por | 23 Mar, 2023 | Desporto

O lousadense, Diogo Magalhães conquistou a medalha de excelência no 45.º Campeonato Nacional das Profissões

O jovem Diogo Magalhães, de Lousada, formando do Núcleo do CENFIM de Amarante, alcançou uma medalha de excelência em em Fresagem CNC na 45.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões, que se realizou em Portimão.

A par da excepcional prestação deste jovem estudante lousadense, os formandos do Núcleo do CENFIM de Amarante arrecadaram mais três medalhas de ouro, uma de bronze e uma de excelência numa competição que distingue os melhores profissionais de Portugal.

As três medalhas de ouro distinguiram a prestação de Paulo Ramos, de Celorico de Basto e Cristiano Bessa, de Penafiel, em Robótica Industrial e Marco Costa, de Felgueiras, em Mecânica Industrial. A medalha de bronze foi arrecadada por Roberto Gonçalves, de Felgueiras, em Serralharia Civil.

Quanto à restante medalha de excelência, distinguiu o jovem Pedro Ribeiro, de Amarante, em Soldadura.

Refira-se que o Núcleo do CENFIM de Amarante participou na edição deste ano do Campeonato Nacional das Profissões com 10 concorrentes e 8 jurados, representando 8 profissões do sector metalúrgico, metalomecânico e electromecânico, nomeadamente Soldadura, Serralharia Civil, Fresagem CNC, Robótica Industrial, Prototipagem Rápida, Mecatrónica Industrial, Eletromecânica Industrial e Mecânica Industrial. 

As prestações dos Formandos do Núcleo do CENFIM de Amarante foram excelentes, demonstrando boas competências de aprendizagem e um elevado nível de competição, o que deixa os responsáveis desta entidade de formação profissional muito satisfeitos, considerando o elevado nível competitivo deste Campeonato que distingue os melhores profissionais a nível nacional.

“Os nossos concorrentes e jurados dignificaram e valorizaram o nosso sector, provando que a nossa região está na linha da frente na Formação Profissional de excelência. Foram muitos dias de preparação, fins de semana, feriados, que permitiram obter estes brilhantes resultados. Contribuíram para este enorme feito toda a equipa do Núcleo do CENFIM de Amarante, Formadores e formandos que foram a base deste sucesso”, comenta José Silveira, diretor Núcleo CENFIM de Amarante.

Sendo um sector de atividade estruturante para a economia local e com dimensão nacional, cabe ao CENFIM ter um papel determinante na formação de profissionais qualificados, apostando em iniciativas que promovam a competição e a oportunidade de contacto com novas tecnologias.

“Numa espécie de Jogos Olímpicos das profissões, os participantes são atletas de alta competição nas áreas profissionais que representam. A competição é dirigida a formandos entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou frequentam um percurso de qualificação na área da educação e formação profissional”, específica.

Note-se que para conseguir o apuramento para o Campeonato Nacional das Profissões, os concorrentes passaram por exigentes fases de pré-seleção e provas regionais.

Os jovens medalhados nesta etapa nacional, poderão vir a representar Portugal na 8.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em setembro de 2023 em Gdánsk, na Polónia e na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar em Lyon, França, em setembro de 2024.

No terceiro dia de provas no Portimão Arena, os concorrentes receberam a visita da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que envergou o cachecol do CENFIM ao lado do nosso Campeão Mundial de Desenho Industrial, João Teixeira.

No final desta passagem pelo SkillsPortugal Portimão 2023 deixou a seguinte mensagem: “A formação transforma-nos em pessoas melhores. Temos de aprender sempre. Quanto mais aprendemos, mais indispensáveis somos para a sociedade e para as empresas.”

O Campeonato Nacional das Profissões realiza-se a cada dois anos e, nesta edição, a cidade de Portimão foi a anfitriã, na semana de 7 a 12 de março de 2023, do maior evento do ano de educação e formação, a nível nacional, com a participação de 364 concorrentes, 217 jurados nas 54 profissões presentes nesta competição.

Visita da Ministra, Ana Mendes Godinho

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Há uma geração que fez tudo o que lhe pediram. Estudou, qualificou-se, adaptou-se e acreditou que...

Lousada conquistou o 16.º campeonato de hóquei

Numa excelente demonstração de propaganda para o Hóquei em Campo, disputou-se neste domingo a...

Luís Pedro Ferreira reage à penalização em Mação

A corrida de Mação, no concelho de Santarém, continua a dar que falar no Campeonato Nacional de...

Há direitos que definem uma democracia. O direito de voto é um deles. A liberdade de expressão é...

“O Mundo Especial de Oliver”: livro infantil de Bruno Silva quer desmistificar o autismo e...

Há coisas tão presentes na nossa vida que deixámos simplesmente de olhar para elas. Os muros...

Sub15 do Lousada escorregou, mas não caiu

A equipa de sub-15 do Lousada está na luta pela subida ao Campeonato Nacional, o que seria um...

Espetáculo em Lustosa com quarta ronda do Nacional de Motocross

A freguesia de Lustosa recebeu no domingo, 31 de maio, a quarta ronda do Campeonato Nacional de...

Há artigos que se escrevem para informar. Há artigos que se escrevem para convencer. E há artigos...

​Isabel Malheiro Almeida: 25 anos a dar voz à Justiça

Celebrar 25 anos de advocacia é assinalar um percurso de dedicação, coragem e compromisso com a...

Siga-nos nas redes sociais