por | 31 Jan, 2024 | Cultura, Sociedade

Fadista Cláudia Madeira contribui para as obras da nova igreja de Meinedo

PROSSEGUE A ANGARIAÇÃO DE FUNDOS

A paróquia de Meinedo realiza no sábado, 3 de Fevereiro, às 21:30 um concerto de angariação de fundos para a nova igreja da freguesia que está em construção e ainda há muito a fazer até à sua conclusão. Trata-se de uma sessão de Fado com a cantora Cláudia Madeira. Convidado a fazer um “ponto de situação” sobre a evolução do empreendimento, o Padre André Soares começou por dizer que “construir qualquer edifício é sempre desafiante e basta perguntar a qualquer pai de família que já teve de construir uma casa, que logo nos fala do esforço físico, psicológico, financeiro” e daí se depreende “o quão hercúleo e esmagador pode ser a tarefa de construção”.

Reportando-se à localização da nova igreja, André Soares referiu que “a escolha da localização adequada, considerando a acessibilidade para os membros da comunidade, a geografia da paróquia, as regulamentações locais e a possibilidade de expansão futura da área envolvente, foi resolvida pela comunidade paroquial presidida pelo anterior pároco, aquando a aquisição do terreno”.

Referindo-se à clareza de todo o processo, o pároco de Meinedo referiu que “desde o início, toda a paróquia se sentiu convidada a participar” e que o envolvimento comunitário “foi evidente”. E acrescentou que “para a fase que me coube desenvolver, foram várias as reuniões informativas, preparatórias e burocráticas no decorrer destes últimos nove anos, de modo a garantir que a nova Igreja atendesse às necessidades da comunidade”.

Questionada por alguns, a escolha da imagem arquitetónica da nova igreja é para o padre André vista da seguinte forma: “obviamente que o design arquitetónico teve de refletir um edifício desta época, ao mesmo tempo que se pedia à arquitetura que desenvolvesse um espaço que refletisse a identidade espiritual e geográfica da Paróquia” e destaca ainda o caráter contemporâneo do edifício e as suas “fortes características distintivas do Românico”.

Falando de prazos, o padre afirma que “o cronograma proposto à comunidade sempre foi realista e cumprido. Depois de concluir as fundações, paredes e tetos definitivos no ano passado, para este ano que agora inicia, pretendemos desenvolver a modelação do terreno e construir os passeios exteriores, com as necessárias drenagens e afins”. Na fase seguinte serão efetuados os acabamentos. Neste momento e paralelamente à fase que está a decorrer, “estamos a considerar e a apreçar as várias necessidades tecnológicas da igreja como edifício vocacionado para a escuta da Palavra e para a música, por isso, o sistema de som, iluminação, passando pela climatização, mobiliário litúrgico, são tudo prioridades”, revelou o pároco André Soares.

Padre André e a Nova Casa de Deus

“VOTO DE LOUVOR” PARA EQUIPAS DE PEDITÓRIOS

Um edifício desta envergadura obriga a um planeamento financeiro sólido, “que exigiu uma grande criatividade na procura de fontes de rendimento de financiamento, doações, arrecadação de fundos e financiamento externo”. Sublinhou que, desde 2015, “muitas famílias de Meinedo e não só, foram contribuindo consoante as suas capacidades financeiras”.

Numa altura em que se tem constado em certos setores públicos da freguesia, e não só, que um dos principais financiadores do empreendimento é o treinador Abel Ferreira, o padre André não quis referir nomes de pessoas ou entidades, limitando-se a dizer que “afortunadamente para nós, várias pessoas tem tido a possibilidade de serem extremamente generosas”. De igual modo enalteceu o apoio das associações locais que organizam eventos, nomeadamente grupos informais de paroquianos cantando as Janeiras, a reverter para esta construção.

Mas o reverendo enfatiza que “a grande, perseverante e óbvia fonte de receita deste projeto provém de cada equipa de peditórios, que desde 2016, todos os meses, percorrem as ruas de Meinedo, a recolher as ofertas dos paroquianos”. Elogiando essas equipas, André Soares diz que “estamos verdadeiramente gratos por ter uma equipa tão incrível a trabalhar para o bem comum”.

Sobre a sessão de fados de dia 3, André Soares elogia as qualidades musicais da fadista convidada, referindo que “é uma fadista residente na famosa Casa de Fado da Sé, no Porto e na Casa da Guitarra, é conhecida pela sua habilidade exímia em transmitir as emoções melancólicas e apaixonadas do Fado e seguramente nos oferecerá uma

interpretação memorável que tocará os corações dos presentes”.

Os bilhetes estão à venda nos locais habituais da freguesia.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Piscinas sobrelotadas: expandir ou construir?

EMPREENDIMENTO AQUÁTICO TEM 27 ANOS As piscinas de Lousada foram inauguradas em 1997, numa altura...

Rezar por mais saúde e menos guerras

A PROCISSÃO DE VELAS É UM SINAL DOS TEMPOS Em maio realizam-se as procissões de velas. Os...

LADEC Celebra 14.º Aniversário com Jantar Convívio

No passado dia 18, a LADEC - Lousada Associação de Eventos Culturais comemorou o seu 14.º...

Hugo Regadas Vence a Internacional XCO Super Cup

No passado domingo, em Vila do Conde, o lousadense Hugo Regadas, a competir pela equipa Rompe...

Editorial 121 | Lousada é Grande

Lousada, terra de história e tradição, ostenta com orgulho a sua grandeza. O nosso Torrão, que há...

Lousada Junior Cup: Título da primeira prova ficou em casa

O português João Dinis Silva conquistou a primeira prova da Lousada Junior Cup, depois de derrotar...

Lousada ao rubro na Super Especial do Rally de Portugal

A 57º edição do Rally de Portugal trouxe a Lousada os pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis...

DIALLEY – Agência de Marketing em Lousada

O nome foi inspirado na Diagon Alley, um local emblemático da saga Harry Potter, da qual Sofia...

Apresentação da trilogia “As Aventuras da Maria” encanta público

No passado dia 11, a Assembleia Louzadense acolheu a apresentação da trilogia "As Aventuras da...

Luís Santos é mandatário da candidatura da Aliança Democrática em Lousada

A candidatura da Aliança Democrática (AD) em Lousada terá como mandatário Luís Santos, Coordenador...

Siga-nos nas redes sociais