por | 23 Mar, 2023 | Desporto

O lousadense, Diogo Magalhães conquistou a medalha de excelência no 45.º Campeonato Nacional das Profissões

O jovem Diogo Magalhães, de Lousada, formando do Núcleo do CENFIM de Amarante, alcançou uma medalha de excelência em em Fresagem CNC na 45.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões, que se realizou em Portimão.

A par da excepcional prestação deste jovem estudante lousadense, os formandos do Núcleo do CENFIM de Amarante arrecadaram mais três medalhas de ouro, uma de bronze e uma de excelência numa competição que distingue os melhores profissionais de Portugal.

As três medalhas de ouro distinguiram a prestação de Paulo Ramos, de Celorico de Basto e Cristiano Bessa, de Penafiel, em Robótica Industrial e Marco Costa, de Felgueiras, em Mecânica Industrial. A medalha de bronze foi arrecadada por Roberto Gonçalves, de Felgueiras, em Serralharia Civil.

Quanto à restante medalha de excelência, distinguiu o jovem Pedro Ribeiro, de Amarante, em Soldadura.

Refira-se que o Núcleo do CENFIM de Amarante participou na edição deste ano do Campeonato Nacional das Profissões com 10 concorrentes e 8 jurados, representando 8 profissões do sector metalúrgico, metalomecânico e electromecânico, nomeadamente Soldadura, Serralharia Civil, Fresagem CNC, Robótica Industrial, Prototipagem Rápida, Mecatrónica Industrial, Eletromecânica Industrial e Mecânica Industrial. 

As prestações dos Formandos do Núcleo do CENFIM de Amarante foram excelentes, demonstrando boas competências de aprendizagem e um elevado nível de competição, o que deixa os responsáveis desta entidade de formação profissional muito satisfeitos, considerando o elevado nível competitivo deste Campeonato que distingue os melhores profissionais a nível nacional.

“Os nossos concorrentes e jurados dignificaram e valorizaram o nosso sector, provando que a nossa região está na linha da frente na Formação Profissional de excelência. Foram muitos dias de preparação, fins de semana, feriados, que permitiram obter estes brilhantes resultados. Contribuíram para este enorme feito toda a equipa do Núcleo do CENFIM de Amarante, Formadores e formandos que foram a base deste sucesso”, comenta José Silveira, diretor Núcleo CENFIM de Amarante.

Sendo um sector de atividade estruturante para a economia local e com dimensão nacional, cabe ao CENFIM ter um papel determinante na formação de profissionais qualificados, apostando em iniciativas que promovam a competição e a oportunidade de contacto com novas tecnologias.

“Numa espécie de Jogos Olímpicos das profissões, os participantes são atletas de alta competição nas áreas profissionais que representam. A competição é dirigida a formandos entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou frequentam um percurso de qualificação na área da educação e formação profissional”, específica.

Note-se que para conseguir o apuramento para o Campeonato Nacional das Profissões, os concorrentes passaram por exigentes fases de pré-seleção e provas regionais.

Os jovens medalhados nesta etapa nacional, poderão vir a representar Portugal na 8.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em setembro de 2023 em Gdánsk, na Polónia e na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar em Lyon, França, em setembro de 2024.

No terceiro dia de provas no Portimão Arena, os concorrentes receberam a visita da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que envergou o cachecol do CENFIM ao lado do nosso Campeão Mundial de Desenho Industrial, João Teixeira.

No final desta passagem pelo SkillsPortugal Portimão 2023 deixou a seguinte mensagem: “A formação transforma-nos em pessoas melhores. Temos de aprender sempre. Quanto mais aprendemos, mais indispensáveis somos para a sociedade e para as empresas.”

O Campeonato Nacional das Profissões realiza-se a cada dois anos e, nesta edição, a cidade de Portimão foi a anfitriã, na semana de 7 a 12 de março de 2023, do maior evento do ano de educação e formação, a nível nacional, com a participação de 364 concorrentes, 217 jurados nas 54 profissões presentes nesta competição.

Visita da Ministra, Ana Mendes Godinho

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

“Toda a glória do mundo é transitória”

JORGE NETO, ADVOGADO E POLÍTICO O lousadense Jorge Manuel Ferraz de Freitas Neto, de 67 anos, é um...

Associação dos Voluntários de Caíde de Rei Celebra 34.º Aniversário com Evento Memorável

A Associação dos Voluntários de Caíde de Rei comemorou, ontem, o seu 34.º aniversário com uma...

Queixas ambientais morrem num emaranhado de burocracias e “procedimentos duvidosos”

A (DES)ORDEM NO RIO MESIO (PARTE 2) Esta é a segunda parte da reportagem d'O Louzadense sobre um...

AD Lousada não se vai coligar com SAD Lank

FEDERAÇÃO NÃO AUTORIZA O “CASAMENTO” Estava tudo bem encaminhado entre as partes para que a junção...

Editorial 125 | O Gestor de Redes Sociais

Numa terra longínqua onde os emojis governam e os likes são moedas de troca, vive o temido Gestor...

LOUSADA RECEBE MAIOR FESTIVAL DE DRIFT DO PAÍS

O Eurocircuito da Costilha em Lousada será palco no final do mês da 11ª edição do Encontro...

Xadrez do Lousada Voleibol Clube com excelentes resultados no fim de semana

Esteban Dario Caro, xadrezista da secção de xadrez do Lousada Voleibol Clube venceu o VII Torneio...

Oficinoscópio assinala 10 anos de cinema de animação

No dia 10 de julho foi apresentado o livro Oficinoscópio, relativo aos 10 anos de Oficinas de...

AUTOR VISITA ALDAF E PROMOVE MOMENTO DE CULTURA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM LOUSADA

No passado dia 13 de junho a Associação Lousadense dos Deficientes, dos seus Amigos e Familiares...

Desvendando os Traços Antissociais

Os traços antissociais são confundidos por vários sintomas na linguagem coloquial, assim irei...

Siga-nos nas redes sociais