António Fernando Morais da Silva, de 58 anos, preocupa-se em zelar pelo bem-estar dos habitantes da freguesia onde nasceu. O desenvolvimento da terra é o seu grande propósito e, em conjunto com o seu executivo, encaminha-a para um lugar estável e satisfatório para se viver. Conheça mais sobre o autarca.
António da Silva, nasceu em 1964, na freguesia de Vilar do Torno e Alentém e ainda hoje reside nesta. Desempenha a função de Presidente da Junta de Vilar do Torno e Alentém, porém, a sua atividade profissional não limita-se a esta pois é gerente de empresa.
“Nunca tive atividade política”, refere acerca dos tempos anteriores a tornar-se presidente. Segundo o próprio, não enveredou pela política, mas pelo desenvolvimento da freguesia onde nasceu, cresceu e floresceu enquanto homem.
Questionado acerca do seu estilo de gestão, de imediato, afirma que o seu propósito é não gastar 10 quando apenas tem 5. Neste sentido, procura investir sempre em conformidade com as verbas disponíveis e não ir além das possibilidades da junta.
Em 2021, António decidiu recandidatar-se a mais um mandato de forma a dar continuidade à resposta das necessidades da freguesia a nível das infraestruturas, da cultura, do ambiente e outros. O candidato do Partido Socialista (PS) assumiu o mote: Unidos por Vilar do Torno e Alentém.
Desde o início, procurou honrar a confiança que lhe foi dada aquando das votações através do contínuo trabalho e empenho em prol do progresso. Este e a sua equipa acabaram por vencer, pela terceira vez, com 613 votos.
“Sem o apoio dos restantes membros do executivo não seria possível alcançar tudo quanto foi alcançado”, declara sobre a importância do seu executivo. Rosa Maria Moreira Nunes Ferreira, a secretária, e Adriano Ribeiro Ferreira, o tesoureiro, são um verdadeiro exemplo do trabalho em equipa.
A Junta de Freguesia de Vilar do Torno e Alentém situa-se na Rua Santa Maria Maior e encontra-se aberta à população todas as segundas-feiras e quintas-feiras das 20h30m às 22h00m. Esta tenciona , de acordo com o próprio, zelar pelo bem estar dos habitantes da freguesia seja ao nível de infraestruturas como de apoio às famílias.
Ao longo dos anos certificou-se em diversificar as suas ações, inclusive nos tempos mais difíceis que assolou o mundo inteiro. Até então, são diversos os projetos implementados na freguesia. Como tal, os mais importantes ao nível das infraestruturas são: o alargamento da Rua Santa Maria Maior, inovação do Parque da Torre de Vilar, compra de terreno para efetuar o alargamento do cemitério de São Mamede e para desenvolvimento de um parque junto ao mesmo.
Ao nível da cultura salienta-se o apoio às associações locais (Grupo de Cavaquinhos Amigos de Vilar e Movimento Seniores). Neste sentido, a junta desenvolve também várias atividades no Parque da Torre de Vilar de forma a assegurar momentos de bem-estar junto dos vilarenses e receber com entusiasmo as famílias das restantes freguesias do município. “Proporcionamos, por exemplo, em junho o Encontro de Cavaquinhos, em julho o Encontro de Concertinas e em agosto a Festa do Emigrante”, salienta.
O balanço da sua intervenção é positivo e, neste sentido, a sua competência de representar a freguesia irá continuar com os valores de sempre. O contributo da Câmara Municipal de Lousada e dos habitantes da freguesia são realçados como cruciais para a implementação das diversas ideias. A nível de projetos futuros, refere o arranjo dos adros da Igreja Matriz e, ainda, da Igreja de São Mamede.
“Pessoas muito bairristas e sempre disponíveis para colaborar com a junta de freguesia”, descreve o autarca acerca dos habitantes de Vilar do Torno e Alentém. Por elas e para elas, o desenvolvimento das mais variadas áreas irá prosseguir.
O lousadense enquanto presidente caracteriza-se como um constante lutador pelo conforto e segurança da sua acarinhada terra e dos seus residentes. Todavia, como referido, a par destas funções é gerente de empresa e nos seus tempos livres prioriza o tempo em família.
O ser humano, em momento nenhum, se distingue e separa do presidente pois aplica os seus princípios e crenças em todas as ações e discursos. “Defino-me como honesto, acima de tudo”, finaliza António Silva.
“Defino-me como honesto, acima de tudo”!!!
Queira aceitar os meus encómios… é uma “avis rara”!