalhos serão apreciados, de acordo com os seguintes escalões: Pré-Escolar; 1.º ciclo do EB; 2.º ciclo do EB; 3.º ciclo do EB; Ensino Secundário/Profissional.
Neste concurso são também atribuídos 3 prémios (1º, 2º e 3º) aos melhores trabalhos de cada escalão.
AVALIAÇÃO: A avaliação dos trabalhos é realizada pelo júri segundo os critérios de originalidade; adequação da ilustração ao tema; domínio das técnicas de expressão e qualidade da apresentação. A criatividade demonstrada em cada trabalho é sempre um fator preponderante na avaliação.
OS PREMIADOS DO CONCURSO DE ILUSTRAÇÃO












Para motivar ainda mais os participantes dos nossos Concursos Literário e de Ilustração Álvaro Feijó, todos os anos se proporciona o apogeu do projeto com um evento distinto: A Cerimónia de Entrega de Prémios. Numa celebração algo especial, os vencedores do Concurso são enaltecidos e os seus professores e familiares estão presentes.
A Coordenadora da Biblioteca, professora Graça Coelho, agradeceu a todos os alunos e a todos os educadores/professores dos quatro agrupamentos do concelho de Lousada que incentivaram e apoiaram este concurso. Exprimiu um agradecimento muito especial a todos os professores que integraram o júri do Concurso Literário, a saber: Conceição Brandão, Avelina Madureira, Isabel Ribeiro, Alice Póvoa e Carla Lopes, e aos professores de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas de Lousada, que têm a difícil tarefa de apreciar todos os trabalhos e de os selecionar, num prazo muito curto de tempo.
Os prémios consistem em livros e materiais descrita, desenho e ilustração e têm o patrocínio da Autarquia.
Graça Coelho, Coordenadora da Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Lousada
Comentários