por | 12 Mar, 2024 | Cultura, Lousada.

Festival Internacional de Camélias em Lousada

Realizou-se no passado fim de semana, 8 a 10 de março, o XIV Festival Internacional de Camélias.

Na sessão de abertura do evento o Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, salientou que “as camélias são um produto importante e que se assumem como um pretexto para mostrarmos o que o Lousada tem de melhor. A área do Turismo de Natureza está em amplo crescimento, podendo destacar-se a Paisagem Protegida Local do Sousa Superior e a Mata de Vilar, a que se juntam iniciativas e eventos”.

Este é um evento de cariz internacional e, por isso, tenho de fazer uma saudação especial ao Vereador do Município de Vedra, que está presente, bem como aos expositores que vêm da Galiza” — salientou o Presidente da Câmara.

O Dr. Pedro Machado teve ainda a oportunidade de “felicitar o Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Dr. Luís Pedro Martins, que está presente neste evento e que tem realizado um importante trabalho, que resulta no crescimento deste território”.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPTNP), Dr. Luís Pedro Martins, começou a sua intervenção dando enfoque ao facto de “existir um trabalho conjunto no que respeita à promoção do território, sendo que o Presidente da Câmara de Lousada quer sempre o melhor para o seu concelho sem, no entanto, deixar de defender a região”.

No que respeita a este evento é curioso perceber que “sempre que os operadores turísticos falam e tratam de camélias o concelho de Lousada é, de imediato, referenciado, como exemplo. Este é um mercado que está em crescimento, dado que os turistas preferem pequenos territórios, com turismo de natureza, boa gastronomia e vinhos, que existem em Lousada” — destacou o Dr. Luís Pedro Martins.

Foi ainda evidenciado pelo Presidente do TPTNP que “o setor do turismo no norte do país cresceu 18 por cento no ano passado e que se prevê que continue a aumentar, devido a fatores como novas rota e novas transportadoras a operarem no aeroporto do Porto”.

Na mesa de abertura estiveram também a Presidente da Associação Portuguesa de Camélias, Dra. Eduarda Paz, e o Presidente da Associação Portuguesa de Jardins Históricos, Dr. Manuel Carvalho e Sousa.

Dr. Pedro Machado, Dr. Manuel Carvalho e Sousa, Dr. Luís Pedro Martins e Dra. Eduarda Paz/Fonte: Município de Lousada

Poesia, com Fernando Soares, e teatro fizeram também parte da programação do Festival Internacional de Camélias. A Jangada Teatro apresentou o espetáculo “Portugal 5.0. O Amor é F*dido”. Durante o fim de semana decorreu, em paralelo, o Mercado das Camélias.

No sábado, durante a tarde, desenvolveram-se workshops em vários locais. No Centro de Interpretação do Românico o tema da oficina foi “A arte de dobrar camélias”, com Carla Andrade — Clube de Origami do Porto. A Casa das Videiras foi o local escolhido para o workshop “Camélias e Sabores”, com Rita Roquete — Bloom Sativum. Na Biblioteca Municipal e o Jardim e Monte do Senhor dos Aflitos decorreu o workshop “Desenho de Mandalas” e “Construção de Mandalas”.

No dia 10, domingo, realizaram-se os habituais Passeios pelos Jardins de Camélias, nomeadamente na Casa de Juste, na Casa de Vilar e na Casa da Bouça, contando ainda com uma encenação da Jangada Teatro. As visitas foram orientadas por António Assunção, especialista e produtor de camélias.

Prémios entregues a Portugal e Espanha

O júri do Festival, composto pelo Eng. Valdemar Ferreira, Dra. Rosário Machado e a Arqta. Renata Ferreira, deliberou atribuir o prémio da Melhor Camélia de Origem Portuguesa a António Assunção, a Melhor Camélia de Origem Japónica a Isabel Pazos, a Melhor Camélia Reticulata/Híbrida a Maria Ángeles Piñeiro López, a Melhor Camélia de Lousada ao Horto de Romariz, e a Melhor Mesa a Pilar Bargiela.

Expositores do Festival Internacional de Camélias/Fonte: Município de Lousada

Fim de semana Gastronómico

A par do Festival Internacional de Camélias, Lousada associou-se, mais uma vez, ao Fim de Semana Gastronómico do Turismo do Porto e Norte de Portugal. Os pratos em destaque foram o Cozido à Portuguesa e Leite-creme Queimado que puderam ser degustados nos restaurantes Visconde, Brazão Assembleia Food Experience, Foral — Tapas & Wine Bar, Recantos D’harmonia, Natura — Restaurante Bar-Lounge, Petisqueira Moura, Passion Flower, Quinta de Cedovezas e Parabéns.

Nestes dias vários empreendimentos turísticos e de alojamento local praticaram preços mais acessíveis para quem pretendesse pernoitar em Lousada. A Casa de Juste, Quinta da Longra, Quinta de Lourosa, Casa da Portela – Sem Igual, Casa de Sedoura, Casas do Souto e a Casinha de Campo / Casa de Vilar, associaram-se, desta forma ao Festival Internacional de Camélias e ao Fim-de-Semana Gastronómico.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Por mais estacionamento e habitação

ASSEMBLEIA MUNICIPAL APROVOU PRAÇA DO ROMÂNICO Foi uma sessão extraordinária aquela que decorreu...

Diogo Silva é Candidato Independete à Presidência da Junta de Freguesia de Lustosa

Foi comunicada a candidatura à presidência da Junta de Freguesia de Lustosa de Diogo Silva, pelo...

“Pela Nossa Terra, Com Todos e Para Todos!” – Antero Leite é o candidato do PSD em Cristelos, Boim e Ordem 

O PSD apresentou a candidatura à Presidência da Junta da União de Freguesias de Cristelos, Boim e...

Voleibol tem mais de 120 atletas

MODALIDADES DESPORTIVAS Tal como o Basquetebol, que já abordamos aqui, também o Voleibol...

Bruno Silva apresenta candidatura à Junta de Freguesia de Nevogilde com foco na proximidade, transparência e eficiência

Bruno Silva é o candidato do PSD à Junta de Freguesia de Nevogilde, destacando um projeto...

Sérgio «Pizzas», um cidadão atento e interessado

PERCURSO DE VIDA DE UM EMPRESÁRIO LOCAL Chama-se Sérgio José Cruz Gomes,  49 anos, e é...

Um milhão de euros de prejuízo na Adega

TENTATIVA DE REVITALIZAÇÃO PARA EVITAR INSOLVÊNCIA Há muito que se vem notando uma crise quase...

A Casa Nobre no Concelho de Lousada

Outros Dados Históricos (Volume II e III) - Casa da Lama VIII - (1ª Parte) Pertença da família...

Kafka através de Benjamin: Um Espelho para a Nossa Era Burocrática

Quem nunca se sentiu perdido nos corredores de uma burocracia impessoal, confrontado com regras...

Adolfo Fernandes promete dedicação a tempo inteiro a Meinedo

Adolfo Fernandes é o rosto escolhido pelo PSD para Meinedo, apresentando-se como uma alternativa...

Siga-nos nas redes sociais