por | 12 Mar, 2024 | Cultura, Lousada.

Festival Internacional de Camélias em Lousada

Realizou-se no passado fim de semana, 8 a 10 de março, o XIV Festival Internacional de Camélias.

Na sessão de abertura do evento o Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, salientou que “as camélias são um produto importante e que se assumem como um pretexto para mostrarmos o que o Lousada tem de melhor. A área do Turismo de Natureza está em amplo crescimento, podendo destacar-se a Paisagem Protegida Local do Sousa Superior e a Mata de Vilar, a que se juntam iniciativas e eventos”.

Este é um evento de cariz internacional e, por isso, tenho de fazer uma saudação especial ao Vereador do Município de Vedra, que está presente, bem como aos expositores que vêm da Galiza” — salientou o Presidente da Câmara.

O Dr. Pedro Machado teve ainda a oportunidade de “felicitar o Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Dr. Luís Pedro Martins, que está presente neste evento e que tem realizado um importante trabalho, que resulta no crescimento deste território”.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPTNP), Dr. Luís Pedro Martins, começou a sua intervenção dando enfoque ao facto de “existir um trabalho conjunto no que respeita à promoção do território, sendo que o Presidente da Câmara de Lousada quer sempre o melhor para o seu concelho sem, no entanto, deixar de defender a região”.

No que respeita a este evento é curioso perceber que “sempre que os operadores turísticos falam e tratam de camélias o concelho de Lousada é, de imediato, referenciado, como exemplo. Este é um mercado que está em crescimento, dado que os turistas preferem pequenos territórios, com turismo de natureza, boa gastronomia e vinhos, que existem em Lousada” — destacou o Dr. Luís Pedro Martins.

Foi ainda evidenciado pelo Presidente do TPTNP que “o setor do turismo no norte do país cresceu 18 por cento no ano passado e que se prevê que continue a aumentar, devido a fatores como novas rota e novas transportadoras a operarem no aeroporto do Porto”.

Na mesa de abertura estiveram também a Presidente da Associação Portuguesa de Camélias, Dra. Eduarda Paz, e o Presidente da Associação Portuguesa de Jardins Históricos, Dr. Manuel Carvalho e Sousa.

Dr. Pedro Machado, Dr. Manuel Carvalho e Sousa, Dr. Luís Pedro Martins e Dra. Eduarda Paz/Fonte: Município de Lousada

Poesia, com Fernando Soares, e teatro fizeram também parte da programação do Festival Internacional de Camélias. A Jangada Teatro apresentou o espetáculo “Portugal 5.0. O Amor é F*dido”. Durante o fim de semana decorreu, em paralelo, o Mercado das Camélias.

No sábado, durante a tarde, desenvolveram-se workshops em vários locais. No Centro de Interpretação do Românico o tema da oficina foi “A arte de dobrar camélias”, com Carla Andrade — Clube de Origami do Porto. A Casa das Videiras foi o local escolhido para o workshop “Camélias e Sabores”, com Rita Roquete — Bloom Sativum. Na Biblioteca Municipal e o Jardim e Monte do Senhor dos Aflitos decorreu o workshop “Desenho de Mandalas” e “Construção de Mandalas”.

No dia 10, domingo, realizaram-se os habituais Passeios pelos Jardins de Camélias, nomeadamente na Casa de Juste, na Casa de Vilar e na Casa da Bouça, contando ainda com uma encenação da Jangada Teatro. As visitas foram orientadas por António Assunção, especialista e produtor de camélias.

Prémios entregues a Portugal e Espanha

O júri do Festival, composto pelo Eng. Valdemar Ferreira, Dra. Rosário Machado e a Arqta. Renata Ferreira, deliberou atribuir o prémio da Melhor Camélia de Origem Portuguesa a António Assunção, a Melhor Camélia de Origem Japónica a Isabel Pazos, a Melhor Camélia Reticulata/Híbrida a Maria Ángeles Piñeiro López, a Melhor Camélia de Lousada ao Horto de Romariz, e a Melhor Mesa a Pilar Bargiela.

Expositores do Festival Internacional de Camélias/Fonte: Município de Lousada

Fim de semana Gastronómico

A par do Festival Internacional de Camélias, Lousada associou-se, mais uma vez, ao Fim de Semana Gastronómico do Turismo do Porto e Norte de Portugal. Os pratos em destaque foram o Cozido à Portuguesa e Leite-creme Queimado que puderam ser degustados nos restaurantes Visconde, Brazão Assembleia Food Experience, Foral — Tapas & Wine Bar, Recantos D’harmonia, Natura — Restaurante Bar-Lounge, Petisqueira Moura, Passion Flower, Quinta de Cedovezas e Parabéns.

Nestes dias vários empreendimentos turísticos e de alojamento local praticaram preços mais acessíveis para quem pretendesse pernoitar em Lousada. A Casa de Juste, Quinta da Longra, Quinta de Lourosa, Casa da Portela – Sem Igual, Casa de Sedoura, Casas do Souto e a Casinha de Campo / Casa de Vilar, associaram-se, desta forma ao Festival Internacional de Camélias e ao Fim-de-Semana Gastronómico.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Piscinas sobrelotadas: expandir ou construir?

EMPREENDIMENTO AQUÁTICO TEM 27 ANOS As piscinas de Lousada foram inauguradas em 1997, numa altura...

Rezar por mais saúde e menos guerras

A PROCISSÃO DE VELAS É UM SINAL DOS TEMPOS Em maio realizam-se as procissões de velas. Os...

LADEC Celebra 14.º Aniversário com Jantar Convívio

No passado dia 18, a LADEC - Lousada Associação de Eventos Culturais comemorou o seu 14.º...

Hugo Regadas Vence a Internacional XCO Super Cup

No passado domingo, em Vila do Conde, o lousadense Hugo Regadas, a competir pela equipa Rompe...

Editorial 121 | Lousada é Grande

Lousada, terra de história e tradição, ostenta com orgulho a sua grandeza. O nosso Torrão, que há...

Lousada Junior Cup: Título da primeira prova ficou em casa

O português João Dinis Silva conquistou a primeira prova da Lousada Junior Cup, depois de derrotar...

Lousada ao rubro na Super Especial do Rally de Portugal

A 57º edição do Rally de Portugal trouxe a Lousada os pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis...

DIALLEY – Agência de Marketing em Lousada

O nome foi inspirado na Diagon Alley, um local emblemático da saga Harry Potter, da qual Sofia...

Apresentação da trilogia “As Aventuras da Maria” encanta público

No passado dia 11, a Assembleia Louzadense acolheu a apresentação da trilogia "As Aventuras da...

Luís Santos é mandatário da candidatura da Aliança Democrática em Lousada

A candidatura da Aliança Democrática (AD) em Lousada terá como mandatário Luís Santos, Coordenador...

Siga-nos nas redes sociais