por | 15 Mai, 2023 | Sociedade

Cosmic Thrones: empreendedorismo ao mais alto nível

Pedro Mariano, de 55 anos, é uma pessoa dotada de um espírito criativo que cultiva nos variados projetos que assume. A Cosmic Thrones foi fundada em 5 de janeiro de 2022 e é uma empresa que incuba alguns projetos de diferentes áreas: ControlTêxtil (Software com recurso a Inteligência Artificial de controle de produção em tempo real); Assedius (acompanhamento psicológico e jurídico das vítimas de assédio em ambiente laboral, académico e desportivo) e Assegura (canal de denúncias anónimo). Todos estes projetos se diferenciam pela vertente fortemente tecnológica e pela enorme preocupação com a sustentabilidade e responsabilidade social.

Um desses projetos – o ControlTêxtil – é um software que nasceu no concelho, em que a empresa Grantex recorreu ao Pedro para solucionar um problema organizacional existente. “Havia a necessidade de fazer um controlo mais rigoroso sobre os tempos e as calibragens das linhas de produção”, sublinha.

Na época, o lousadense foi procurar um programa ao mercado, porém, este era demasiado complexo para a indústria em questão. Era um programa generalista, ou seja, não era específico. Dado isto, surgiu o desafio: “porque não fazemos um programa exclusivo?”

Desafio aceite, mãos à obra! A Grantex serviu de protótipo e piloto que, segundo o próprio, foi sempre fantástica na receção e execução do programa e ainda hoje mantêm-se como tal. 

Um dia, Pedro conheceu o Denis (programador) e lançou-lhe o desafio de refazer todo o código e otimizar o programa. Desde então, são sócios neste projeto. Posto isto, numa segunda fase, o código foi feito de forma modular, ou seja, com base no código inicial pode-se acrescentar novos módulos. “Nós temos um software base de 70% que dá para todas as empresas, sendo que os outros 30% adequam-se à própria empresa em si. No fundo, olhamos para os problemas e reconstruímos o programa nos 30%”, explica. 

O programa é caracterizado por ajustar-se à empresa. De acordo com o próprio, este tem sido um enorme sucesso e, cada vez mais, recebem mais solicitações. 

“Com este software uma empresa em Paredes ganhou o prémio Digitalização / Indústria 4.0 da ANIVEC e foi muito gratificante, na medida em que trabalhamos juntos durante 3 anos até que o programa atingisse um elevado grau de perfeição”, conta. 

O programa é user-friendly, ou seja, extremamente simples e fácil de utilizar. Hoje em dia, este já abrange a inteligência artificial em estatística ao ponto de construir a linha, ou seja, fornecendo alertas para a tomada de decisões e sugestões para a construção da linha de produção.

Neste tema, especializaram-se apenas na indústria têxtil, tendo esta vários ramos: modo lavandaria, modo planeamento, modo de lotes, gestão de máquinas, entre outros. Todavia, apesar do público-alvo ser este, receberam uma solicitação muito interessante como piloto. “Estamos a ponderar entrar na indústria imobiliária”, declara. 

Além deste projeto, existem outros a decorrer: Assedius e Assegura. O Assedius é uma startup que nasceu também no concelho e que, de forma global, faz o tratamento e o apoio a vítimas de assédio moral e sexual no âmbito empresarial, académico, associativo e desportivo.

Este surgiu em 2017, após a publicação do livro de Noémia Carvalho – “O assédio moral quando o trabalho aprisiona” – na medida em que o lousadense desafiou-a a integrar este projeto. A plataforma é privada e trata do problema do assédio com profissionais com grande experiência nesta área.

Atualmente, a plataforma encontra-se integrada na Grace, a maior associação de responsabilidade social portuguesa e uma das maiores da Europa, onde começará a dar formações na área do assédio moral e sexual no local de trabalho às grandes empresas portuguesas e internacionais cá sediadas.

O Assegura nasce da experiência dos Assedius. “No dia 1 de junho de 2022 entrou em vigor uma nova legislação que obriga as empresas com mais de 50 funcionários a ter um canal de denúncia eletrónica”, refere. Este projeto surge, uma vez que Pedro trabalhou na Banca durante vários anos e assistiu à dificuldade que as empresas iam ter em fazer o tratamento de denúncia. 

Posto isto, desenvolveram um software que engloba todas as etapas necessárias. “A plataforma dá aconselhamento e formação, ou seja, inclui todo o processo”, salienta. 

“Recebi um convite para me associar a um Centro Tecnológico que vai ser criado em Lousada ligado à indústria têxtil, totalmente privado”, conta sobre um projeto futuro associado à Cosmic Thrones. Pedro já visitou as instalações e será muito profícuo para os profissionais desta atividade, quer deste como de concelhos limítrofes.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Portistas comentam eleições no FC do Porto

MAIORIA DEFENDE MUDANÇAS Nem só os partidos políticos estão em campanha eleitoral. Também o...

Bombos femininos crescem em Lousada

AS “BOMBÁSTICAS DE AVELEDA” No final do desfile do Carnaval de Lousada, todas aprumadas na...

“Câmara recusou sistema de rega inovador” (DR)

Ao abrigo do disposto nos artigos 24.º e 25.º da Lei da Imprensa, aprovada pela Lei n.º 2/99, de...

70.º aniversário do nascimento de um Grande Louzadense

MÁRIO FERNANDO RIBEIRO PACHECO FONSECA (1954-2012) «Gosto tanto de Lousada, que nela gosto de tudo...

Skaters queixam-se de perseguição da polícia Municipal para deixarem a “mítica” Praça do Bispo

FAMA DO LOCAL ONDE NASCEU O SKATE LOUSADENSE JÁ CHEGOU AO ESTRANGEIRO O fenómeno do skate...

Já começaram as movimentações para formar a Comissão de Festas

Romaria da Senhora Aparecida O artigo da anterior edição do nosso jornal, sobre a ausência de...

Editorial 115 | Silêncio

A 26 de fevereiro de 1954 nascia Mário Fernando Ribeiro Pacheco Fonseca, figura incontornável da...

Direção ameaça entregar chaves do clube se não houver acordo com autarquia

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE LOUSADA A ADL está em modo de «gestão a prazo», pois a atual Direção já...

Lousada recebeu entrega de prémios da AT Porto

Retomou-se, no passado dia 3 de Fevereiro, a habitual cerimónia de entrega de prémios da...

Peça de teatro promove a sensibilização e prevenção rodoviária nos mais novos

A nova edição da campanha de sensibilização, que transforma as crianças em agentes de segurança e...

Siga-nos nas redes sociais