por | 22 Mar, 2023 | Política, Sociedade

“Por Lustosa”: Núcleo do PSD toma posse para “construir um caminho de crescimento e afirmação da freguesia”

No passado sábado, dia 18, realizou-se a tomada de posse do núcleo do PSD Lustosa, liderado por Agostinha Monteiro, com a presença do presidente da concelhia lousadense, Leonel Vieira.

Num jantar, onde estiveram presentes mais de uma centena de pessoas, Agostinha Monteiro, a líder do núcleo, elogiou os lustosenses “guerreiros” que decidiram abraçar este projeto, pessoas que “escolheram a esperança e a determinação e resolveram não baixar os braços, estando dispostos a lutar por esta terra”, disse.

A líder do novo núcleo social-democrata referiu o trabalho que tem pela frente como sendo uma missão, “construir um caminho de crescimento e afirmação, que eleve a freguesia e o concelho ao mais alto nível”, alicerçada nos valores da “humildade, gratidão, honestidade e lealdade”.

Leonel Vieira, sobre os aterros em Lustosa: “Os autarcas deste concelho e desta região têm andado a enganar a população de Lustosa e de Lousada”

Leonel Vieira salientou a qualidade das pessoas que compõem o núcleo social-democrata de Lustosa, salientando a importância da política de proximidade. Sobre Agostinha Monteira, salientou o facto de ser “uma mulher de causas, alguém que sempre se disponibilizou para trabalhar pela freguesia de Lustosa”.

No seu discurso, começou por relevar um tema que muito diz aos lustosenses: o eterno adiamento do encerramento do aterro da Ambissousa. “Os autarcas deste concelho e desta região têm andado a enganar a população de Lustosa e de Lousada”, disse, adiantando que o encerro tem nova data para encerrar: 2025.

Para além de exigir o encerramento do aterro da Ambissousa, o presidente do PSD Lousada quer ver a questão dos resíduos que chegaram à RIMA, provenientes de Itália, resolvida, já que, como o próprio Ministro das Infraestruturas confirmou, os mesmos são efetivamente perigosos. “Exigimos à Câmara Municipal o imediato encerramento do aterro da RIMA e a remoção imediata e tratamento daqueles resíduos que foram ali colocados”, afirmou. 

Inexistência de rede de transportes públicos prejudica Lustosenses 

Leonel Vieira também se fixou na falta de uma rede de transportes eficaz no concelho, situação mais penosa para os lustosenses, para quem “é mais fácil chegar a Vizela e Paços de Ferreira que à vila de Lousada”. O PSD está a desenvolver um projeto de mobilidade para Lousada, que conta apresentar em breve ao executivo camarário, revelou o presidente social-democrata, caracterizando o executivo socialista como cansado, após “36 anos, com o mesmo partido, com as mesmas pessoas”, tentando “gerir o município com as ideias do PSD”. 

Uma ideia que o PSD tem acalentado é a concentração dos serviços públicos para melhor servir os cidadãos, através da criação de uma Loja do Cidadão. As propostas dos sociais-democratas têm sido desvalorizadas pelo executivo, “mas finalmente parece agora com vontade de pôr em prática essa ideia”, revelou.

“Revisão do PDM (Plano Diretor Municipal) está a decorrer de forma clandestina”

Leonel Vieira acusou ainda o poder socialista de não divulgar o facto de o PDM estar a ser revisto, estando em curso a sua discussão. “A revisão do PDM está a decorrer de forma clandestina, pois os cidadãos não sabem que podem apresentar propostas e fazer pedidos”, referiu, acrescentando que o “PDM não tem partido, diz respeito a todos os lousadenses, tem de ser um projeto aberto e participado”.

Leonel Vieira

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Tanto talento e humildade numa pessoa só

JOÃO DA MOTA TEIXEIRA Este cristelense de 78 anos tem tanto de discreto e humilde como de talento...

Estradas esburacadas 

ACONTECE UM POUCO POR TODO O CONCELHO As chuvas intensas que caíram neste inverno contribuíram...

“O Julgamento do Natal”

Nos dias 22 e 23 de março, a Nova Oficina de Teatro e Coral de Lousada, para finalizar o Dia do...

COPAGRI CONTINUA COM LITÍGIO INTERNO

“Arrumar a casa” para investir no supermercado, mas anterior direção insiste com ação judicial Por...

Adriano Rafael Moreira é o novo Secretário de Estado do Trabalho

TERCEIRO LOUSADENSE NUM GOVERNO CONSTITUCIONAL A tomada de posse de Adriano Rafael Moreira,...

Editorial 118 | Um lousadense no Governo de Portugal

Não é todos os dias que temos um lousadense no Governo de Portugal, sendo, por isso, motivo de...

~ in memoriam ~

Armando José Gonçalves da Costa (1946 – 2024) Faleceu a 26 de Março o estimado dono do Mini...

Lousada recebe o Mega Sprinter

Lousada recebe, nos dias 19 e 20 de abril, o XVIII Mega Sprinter. A atividade envolve 25 comitivas...

Seminário da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa

Lousada recebe o III Seminário da Unidas — Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega...

Noites da Juventude apresentam We Are

O segundo evento no âmbito das Noites da Juventude realiza-se dia 12 de abril. A partir das 22h00,...

Siga-nos nas redes sociais