por | 2 Nov, 2024 | + Literacia, Educação

“A falar é que a gente se entende”

Desde 2014, o Agrupamento de Lousada Este, em Caíde de Rei, desenvolve o projeto “A falar é que a gente se entende”, criado e coordenado pela professora de Português, Isabel Machado.

Este projeto tem como objetivo principal proporcionar aos alunos atividades que permitam desenvolver as suas capacidades comunicativas, quer escritas, quer orais. Estas atividades vão desde a apresentação de livros, à apresentação de palestras sobre os mais variados temas de interesse para a comunidade escolar. Estes desafios implicam uma pesquisa sobre o tema, a elaboração de um texto/PowerPoint e a sua apresentação oral em contexto de sala de aula e, em contexto mais alargado, para toda a comunidade escolar.

Atendendo ao bom resultado e sucesso destas atividades, recentemente os alunos começaram a apresentar palestras, em grupo, nas reuniões de pais. Os temas destas apresentações são, normalmente, relacionados com o sucesso na escola ou o envolvimento dos encarregados de educação na vida escolar dos filhos. “Como ser um bom aluno?” ou “Para que serve a escola?” são exemplos de alguns temas já abordados, nas primeiras reuniões, logo no início do ano.

Estas palestras fomentam o trabalho de grupo entre os alunos, já que envolvem pequenos grupos na sua preparação e levam à aprendizagem dos respetivos conteúdos, tanto para os alunos, quanto para os pais. Além disso, o facto de as apresentações serem realizadas numa sala de aula, fortalece a relação entre as famílias e a escola. Efetivamente, os pais recebem, através dos próprios filhos, orientações importantes sobre o seu papel na escola e, ainda, têm a oportunidade de os ver a apresentar um trabalho.

Todos os alunos estão envolvidos no projeto, desde o 5.º ano até ao 9.º, e são unânimes no sentido de valorizarem a ideia: “Creio que (as apresentações) são bastante importantes para nós, pois percebemos que podemos sempre melhorar algo…”. Além disso, acrescentam que são atividades essenciais para desenvolver competências, nomeadamente falar em público.

Em relação aos encarregados de educação, revelam a sua satisfação , pois usufruem de uma reunião mais rica em conteúdo: “(As reuniões) são sem dúvida, as melhores às quais alguma vez já assisti. São reuniões de aprendizagem e partilha de conteúdos úteis e atuais, muito importantes para todos.” Também valorizam e consideram gratificante o envolvimento de todos os alunos e o seu interesse.

De acordo com a professora Isabel Machado, através destas atividades, os alunos desenvolvem competências que são úteis para a vida e os torna mais proficientes em termos comunicativos. 

Em suma, o projeto “A falar é que a gente se entende” tem-se revelado de grande valor para toda a comunidade educativa, sobretudo na relação entre a escola e a família, preparando os alunos para os desafios futuros.

Gonçalo Moreira 9.º A n.º 7

Um projeto do Agrupamento de Lousada Este

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

TRADIÇÃO CONTINUA VIVA: A Sagrada Família que une gerações

Durante décadas, a chegada da caixa da Sagrada Família a uma casa foi sinónimo de recolhimento,...

Sandra Monteiro pinta a emoção que nasce no silêncio

Profundamente marcada pela emoção, pelo realismo e pela intensidade do olhar humano, as pinturas a...

Subida de divisão aumenta o desafio dos veteranos da ADL

A equipa de Masters da AD Lousada concluiu uma temporada de grande nível, garantindo a subida à...

Patinador lousadense conquistou medalha de prata

O jovem Gabriel Ferreira, de Aveleda, está a construir uma promissora carreira na patinagem...

Noite Branca no Largo da Senhora Aparecida

Gravinda, York e Paulo Marcelo sobem ao palco no dia 8 de agosto, a partir das 22h00, para uma...

Cinema no parque de Meinedo

No próximo dia 1 de agosto, o Parque do Areinho, em Meinedo, recebe mais uma edição do Cinema ao...

Pilotos Lousadenses foram brilhantes vencedores, em Montalegre

Foi a quinta e antepenúltima jornada do Campeonato de Portugal de Ralicross e Kartcross, com os...

AS AMORAS – Há uma altura do ano em que os caminhos dão sobremesa a quem passa. Há frutos que se...

​Inferno das Febras revela distribuição das bandas e coloca à venda bilhetes diários

A ​organização do Inferno das Febras divulgou a distribuição das bandas pelos dois dias do...

PSD exige maior transparência na contratação pública municipal

NOTA DE IMPRENSA DO PSD/Lousada O PSD Lousada questionou no passado dia 6, o Executivo Municipal...

Siga-nos nas redes sociais