por | 6 Out, 2024 | Espaço Cidadania, Sociedade

Vinte anos a cantar para animar o público

MICAEL VINGANÇA, UM ARTISTA SOLIDÁRIO

Chama-se “Lambe Botas” e é o mais recente êxito do aclamado artista lousadense Micael Vingança. É um dos artistas de Lousada com mais espetáculos no currículo. O seu grande sucesso de 2019 “Mulher gosta de carinho” catapultou este cantor de Nevogilde para o estrelato e a carreira não tem parado de evoluir. Em breve vai realizar um grande desejo, “um sonho de menino”, que é dar um concerto nos Açores.

O seu nome é Micael Martins, mas é famoso pela designação de Micael Vingança. Quem não sabe pode pensar que o sobrenome é de alguém com espírito violento ou agressivo, mas nada disso corresponde a este cantor, que é conhecido pelo seu bom coração e espírito de paz.

Importa revelar que o nome artístico surgiu quando o cantor era muito novo. “Num dos primeiros espetáculos que fiz, em 2004, na inauguração de um estabelecimento comercial  existiam habitações nos andares acima e um dos moradores desceu e disse para terminarmos o espetáculo… eu era muito novo, fiquei um bocado sem jeito e achei por bem dizer que eu não mandava e que o indivíduo devia falar com o proprietário do estabelecimento que me tinha contratado a mim e ao meu colega para animar a inauguração”.  Não gostando da resposta deu um empurrão ao cantor “e o meu colega deu-lhe com a guitarra”, relata o Micael. Com base nesse episódio, as pessoas depressa passaram a denominar o duo como “Os Vingança”.

“Mais tarde, quando me lancei a solo, achei por bem manter esse nome, para não perder a fama que tinha conquistado e foi um nome que caiu bem na população em geral”, diz Micael, que vê na música uma forma de vingança “contra as coisas menos agradáveis da vida”.

Sobre as origens musicais, diz que “tinha eu apenas 8 anos quando os meus avós me levaram para o rancho folclórico de Nevogilde, do qual eles faziam parte e foi lá que o gosto pela música popular e música tradicional despertaram o meu interesse”.

Micael Vingança em palco

Revela que é um grande admirador do estilo de Quim Barreiros e da música sertaneja, que é um género musical do Brasil  cujos temas podem ser chamados genericamente de modas melódicas.

Com tantas vendas, idas aos vários canais nacionais de televisão, com tanta projeção e tantos concertos, perguntamos-lhe se o próprio tem ideia de ser o artista do concelho de maior nomeada. A tal pergunta Micael Vingança responde que “todos os artistas, coletividades e grupos são importantes, pois levam o nome de Lousada por todo o país e não só, mas fico muito feliz por cada vez mais o público valorizar o meu trabalho”. 

Refere que “todas as localidades são especiais, felizmente por onde passo deixo marcas e faço bons amigos, em casa tem sempre um sabor acrescido”, por isso tem um gosto especial pelas atuações em Lousada e suas freguesias.

Micael Vingança

Por onde passa há uma imensa onda de fãs que conhecem e cantam temas como “Mulher gosta de carinho”, “Madrugada fria”, “Lambe Botas” e “Dou-te dois”.

“Uma das coisas que mais me apraz registar é a recetividade que os meus trabalhos obtêm junto do público”, congratula-se o artista.

Já deu vários concertos solidários para angariação de fundos de pessoas necessitadas, especialmente crianças com problemas graves de saúde. A sua recetividade para essas atuações resultam “do facto de sempre me terem ensinado a fazer o bem sem olhar a quem e, de facto, é sempre bom poder ajudar quem mais precisa”. 

Um artista com 20 anos de carreira tem sempre locais e palcos onde gostaria de ir. No caso de Micael, “gostava de poder ir até às nossas ilhas e estou em negociações para que isso possa acontecer muito em breve, será a realização de um desejo de longa data e posso revelar que será no arquipélago dos Açores”.

Não revela mais planos, mas sublinha: ”como sempre digo, irei até onde o público me deixar, enquanto me quiserem ouvir eu continuarei a escrever e compor músicas para os alegrar, pois é isso que mais me motiva, que é animar as pessoas que estão à minha volta”. Por isso, uma das imagens de marca do cantor é a sua envolvência no meio do público, descendo do palco para o meio das pessoas, cantando e dançando com as pessoas em seu redor, em coreografias animadas.

A terminar esta entrevista, afirma-se como “uma pessoa realizada”, mas “com o espírito e querer de chegar o mais longe possível”.

Micael é um artista conceituado e estimado

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Idosos maltratados em 9 lares ilegais em Lousada

A Guarda Nacional Republicana (GNR) encerrou esta segunda-feira, 16 de junho, nove residências a...

Tanto ou mais fascinante do que atravessar uma ponte pode ser descobrir aquilo que se passa e...

Business Network Summit 26 reúne empresários e instituições em Penafiel para “Acelerar o Futuro”

No próximo dia 19 de junho de 2026, o Museu Municipal de Penafiel será palco do BNS – Business...

Caíde de Rei lança programa de voluntariado para combater isolamento dos idosos

A Junta de Freguesia de Caíde de Rei aprovou o programa de voluntariado “Caíde Abraça – Visitas a...

"Uma infraestrutura decisiva para o desenvolvimento da região” Ao longo dos anos sucederam-se...

A criatividade dos jovens esteve no centro do concurso nacional de curtas-metragens “Cria a tua...

Há uma geração que fez tudo o que lhe pediram. Estudou, qualificou-se, adaptou-se e acreditou que...

Lousada conquistou o 16.º campeonato de hóquei

Numa excelente demonstração de propaganda para o Hóquei em Campo, disputou-se neste domingo a...

Luís Pedro Ferreira reage à penalização em Mação

A corrida de Mação, no concelho de Santarém, continua a dar que falar no Campeonato Nacional de...

Há direitos que definem uma democracia. O direito de voto é um deles. A liberdade de expressão é...

Siga-nos nas redes sociais