por | 28 Jan, 2024 | Cultura, Sociedade

Rui Bandeira e Toka & Dança na Festa Grande 2024

COMISSÃO DE FESTAS ESTÁ A TRABALHAR A TODO-O-GÁS

A Comissão de Festas em Honra do Senhor dos Aflitos está a laborar a toda a velocidade e já tem sede de reuniões e de atendimento, no Centro Comercial Pelourinho. Embora o programa ainda não esteja fechado, nem a comissão tenha anunciado qualquer artista, o jornal O Louzadense está em condições de adiantar alguns nomes já apalavrados para as Festas Grandes deste ano.

Para já, parece certo que na quinta-feira (25 de Julho) realiza-se a Noite de Bombos. E ainda não está descartada a possibilidade de fazer nesse primeiro dia das festividades um concerto rock com bandas de Lousada, a exemplo do que se fazia há muitos anos. Isso vem na linha do que nos disse Paulo Magalhães, da Comissão de Festas: “queremos recuar nos tempos e voltar a algumas tradições que se faziam, buscar eventos e coisas que se foram perdendo”.

Embora os festeiros não confirmem, fontes bem colocadas asseguram que já está definido para domingo o cantor romântico Rui Bandeira, que tem longa carreira musical e é atualmente artista de programas musicais da TVI. Para sábado está destinado o cabeça de cartaz, que ainda se desconhece. Um mandatário da comissão terá abordado o agente de Pedro Abrunhosa, que até teria a data disponível, mas o cachet é incomportável para o orçamento previsto.

Certo e confirmado pelos organizadores do evento é que, como vem sendo usual há mais de 100 anos, no domingo atua a Banda Musical de Lousada e uma outra banda filarmónica, que ainda não está definida, mas poderá ser a de Rio de Moinhos (Penafiel).

Entre as muitas incertezas ainda a pairar está a prova de ciclismo. A Comissão não garante ainda que a corrida se realize. Recorde-se que este evento esteve fora do programa nas Festas de 2023, facto que causou bastante desagrado em certos setores da população. Outra incerteza envolve a realização das Marchas Luminosas, pois não se sabe se as mesmas terão carros alegóricos (ver artigo abaixo).

RECUPERAR TRADIÇÕES

Falando novamente de recuperar a tradição que se foi perdendo “queremos reativar os carros de crítica nas Marchas e por isso estamos a pensar fazer um concurso para atribuir prémios aos melhores carros de crítica”, revelou Paulo Magalhães um dos organizadores.

Embora sejam poucos e com escasso tempo, “todos nós os três temos experiência em todas as áreas que englobam a festa, em toda a logística, já passamos por tudo, mas temos a noção de que estamos a correr contra o tempo”, reconhece Paulo Magalhães.

Daniel Pires (à esq.ª), Paulo Magalhães (ao centro) e José Coelho (à dir.ª)

Questionado sobre as dificuldades, a seu ver “vão aparecer na angariação de patrocínios pois no tempo que vivemos as empresas passam alguma dificuldade”, alertou.

Sem revelar quem, os três festeiros dizem que estão a ter apoio de retaguarda, de pessoas que não aparecem à frente, mas que estão por trás a ajudar.

“Vamos bater porta a porta de famílias, das empresas, de toda a população, não vamos excluir ninguém e vamos a todas as freguesias do concelho e aí contamos dentro da possibilidade de cada um que nos possam ajudar a nós mas acima de tudo com o foco nos festejos esteja no Senhor dos Aflitos”, afiançou aquele festeiro. “É por ele que fazemos a festa. O que desejamos é muito saúde a todos e que sejamos bem recebidos e que possamos fazer uma grande festa mesmo sabendo que vamos ter que encurtar muita coisa mas que tenhamos um final feliz”, concluiu.

Outro aspeto com que se podem deparar são as inevitáveis críticas ou opiniões. “Quanto a isso, é natural que apareçam porque não se pode agradar a todos, mas estamos bem vacinados contra elas, que venham venham, pois dão-nos mais força”, atirou Paulo Magalhães com confiança.

PODE NÃO HAVER MARCHA LUMINOSA

Carro alegórico das Marchas Luminosas de Lousada

O responsável pelo aparecimento desta Comissão de Festas, Daniel Pires, assegurou ao Louzadense: “não vamos pagar dívidas de ninguém”. Referindo-se a eventuais contas de comissões antigas que estarão por pagar. Conseguimos apurar que as mesmas dizem respeito a mais que um fornecedor de bens e serviços para as festividades lousadenses.

Contactada a empresa que colabora na organização das Marchas Luminosas, soubemos que, de facto, essas dívidas existem.

Sem especificar valores, nem anos ou nomes de pessoas das respetivas comissões de festas, o representante da empresa Inédito Desfile, Lda, de carros alegóricos, queixa-se de “dívidas de comissões anteriores”.

O mesmo revelou que já tentou sensibilizar a Câmara para esta questão, mas sem resultado. O empresário manifestou desagrado por esta situação já que “além dos danos que implica, é numa terra que eu gosto muito e onde tenho pessoas da maior estima e que sempre foram corretas comigo neste serviço que presto a Lousada há mais de 20 anos”.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Piscinas sobrelotadas: expandir ou construir?

EMPREENDIMENTO AQUÁTICO TEM 27 ANOS As piscinas de Lousada foram inauguradas em 1997, numa altura...

Rezar por mais saúde e menos guerras

A PROCISSÃO DE VELAS É UM SINAL DOS TEMPOS Em maio realizam-se as procissões de velas. Os...

LADEC Celebra 14.º Aniversário com Jantar Convívio

No passado dia 18, a LADEC - Lousada Associação de Eventos Culturais comemorou o seu 14.º...

Hugo Regadas Vence a Internacional XCO Super Cup

No passado domingo, em Vila do Conde, o lousadense Hugo Regadas, a competir pela equipa Rompe...

Editorial 121 | Lousada é Grande

Lousada, terra de história e tradição, ostenta com orgulho a sua grandeza. O nosso Torrão, que há...

Lousada Junior Cup: Título da primeira prova ficou em casa

O português João Dinis Silva conquistou a primeira prova da Lousada Junior Cup, depois de derrotar...

Lousada ao rubro na Super Especial do Rally de Portugal

A 57º edição do Rally de Portugal trouxe a Lousada os pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis...

DIALLEY – Agência de Marketing em Lousada

O nome foi inspirado na Diagon Alley, um local emblemático da saga Harry Potter, da qual Sofia...

Apresentação da trilogia “As Aventuras da Maria” encanta público

No passado dia 11, a Assembleia Louzadense acolheu a apresentação da trilogia "As Aventuras da...

Luís Santos é mandatário da candidatura da Aliança Democrática em Lousada

A candidatura da Aliança Democrática (AD) em Lousada terá como mandatário Luís Santos, Coordenador...

Siga-nos nas redes sociais