por | 23 Mar, 2024 | Espaço Cidadania, Sociedade

Um lousadense no festival da Eurovisão

BAILARINO DE CAÍDE DE REI NAS LUZES DA RIBALTA

Telmo Leite, bailarino lousadense de Caíde de Rei, irá representar Portugal na Eurovisão 2024, juntamente com a vencedora do festival da canção, Iolanda, com a música “Grito”. Vão estar em Malmö, na Suécia, dia 7 de Maio na primeira Semifinal. Fomos à descoberta deste jovem e talentoso bailarino.

Uma equipa muito jovem, liderada pela intérprete Iolanda foi a grande vencedora da 60.ª edição do Festival da Canção e vai representar Portugal na Eurovisão, com o tema “Grito”. Na equipa está Telmo Leite, jovem caidense, que é bailarino de profissão.
“Eu comecei a dançar quando tinha 7 anos e desde então apaixonei-me por essa arte, desde muito novo sonhei em fazer carreira na área da dança”, revela o caidense ao nosso jornal.

A sua família e os amigos mais próximos “foram e continuam a ser um suporte muito importante e um incentivo para que eu prosseguisse os meus objetivos”, afirma. “Eles sempre me apoiaram e deram-me liberdade para seguir o meu sonho”, acrescenta o bailarino, que considera que é aí que reside a principal força e motivação para quem quer seguir qualquer área profissional na sua vida.

“A minha maior influência desde criança sempre foi a música, sempre gostei muito de música; eu adorava ver os videoclipes com bailarinos e sempre sonhei em fazer parte e em fazer este tipo de criações”, revela Telmo.

No ensino secundário, em Lousada, frequentou um curso de audiovisuais e quando terminou decidiu “que não queria continuar a estudar nessa área e que queria realmente a dança”. Foi uma decisão determinada e arrojada. “Fui tirar um curso, que me deu um certificado para poder ser professor de dança e continuo a querer saber e praticar cada vez mais, por isso faço formação regular nacional e internacional”, explica.

O campo da dança é muito vasto, como aliás qualquer arte. Dentro disso, Telmo tem a sua preferência: “a minha área preferida é a dança urbana em geral, resumidamente hip-hop”.

Não gosta de falar de planos a longo prazo, pois prefere viver a atualidade e focar-se no que está a decorrer. Contudo adiantou-nos que tem alguns sonhos para o futuro: “na verdade eu nem penso muito nisto atualmente porque gosto que as coisas surjam naturalmente, sem expectativas, mas desde pequeno que sonho em pisar o palco do hip-hop internacional, nomeadamente em Phoenix, nos Estados Unidos da América”. Este bailarino salienta com bastante ênfase que gostava muito “de representar Portugal no maior campeonato mundial de hip-hop”. Em termos nacionais, um dos seus objetivos é “pisar aquele que é certamente o maior palco português, o Altice Arena”.

São sonhos tangíveis e Telmo Leite acredita nisso, de tal forma que se está a dedicar para os realizar. O jovem declara que está “num grupo de competição e a preparar-me para disputar um título a nível nacional”. É uma competição que se chama Hip-hop Internacional, que se realiza na Maia, onde acontece o apuramento nacional e os primeiros 5 lugares têm a possibilidade de representar Portugal em várias categorias em Phoenix no campeonato mundial”.

Telmo Leite

Voltando ao tema incontornável do Festival da Canção, afirma que “sem dúvida marcou-me e continua a marcar-me muito porque não sabia que ia ter a dimensão que teve”.

O convite para participar na equipa de Iolanda “surgiu através do coreógrafo Renato Garcia, que me convidou para o projeto e para mim significou muito, é algo muito gratificante na carreira de qualquer bailarino poder pisar aquele palco e agora ter a oportunidade de pisar o palco da Eurovisão, ter milhões de pessoas a ver o nosso trabalho é mesmo inacreditável”.  


MENSAGEM DE GRATIDÃO E ALEGRIA

O jovem não sabe em si de contente e na hora de agradecer o feito alcançado, Telmo Leite escreveu assim no seu Instagram: “Agora que já tenho mais palavras, é a minha vez de agradecer a toda a gente que me apoiou e esteve do meu lado neste processo, em primeiro lugar quero agradecer à Iolanda por me ter aceite, por me ter recebido tão bem, por me ajudar sempre que precisei de algo. Tu és inacreditável, mereces tudo o que te está a acontecer e para mim é um privilégio estar ao teu lado neste momento da tua vida, és chama que arde e ainda vai arder muito, é só o início. Quero agradecer ao Renato Garcia por ter confiado em mim desde a primeira vez que me conheceu e por me ter visto sempre quando eu às vezes não me vejo, tu estás a mudar a minha vida, para mim tu és surreal, vais ser sempre a minha maior inspiração”.

Telmo Leite_Iolanda Festival da Canção

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Piscinas sobrelotadas: expandir ou construir?

EMPREENDIMENTO AQUÁTICO TEM 27 ANOS As piscinas de Lousada foram inauguradas em 1997, numa altura...

Rezar por mais saúde e menos guerras

A PROCISSÃO DE VELAS É UM SINAL DOS TEMPOS Em maio realizam-se as procissões de velas. Os...

LADEC Celebra 14.º Aniversário com Jantar Convívio

No passado dia 18, a LADEC - Lousada Associação de Eventos Culturais comemorou o seu 14.º...

Hugo Regadas Vence a Internacional XCO Super Cup

No passado domingo, em Vila do Conde, o lousadense Hugo Regadas, a competir pela equipa Rompe...

Editorial 121 | Lousada é Grande

Lousada, terra de história e tradição, ostenta com orgulho a sua grandeza. O nosso Torrão, que há...

Lousada Junior Cup: Título da primeira prova ficou em casa

O português João Dinis Silva conquistou a primeira prova da Lousada Junior Cup, depois de derrotar...

Lousada ao rubro na Super Especial do Rally de Portugal

A 57º edição do Rally de Portugal trouxe a Lousada os pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis...

DIALLEY – Agência de Marketing em Lousada

O nome foi inspirado na Diagon Alley, um local emblemático da saga Harry Potter, da qual Sofia...

Apresentação da trilogia “As Aventuras da Maria” encanta público

No passado dia 11, a Assembleia Louzadense acolheu a apresentação da trilogia "As Aventuras da...

Luís Santos é mandatário da candidatura da Aliança Democrática em Lousada

A candidatura da Aliança Democrática (AD) em Lousada terá como mandatário Luís Santos, Coordenador...

Siga-nos nas redes sociais