por | 7 Dez, 2023 | Sociedade, Uncategorized

Lousada juntou mentes brilhantes para debater a cibersegurança

A Biblioteca Municipal de Lousada recebeu, no passado dia 30 de novembro, nova edição da iniciativa Mentes Brilhantes, para debater a cibersegurança e os desafios atuais.

O fórum contou com a participação de dois lousadenses que se têm destacado na área, Miguel Brandão e Ana Luísa Santos, e foi moderado pelo jornalista do Porto Canal, João Pereira.

Miguel Brandão, Inspetor da Polícia Judiciária e especialista em Criminalidade Informática deixou conselhos sobre a utilização das redes sociais por menores de idade e garantiu que “a utilização livre das redes sociais por parte de menores, não é aconselhável e quando há deve ser monitorizada”, disse. O especialista disse ainda que “os pais devem manter uma relação de proximidade com os filhos de forma a que tenham acesso às conversas que estão a ter e com quem”.

Miguel Brandão

Ana Luísa Santos, licenciada em Segurança Informática, já trabalhou como Hacker Ética e é, atualmente, Sénior Information Security Officer. Esta especialista disse que os utilizadores devem “ter atenção aos links em que clicam, e verificar se reconhecem o destinatário”. Disse ainda que o acesso ao homebanking não deve ser feito através de redes públicas, além de recomendar que “a nível de pagamentos, não se guarde os cartões nas plataformas, para não deixar janelas abertas” a possíveis falhas de segurança.

Ana Luís Santos

Nélson Oliveira, vereador da Câmara Municipal de Lousada, destacou que um dos objetivos desta iniciativa “é dar a conhecer aos lousadenses aquilo que Lousada tem de melhor através das suas gentes”, garantindo que a iniciativa tem tido sucesso a “demonstrar que pessoas que podem estar no anonimato, são pessoas brilhantes naquilo que fazem”, quer estejam a trabalhar em Portugal ou mundo.

O edil destacou a preocupação das instituições públicas com a cibersegurança, e que o município está preparado para os desafios da cibersegurança, através do seu departamento informático cada vez mais especializado na área.

Nélson Oliveira disse ainda que o município está num processo de transformação digital, já colocado em prática em vários departamentos como urbanismo e recursos humanos, “para que a interação com os munícipes seja cada vez mais simples e rápida, mas para isso é importante os sistemas de segurança funcionarem, para garantir que a proteção de dados dos munícipes seja garantida”, afirmou.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Cool Dance levou dança e emoção ao Euro RX em Lousada

O grupo de dança Cool Dance, a convite do Clube Automóvel de Lousada (CAL), marcou presença no...

Chega setembro, regressam as aulas e, com elas, algumas das memórias de infância e juventude desse...

NOVOS BOMBOS EM LOUSADA (1)

Os Magnetenses: a tradição que ganha nova força Um novo grupo de bombos nasceu em Meinedo com 20...

O ESCUDO INVISÍVEL NO CIRCUITO INTERNACIONAL DE LOUSADA

ED4 levou a segurança no desporto automóvel ao patamar mundial Vamos falar de uma equipa que não...

Edifício da Adega nasceu há 70 anos

OBRA CUSTOU “DOIS MIL CONTOS” Assinalam-se este mês 70 anos do início de um dos projetos mais...

Grande Entrevista a LUÍS MARINHO (CAL)

“Não procuro ficar na história, procuro continuar a fazer mais e melhor” Aos 38 anos,...

JULIANA COSTA, UMA ARTISTA QUE SE REVELA FORA DE LOUSADA

Das raízes em Figueiras à afirmação na arte texturizada Natural de Figueiras, no concelho de...

DECATHLON LIGA PRO JÁ COMEÇOU

Lousada e Aparecida entraram com o pé esquerdo num campeonato que se espera espetacular. Os...

Câmara reforça apoio ao CAL para o Euro RX

A Câmara Municipal de Lousada reforçou em 428.721,27 euros o apoio financeiro ao Clube Automóvel...

EURO RX PROMETE GRANDE ESPETÁCULO

Lousada decide títulos europeus de Ralicross com estreia de corrida noturna O Circuito...

Siga-nos nas redes sociais