por | 24 Ago, 2023 | Editorial, Editorial

Editorial 103.º | Investimento vs Retorno Social

Acreditamos que o investimento público deve cumprir objetivos e propósitos sociais claros, definidos previamente, para que possa ser, posteriormente, objeto de avaliação quanto ao impacto e retorno social que produziu. À semelhança do ROI financeiro (Retorno sobre o Investimento), uma métrica usada para avaliar a eficácia de um investimento, comparando o ganho obtido com o custo do investimento, aludimos ao ROI social pela crescente necessidade e importância de avaliar os impactos sociais que um investimento, projeto, iniciativa ou qualquer ação pública tem na comunidade, na sociedade em geral ou em causas sociais, comparando esses benefícios com os recursos investidos.

Na ação política local, temos assistido a iniciativas com propósitos e objetivos interessantes, outras nem tanto. No entanto, a questão é saber se alguém faz, sabe ou conhece, a avaliação do retorno social dessas iniciativas? O mesmo é dizer desses esforços e investimentos. A exigência que se coloca é a de demonstrar a eficiência e a responsabilidade na utilização dos recursos públicos, permitindo direcionar futuros investimentos de maneira mais informada e focada.

Ao avaliarmos o impacto das ações públicas na comunidade, estaremos mais bem preparados para tomar decisões sobre a continuidade, reforço ou subtração do investimento nessas ações, ou simplesmente ajustá-las ou prestar-lhes maior atenção para que alcancem os verdadeiros objetivos da sua implementação.

A exigência e apologia pela transparência e prestação de contas fortalece a confiança dos cidadãos nas decisões e ações de qualquer executivo político e, por conseguinte, abona a favor dos seus agentes. Políticos bem informados serão, certamente, políticos mais bem preparados para a tomada de decisão. É crucial promover uma cultura de avaliação rigorosa do retorno social em qualquer nível de governação. Definir métricas claras para medir os resultados sociais [Avaliação de Impacto Social (SIA) e a Contabilidade de Impacto Social (SROI)], recolher dados relevantes, conduzir análises de impacto confiáveis e comunicar de forma transparente os resultados obtidos.

Atualmente, p.e., a exigência dos programas de financiamento público solicita a avaliação do impacto do investimento, através de abordagens baseadas em evidências, de modo a garantir que os investimentos públicos sejam efetivamente aplicados e estejam ou venham a gerar benefícios reais para a sociedade, contribuindo para o avanço das causas sociais e comunitárias, tão importantes para nosso progresso coletivo. E, claro está, quando falamos de retorno social não pretendemos que este se situe ou restrinja exclusivamente em lucros financeiros, mas sim na capacidade de promover mudanças sociais positivas e de gerar valor tangível e intangível, como melhorias na qualidade de vida, redução da desigualdade e criação de comunidades mais sustentáveis.

Uma mudança de paradigma cada vez mais presente: o estabelecimento de consórcios e parcerias multissetoriais entre o setor público, privado e organizações sem fins lucrativos pode potencializar os investimentos e maximizar o impacto social. O tema da sustentabilidade e responsabilidade social das empresas, além de ser obrigatório nas grandes empresas, passa a ser um atributo socialmente diferenciador para a escolha dos consumidores, o mesmo é dizer na sociedade e entre cidadãos.

Já não se trata apenas de medir resultados financeiros, mas também de considerar a atenção, cuidado e performance das ações, assim como os impactos positivos que essas ações, decisões políticas e escolhas de investimentos podem ter no nosso mundo, quotidiano e futuro. 

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

“Se calhar um dia farei Lousada-Roma, igualmente com sentido de solidariedade”

A iniciativa de Joaquim Aires foi triunfal O lousadense Joaquim Aires está de parabéns no...

Corrida de Homenagem a José Magalhães no dia 1 de outubro

No dia 1 de outubro, domingo, vai realizar-se a Corrida de Homenagem a José Magalhães. As...

Competências parentais: perceções de reclusas que vivem com os filhos na prisão

Opinião de Íris Pinto*, Mestre em Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante O presente...

Fontenário da Sedoura (Boim): memória a preservar.

Há na paisagem edificada um sem número de memórias que me fazem estacar sempre que me deparo com...
Andreia Moreira

Há mar e mar, …mas é tempo de Regressar

Setembro é, por norma, o mês de regressar: regressar às rotinas habituais, ao trabalho e, claro,...

Agrupamento de Escolas de Lousada vence “Concurso 50 Livros”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura

A colaboração é o Santo Graal do professor bibliotecário. Jonhson (2004) Uma biblioteca “recheada”...

Gonçalo Ribeiro vence no Estoril Campeonato Nacional de Velocidade

A quinta jornada pontuável para o Campeonato Nacional de Velocidade 2023 decorreu este...

REVIRAVOLTA MANTÉM LOUSADA INVENCÍVEL

A AD Lousada recebeu e venceu a formação do Águias de Eiriz por 2-1, num jogo difícil mas...

Praça D. António de Castro Meireles

No coração da Vila, esta praça está circundada pela praça da República, rua Visconde de Alentém e...

Firmino Mendonça, o cafeteiro mais antigo

O cinquentenário Café Paládio é uma espécie de instituição comercial em Lousada e tem Firmino...

Siga-nos nas redes sociais