JOSÉ PAULINO FARIA DE FREITAS NETO, nasceu a 16 de junho de 1929, em Silvares, Lousada. Era filho de Antônio Neto da Silva Freitas e de Emília Isaura Leite Correia de Faria. Era ainda neto de Manuel da Silva Neto, Presidente da Câmara de Lousada no final do sec. XIX e também ele residente na Casa de Carvalho, Silvares, Lousada.
Licenciou-se em Direito em 17 de junho de 1954 na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. E inscreveu-se como advogado na Ordem dos Advogados sendo titular da cédula n° 832. Além de advogado desempenhou funções de consultor jurídico, primeiro na Câmara Municipal do Porto e mais tarde nos Serviços Municipalizados de Gás e Eletricidade.
Era casado com Maria Antónia Veloso Correia Ferraz de Freitas Neto e pai de quatro filhos, António José Ferraz de Freitas Neto, Jorge Manuel Ferraz de Freitas Neto, Maria Teresa Ferraz de Freitas Neto e Miguel Maria Ferraz de Freitas Neto.
Era conhecido pelo seu trato afável, generoso e simpático. Em Coimbra ficou famoso ainda pela elegância do porte e dos fatos que vestia. Notabilizou-se na advocacia, particularmente pelos seus conhecimentos na área do Direito Administrativo. Era um acérrimo adepto da Académica de Coimbra e, claro, da Associação Desportiva de Lousada, onde consta ter chegado a calçar as chuteiras.
Faleceu demasiado novo, aos 61 anos em 1991, deixando profunda saudade à família e aos inúmeros amigos, que carinhosamente o tratavam por Zé Paulino. Dessa saudade dá-nos conta o filho, Dr. Jorge Neto: “era um homem íntegro, vertical e de uma só palavra. Um homem intrinsecamente bom”.
A Avenida Dr. José Paulino Freitas Neto, liga a rotunda da Avenida Amílcar Neto à primeira rotunda da Escola Secundária.
Comentários