por | 7 Fev, 2024 | Sociedade, Uncategorized

Atletas, modalidades, clubes e associações distinguidos

GALA DO DESPORTO DE LOUSADA

Realizou-se na sexta-feira passada, 2 de fevereiro, a 9.ª Gala do Desporto de Lousada, promovida pelo Município em parceria com as associações desportivas.

A Gala do Desporto tem como finalidade distinguir e premiar todos aqueles que ao longo da sua vida e, em particular do ano de 2023, se destacaram no desenvolvimento do desporto no Concelho de Lousada.

O Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, começou por destacar que “existe no concelho grande valor e mérito desportivo e, por isso, deve ser difícil para a Comissão Reguladora decidir entre os melhores. Assim, galardoados, nomeados e todos os praticantes desportivos devem ser enaltecidos”.

O Dr. Pedro Machado salientou também que “na última época desportiva o número de atletas federados aumentou, quando comparado com a pré-pandemia, ultrapassando já os 2500”.

Em todo este processo a Câmara Municipal dá um contributo, sendo que o trabalho dos dirigentes dos clubes e associações se torna fundamental para a dinâmica existente, e com excelentes resultados. Por isso, deixo um agradecimento a todos pelo trabalho desenvolvido ao nível desportivo, facto que nos reforça enquanto comunidade” – salientou o Presidente da Câmara.

Em representação da Comissão Reguladora esteve a Dra. Fátima Esteves que referiu ser notório que “Lousada tem um historial desportivo muito vasto e de grande valor e são muitas as modalidades desportivas que estão à disposição de todos, desde as simples caminhadas pela ecopista até às corridas de Rally na Pista da Costilha. Praticar desporto federado, amador, por lazer ou recreação faz, felizmente é cada vez mais, parte do dia a dia dos e das Lousadenses”.

A Dra. Fátima Esteves, que é Presidente da Direção da Cooperativa Lousavidas, salientou que “no âmbito desportivo, é de enaltecer o empenho do Município na concretização das propostas de melhoria das várias infraestruturas locais que permitem um crescimento da oferta desportiva no Concelho. É de enaltecer, ainda, todo o apoio manifestado aos clubes através dos contratos programas, no apoio ao associativismo, exames médicos e seguros desportivos”.

Atletas, modalidades, clubes e associações distinguidos

Estiveram a concurso cinco categorias de prémios. Nos Prémios Individuais, o Prémio Mérito Desportivo foi para João Santos, da Associação de Hóquei de Lousada. Paula Oliveira, da Academia de Ginástica de Lousada, venceu o Prémio Dedicação e a Modalidade do Ano foi também atribuída à Ginástica. No que se refere à Figura Desportiva do Ano, foi Vítor Valinhas, na modalidade de Hóquei em Campo, que venceu, e o Evento do Ano foi atribuído à União Desportiva de Lagoas por ter organizado o Lagoas Super Cup. O Prémio Best Online, decidido pelo número de gostos (likes) no Facebook do Município, foi para os Sub10 Benjamins, da Associação Desportiva de Lousada.

Os Prémios Coletivos destacaram o Futebol Clube de Romariz, na modalidade de Futebol, como Associação Desportiva do Ano, e a Academia de Ginástica de Lousada, como equipa do Ano, representada pelas Seniores Femininas de Ginástica Artística.

Na categoria de Atleta Revelação a vencedora foi Rita Guimarães, do Futebol Clube de Romariz. Helena Sousa, do Grupo Recreativo, Desportivo e Cultural de Santo Estêvão, venceu na categoria de Dirigente do Ano. A Treinadora do Ano foi Elisabete Ramos, da Associação de Patinagem Artística de Lousada. Vítor Sousa, Automobilismo, foi eleito o Árbitro/Juiz do Ano.

A atleta Feminina do Ano foi Mariana Martins, na modalidade de Futsal, do Centro Cultural e Desportivo da Ordem, e o Atleta Masculino do Ano foi Pedro Moura Pereira, Natação Pura, da Lousada Século XXI.

No que respeita à categoria de Atleta do Ano de Desporto Adaptado, este ano o prémio foi atribuído a Manuela Mota, na modalidade de ParaTénis de Mesa, do Clube de Ténis de Mesa de Lousada.

Foram também distinguidos os Campeões e Atletas integrantes em Seleções Nacionais no ano de 2023.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

“Deus deu-me a oportunidade de chorar a cantar”

CLÁUDIA MADEIRA, UMA FADISTA SOLIDÁRIA Cantar com alma e paixão são características de Cláudia...

A Casa Nobre No Concelho de Lousada

Tipologias - XIV | Pedra de Armas A pedra de armas, nem sempre presente, na fachada da casa,...

Violência no namoro preocupa encarregados de educação e professores

SIMULAÇÃO DE JULGAMENTO NO TRIBUNAL DE LOUSADA FOI ALERTA E PEDAGOGIA Um grande estudo nacional...

Quem são @s influencers lousadenses?

VENDEM PRODUTOS E SUGESTÕES A MILHARES DE PESSOAS Por “querer estar na moda” ou por insegurança e...

GINT: Uma história de crescimento, inovação e responsabilidade social

Desde a sua fundação em 1997, a Grecogeste-Trading de Produtos e Serviços S.A., do Grupo GINT, tem...

Programa Municipal de Caminhadas

No dia 15 de junho, sábado, realiza-se a Caminhada da Primavera, organizada pela Associação de...

Dia Municipal da Biodiversidade celebrado no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca

Dia 21 de junho celebra-se o Dia Municipal da Biodiversidade. Desde 2017 que esta data é celebrada...

Inscrições abertas para o Banco de Voluntariado

O Banco de Voluntariado encontra-se em funcionamento desde 2006 e pretende garantir e promover a...

Orçamento Participativo Jovem tem candidaturas abertas até sexta-feira

Estão abertas as candidaturas para o Orçamento Participativo Jovem (OPJ), até dia 14, próxima...

Alunos de Lousada venceram concurso DXC Code Challenge

A equipa da EB da Boavista – Silvares, constituída por Letícia Teixeira Sousa e Luís Gonçalves...

Siga-nos nas redes sociais