por | 7 Fev, 2024 | Educação, Uncategorized

«Resistência e Liberdade» nas comemorações do 25 de Abril

«Resistência e Liberdade» é o nome do Projeto que está na base do livro que o Núcleo de Investigação Local do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca irá editar com o apoio da Associação Luminare Valle.

O protocolo de cooperação entre as duas entidades foi assinado no dia 6 de fevereiro, numa pequena cerimónia que decorreu na Biblioteca Escolar, na sede do Agrupamento. A iniciativa, presidida pela Diretora da Escola, Ernestina Sousa, contou com a presença do Presidente da Direção da Luminare Valle, Eduardo Silva, e alguns dos seus associados, bem como muitos elementos da comunidade educativa, desde os professores e alunos envolvidos no Projeto, professores das estruturas educativas e encarregados de educação.

A diretora do Agrupamento começou por valorizar a importância da parceria, agora firmada, como um exemplo daquilo que deve ser a relação entre a Escola e as instituições da comunidade local onde se insere. Reconheceu que o apoio que a Associação Luminare Valle se compromete a prestar será essencial para a concretização do Projeto que está a ser desenvolvido pelo Núcleo de Investigação Local do Agrupamento.

A explicação do Projeto ficou a cargo do professor Pedro Magalhães, um dos professores coordenadores do Núcleo, que explicou a natureza do Projeto, referindo que o mesmo começou no ano letivo transato e envolveu todos os alunos do 9.º ano de escolaridade do Agrupamento das duas escolas EBS, Lousada Norte (Lustosa) e Dr. Mário Fonseca (Nogueira). Na altura, o objetivo foi fazer uma exposição com base nos processos de lousadenses presos pela polícia política (PVDE/PIDE/DGS) durante o Estado Novo. Para essa atividade, os alunos tiveram que percorrer digitalmente mais de 29 mil processos da PIDE, para daí apurar os lousadenses que resistiram, de alguma forma, à ditadura do Estado Novo.  

No presente ano letivo, o Projeto desenvolve-se com a produção de um livro, cuja publicação ocorrerá em abril, enquadrada nas comemorações do cinquentenário da Revolução do 25 de Abril. Para isso, conforme explicou Pedro Magalhães, o grupo de alunos e professores envolvidos no Projeto, em articulação com o Clube Ciência Viva do Agrupamento, deslocaram-se ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo para analisar informação adicional que permitisse aprofundar devidamente o tema.  Reconheceu, por fim, o importante apoio que a Direção da Escola tem dado ao desenvolvimento do Projeto e agradeceu o apoio que a Associação Luminare Valle assumiu na celebração deste protocolo.

Por sua vez, o presidente da Luminare Valle reforçou o papel colaborativo que deve existir entre a comunidade local e a Escola, mostrando-se muito satisfeito pelo facto de a Associação se poder associar a um Projeto tão importante, não só para a Escola, mas também para Lousada. Para além disso, informou que desenvolverão esforços para ver reconhecido este Trabalho também fora de Lousada. Para Eduardo Silva, este Projeto vai ao encontro de três áreas fundamentais da educação (a Geografia, a História e a Filosofia) na medida em que permite saber onde estamos, quem somos e para onde queremos ir. Em jeito de conclusão, referiu, com satisfação, que, com este tipo de projetos, a Escola assume a sua missão num tempo em que professores desafiam os seus alunos e os alunos desafiam os seus professores.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Andreia Moreira

Socorro, o meu filho (a minha filha) pratica desporto!

Hoje em dia é valorizada a prática de desporto nas camadas mais jovens, o que implica uma série de...

Escola de Lodares assinala centenário do Coronel Soares de Moura

Livro impresso e digital, exposição documental, desdobrável e sessão de teatro: a escola básica de...

FESTIVAL VILA 2024

O Festival Vila está de regresso, de 28 a 30 de junho, no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, com...

Os lousadenses são pessoas honradas

Manuel Luís Bessa Sousa, um especialista financeiro É uma pessoa conhecida da generalidade da...

Novo alojamento local: Sorte do Paço

ONDE A MODERNIDADE COMBINA COM TRADIÇÃO Este é o mais recente alojamento local da região, que...

Mau comportamento de pais nos jogos de futebol dos filhos é preocupante

BERROS, INSULTOS, INVASÕES DE CAMPO, AGRESSÕES NA BANCADA Na entrevista ao treinador do Aparecida,...

COPAGRI acolhe Dia do Produtor PEC Nordeste

Decorreu esta manhã, no auditório da Copagri, o Dia do Produtor PEC Nordeste. Do programa desta...

USF Torrão e UCC Lousada certificadas pela Direção-Geral da Saúde

A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa tem agora mais 10 Unidades de Saúde Familiar...

Editorial 123 | Identidade e Espírito Comunitário em Lousada

Lousada, com a sua rica história e tradições, sempre foi um exemplo de comunidade unida. No...

LADEC espera reunir 700 bombos em Lousada

No próximo sábado, às 21h30 horas, realiza-se a Noite de Bombos da LADEC, que vai percorrer o...

Siga-nos nas redes sociais