Hoje, dia 3 de março, as crianças e os seus bonecos regressam ao Hospital dos Pequeninos, que resulta de uma parceria do Município de Lousada e dos estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).
O Município promove esta iniciativa há vários anos, destinando-se a crianças do pré-escolar dos estabelecimentos de ensino público e privado.
Este ano, a iniciativa vai decorrer na Academia de Formação de Lousada (junto à GNR), e as crianças fazem-se acompanhar de um “boneco”, a quem chamam de filho, tendo sido feita, previamente, uma ficha do doente com ajuda das educadoras. O objetivo desta atividade é desmistificar a “bata branca” ao proporcionar um contacto com a profissão médica e com o ambiente hospitalar de modo descontraído num meio adaptado ao mundo infantil, bem como fazer, precocemente, educação para a saúde.
Os mais pequenos podem também levar os seus bonecos, no sábado, entre as 10h00 e as 17h00, ao Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, numa recriação do Hospital dos Pequeninos do dia anterior.
Rastreios à população
O grupo de alunos do ICBAS vão ainda efetuar, o sábado e o domingo, rastreios gratuitos de obesidade, hipertensão arterial e diabetes. Para tal, quem pretender realizar os referidos testes pode fazê-lo no sábado, entre as 10h00 e as 17h00, e no domingo, das 10h00 às 13h00, no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca.
Comentários