No passado dia 8 de julho, teve lugar uma cerimónia no cenáculo de Nevogilde, para homenagear o padre José Mota pelo seu quinquagésimo aniversário como sacerdote.
O padre José Ribeiro da Mota nasceu em Nevogilde, concelho de Lousada, no dia 7 de setembro de 1946, e foi ordenado padre a 8 de julho de 1973, pela Sé Catedral do Porto, tendo celebrado Missa Nova em Rio Tinto, nessa mesma data.
Exerceu em Rio Tinto, Lomba (Gondomar), Longra, Pé Durido e Raiva (Castelo de Paiva). Atualmente, é pároco das freguesias de Nevogilde, Casais, Figueiras e Ordem (Lousada).
Sendo uma personalidade que se destaca por grande dedicação às paróquias e por importantes obras de conservação de monumentos religiosos, foi homenageado por centenas de pessoas que assistiram a uma Eucaristia, presidida pelo próprio e que lhe ofereceram algumas lembranças e palavras de agradecimento pela dedicação da sua vida à Igreja e pelo que lhes tem ensinado.
Nesta cerimónia, estiveram presentes, para além de muitos paroquianos, grupos de catequese, familiares (entre os quais sua irmã e madrinha de batismo), o bispo auxiliar emérito do Porto, Dom António Taipa, outros sacerdotes seus convidados, o presidente da Câmara Municipal de Lousada, assim como o presidente de Junta de Freguesia de Nevogilde e outras juntas de freguesia mais próximas.
Comentários