por | 7 Fev, 2024 | Cultura, Educação

A Escola – Arte, Cultura e Voluntariado Jovem

Instinto Filmes apresenta o projeto “A Escola – Arte, Cultura e Voluntariado Jovem” financiado pelo prorrama Corpo Europeu de Solidariedade que visa a promoção da Cultura e coesão comunitária.

A comunidade do concelho de Lousada está prestes a receber uma iniciativa única e inspiradora: o projeto “A Escola”. Desenvolvido pela Instinto Filmes – Cooperativa Cultural e Artística no âmbito de uma candidatura ao Programa Corpo Europeu de Solidariedade, na ação ESC30-SOL – Solidarity projects, este projeto de 10 meses é dedicado à promoção e disseminação da cultura, com especial enfoque no cinema e no audiovisual.

A Instinto Filmes é uma cooperativa que pretende disseminar o cinema e audiovisual no concelho de Lousada e nos concelhos limítrofes. Um grupo de amigos, que partilham uma visão semelhante sobre o cinema e audiovisual e outras expressões artísticas, decidiram formar uma cooperativa com o objetivo de promover o cinema no concelho de Lousada, para todos os extratos da sociedade. Como tal, o projeto “A Escola” surge em 2023 no âmbito de uma candidatura ao Programa Corpo Europeu de Solidariedade, na ação ESC30-SOL – Solidarity projects.

“A Escola” visa envolver a população local em atividades culturais e educacionais, proporcionando acesso à produção e apreciação de conteúdos audiovisuais. Com o apoio de voluntários e técnicos especializados, vão ser disponibilizados programas de capacitação em produção de conteúdos audiovisuais, promovendo não só competências técnicas, mas também o desenvolvimento de competências interpessoais, como cooperação e entreajuda.

“A Escola” também vai realizar sessões de cinema e debates, proporcionando à comunidade experiências enriquecedoras e incentivando a participação cívica. O projeto, da cooperativa cultural e artística Instinto Filmes, procura fortalecer o entusiasmo pelo cinema e pelas artes visuais, especialmente entre as faixas etárias mais jovens, através de workshops, exibição de filmes e documentários e momentos de debate e reflexão sobre questões sociais e culturais relevantes onde a Sétima Arte tem um papel ativo.

O projeto da Instinto Filmes tem como objetivo tornar-se uma referência nas artes e cultura da região através da criação de um espaço dedicado à criatividade, educação artística e promoção da diversidade cultural.

“A Escola” vai proporcionar entretenimento e enriquecimento cultural à população de Lousada, como também incentivar a livre partilha de conhecimento e envolvimento ativo na comunidade. Este projeto representa uma oportunidade ímpar para a comunidade de Lousada e da região em torno da cultura e da arte, fortalecendo os seus laços comunitários e promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.

NI Instinto Filmes

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Já começaram as movimentações para formar a Comissão de Festas

Romaria da Senhora Aparecida O artigo da anterior edição do nosso jornal, sobre a ausência de...

Editorial 115 | Silêncio

A 26 de fevereiro de 1954 nascia Mário Fernando Ribeiro Pacheco Fonseca, figura incontornável da...

Direção ameaça entregar chaves do clube se não houver acordo com autarquia

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE LOUSADA A ADL está em modo de «gestão a prazo», pois a atual Direção já...

Lousada recebeu entrega de prémios da AT Porto

Retomou-se, no passado dia 3 de Fevereiro, a habitual cerimónia de entrega de prémios da...

Peça de teatro promove a sensibilização e prevenção rodoviária nos mais novos

A nova edição da campanha de sensibilização, que transforma as crianças em agentes de segurança e...

Jantar-Comício do Partido CHEGA traz André Ventura a Lousada

O Presidente do Partido CHEGA, André Ventura, marcará presença no jantar oficial de campanha do...

Santuário de São Gonçalo de Lustosa

Lustosa é uma parcela do concelho de Louzada que gosto de percorrer e apreciar, mormente a...

Professor de artes é “artista de horas livres”

Joaquim Alexandre Ribeiro: A moldar lousadenses pela arte O professor Joaquim Alexandre Nunes...

Amanhã virás Sol, amanhã virás

ABRIL LOUZADENSE (IX) Um dos maiores vultos portugueses da luta contra a ditadura foi o...

O verdadeiro voto útil e a matemática do “Chega” para lá

Dúvidas ainda houvesse sobre a importância do projecto da Aliança Democrática (AD) e da...

Siga-nos nas redes sociais