por | 18 Jul, 2024 | Editorial, Editorial

Editorial 125 | O Gestor de Redes Sociais

Numa terra longínqua onde os emojis governam e os likes são moedas de troca, vive o temido Gestor de Redes Sociais. Imagine, caro leitor, um ser híbrido, metade humano, metade algoritmo, com um smartphone acoplado ao braço e um sorriso digital estampado no rosto.

Pois é, esse mesmo! Esse ser curioso que, entre todos os seus afazeres, passa grande parte do seu dia num labirinto de timelines, numa busca constante por mais um post e uma catapulta de partilhas nas diferentes páginas que gere. Um ser curioso, talvez predestinado para o cargo, pois a sua obsessão pelo reconhecimento social faz dele um ser com dedos ágeis, que deslizam sobre o teclado do seu smartphone com tal intensidade, quanto o anseio de obter um milhão de likes.

O Gestor de Redes Sociais é um mestre na arte de iludir o tempo e os mais distraídos. Ele domina o idioma dos memes e fala fluentemente em emojis. É o rei das conversões. Para ele, cada like é um troféu e cada partilha é um tesouro para o seu ego. Enquanto o mundo real lida com problemas mundanos, como a falta de emprego qualificado ou de transportes coletivos ou de habitações, ele enfrenta desafios épicos como responder a comentários, ativar avatars e bloquear trolls ressentidos.

Mas, caro leitor, tenha cuidado! O Gestor de Redes Sociais dispõe de um exército de séquitos obstinados a defenderem a sua honra e conquistarem os seus objetivos, nem que para isso recorram a jargões digitais e a estratégias de adulteração ou de combate aos comentários alheios desfavoráveis. Os incautos que tentam penetrar no seu domínio ou se aventuram a postar um comentário com um conteúdo mal estruturado são rapidamente devorados pela fera algorítmica.

Na próxima vez que colocar um like, comentar ou partilhar uma publicação, lembre-se do Gestor de Redes Sociais. Ele está lá a ver quem o faz, a identificar como o faz e a quantificar quantos o fazem. A forma como o faz pode ainda ser razão para ir espreitar o seu perfil, e procurar saber quem são os seus amigos e quantos o seguem.

Na verdade, temos todos de ajudar esse ser, dando-lhe o alimento que procura, mas com o cuidado suficiente para não cair no seu encanto, cometendo o risco de perder-se nas profundezas do algoritmo, onde não haverá volta substantiva, apenas a superficialidade enganosa dos likes.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Lousada ultrapassou os 50 mil habitantes, devido ao aumento da população estrangeira

Análise do jornal O Louzadense aos mais recentes dados provisórios e preliminares do Instituto...

Equipa de Shinkyokushin conquistou seis pódios

O WIBK Dojo Verdadeiro Espírito, do lousadense Paulo Rente Silva marcou presença no Torneio...

Atleta de Lousada convocada para Jogos do Eixo Atlântico

A jovem Daniela Pereira, natural da freguesia de Pias, em Lousada, foi convocada para integrar a...

"Talvez seja por isso que gosto tanto das nascentes. Porque, ao contrário dos rios, que toda a...

Campeões Nacionais de Natação Adaptada

Os atletas lousadenses do clube Lousada Século XXI estiveram em grande evidência no Campeonato...

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, foi uma das convidadas do...

Forte internacionalização do Inferno das Febras

O Inferno das Febras regressa ao Parque de Lazer e Merendas de Casais, em Lousada, nos dias 28 e...

O treinador penafidelense João Paulo Guedes Silvestre, de 36 anos, é referido por várias fontes...

Protocolo para projeto de turismo cultural assinado entre a CCDR-N e Vidas em Cena

A Associação Vidas em Cena, de Lousada, está entre as dez entidades culturais da Região Norte...

A celebração dos 100 anos dos Bombeiros Voluntários de Lousada constitui um momento de...

Siga-nos nas redes sociais