Quem visita trepa até ao cume do monte de Calvelo, situado na freguesia de Santa Margarida, que foi em tempos idos sede do concelho de Lousada – lá se encontrava a Casa do Assento – entra-lhe pelos olhos adentro uma paisagem que tira o fôlego, mas afaga a alma. É um espetáculo deslumbrante e raro, tal a beleza que nos é oferecida, que fica na memória indelével de quem a olha e se deleita. É do adro da excelsa, bela e serena Capela de Santo Amaro que pode desfrutar esse espetáculo único e imorredouro.
A alva capela, de secular existência, o altar em granito (recente edificação) e a plataforma quadrangular do cruzeiro que acompanhou, porventura, os clamores que ali acorriam, tão normal em séculos idos; todo o conjunto traz uma paz que nos conforta.
Mas, como em tudo na vida há sempre um mas, há sempre algo que não condiz com tamanha beleza e a fere. Também neste maravilhoso recanto acontece. Falo, obviamente, do Parque de Merendas de Santo Amaro (Capela), que deveria embelezar e nunca entristecer a quem lá se desloca para viver alguns momentos de fé e de lazer.
A quem de direito: procedam ao restauro deste parque de merendas, local que encanta e merece ser um espaço ridente, belo e aprazível.
As fotografias são elucidativas.
Parque de Merendas de Santo Amaro, Santa Margarida de Lousada.

Comentários