Pedro Mariano, de 55 anos, é uma pessoa dotada de um espírito criativo que cultiva nos variados projetos que assume. A Cosmic Thrones foi fundada em 5 de janeiro de 2022 e é uma empresa que incuba alguns projetos de diferentes áreas: ControlTêxtil (Software com recurso a Inteligência Artificial de controle de produção em tempo real); Assedius (acompanhamento psicológico e jurídico das vítimas de assédio em ambiente laboral, académico e desportivo) e Assegura (canal de denúncias anónimo). Todos estes projetos se diferenciam pela vertente fortemente tecnológica e pela enorme preocupação com a sustentabilidade e responsabilidade social.
Um desses projetos – o ControlTêxtil – é um software que nasceu no concelho, em que a empresa Grantex recorreu ao Pedro para solucionar um problema organizacional existente. “Havia a necessidade de fazer um controlo mais rigoroso sobre os tempos e as calibragens das linhas de produção”, sublinha.
Na época, o lousadense foi procurar um programa ao mercado, porém, este era demasiado complexo para a indústria em questão. Era um programa generalista, ou seja, não era específico. Dado isto, surgiu o desafio: “porque não fazemos um programa exclusivo?”.
Desafio aceite, mãos à obra! A Grantex serviu de protótipo e piloto que, segundo o próprio, foi sempre fantástica na receção e execução do programa e ainda hoje mantêm-se como tal.
Um dia, Pedro conheceu o Denis (programador) e lançou-lhe o desafio de refazer todo o código e otimizar o programa. Desde então, são sócios neste projeto. Posto isto, numa segunda fase, o código foi feito de forma modular, ou seja, com base no código inicial pode-se acrescentar novos módulos. “Nós temos um software base de 70% que dá para todas as empresas, sendo que os outros 30% adequam-se à própria empresa em si. No fundo, olhamos para os problemas e reconstruímos o programa nos 30%”, explica.

O programa é caracterizado por ajustar-se à empresa. De acordo com o próprio, este tem sido um enorme sucesso e, cada vez mais, recebem mais solicitações.
“Com este software uma empresa em Paredes ganhou o prémio Digitalização / Indústria 4.0 da ANIVEC e foi muito gratificante, na medida em que trabalhamos juntos durante 3 anos até que o programa atingisse um elevado grau de perfeição”, conta.
O programa é user-friendly, ou seja, extremamente simples e fácil de utilizar. Hoje em dia, este já abrange a inteligência artificial em estatística ao ponto de construir a linha, ou seja, fornecendo alertas para a tomada de decisões e sugestões para a construção da linha de produção.


Neste tema, especializaram-se apenas na indústria têxtil, tendo esta vários ramos: modo lavandaria, modo planeamento, modo de lotes, gestão de máquinas, entre outros. Todavia, apesar do público-alvo ser este, receberam uma solicitação muito interessante como piloto. “Estamos a ponderar entrar na indústria imobiliária”, declara.
Além deste projeto, existem outros a decorrer: Assedius e Assegura. O Assedius é uma startup que nasceu também no concelho e que, de forma global, faz o tratamento e o apoio a vítimas de assédio moral e sexual no âmbito empresarial, académico, associativo e desportivo.
Este surgiu em 2017, após a publicação do livro de Noémia Carvalho – “O assédio moral quando o trabalho aprisiona” – na medida em que o lousadense desafiou-a a integrar este projeto. A plataforma é privada e trata do problema do assédio com profissionais com grande experiência nesta área.
Atualmente, a plataforma encontra-se integrada na Grace, a maior associação de responsabilidade social portuguesa e uma das maiores da Europa, onde começará a dar formações na área do assédio moral e sexual no local de trabalho às grandes empresas portuguesas e internacionais cá sediadas.

O Assegura nasce da experiência dos Assedius. “No dia 1 de junho de 2022 entrou em vigor uma nova legislação que obriga as empresas com mais de 50 funcionários a ter um canal de denúncia eletrónica”, refere. Este projeto surge, uma vez que Pedro trabalhou na Banca durante vários anos e assistiu à dificuldade que as empresas iam ter em fazer o tratamento de denúncia.

Posto isto, desenvolveram um software que engloba todas as etapas necessárias. “A plataforma dá aconselhamento e formação, ou seja, inclui todo o processo”, salienta.
“Recebi um convite para me associar a um Centro Tecnológico que vai ser criado em Lousada ligado à indústria têxtil, totalmente privado”, conta sobre um projeto futuro associado à Cosmic Thrones. Pedro já visitou as instalações e será muito profícuo para os profissionais desta atividade, quer deste como de concelhos limítrofes.
Comentários