UMA COLETIVIDADE COM 22 ANOS
Após um longo processo de preparação, que durou alguns meses, a 30 janeiro de 2002 um grupo de amigos apaixonados por motos fundou um clube em Figueiras. Teve como primeiro presidente Januário Costa. O dinamismo desta coletividade tem sobressaído ao longo destes anos realizando inúmeros eventos de convívio. Mais recentemente lançaram uma revista sobre o movimento motard, que em Lousada e arredores tem muitas centenas de aficionados.

Com 22 anos de existência, o Clube Motard de Figueiras (CMF) é uma coletividade do concelho com uma dinâmica anual muito diversa, com eventos quase todos os fins de semana. Entre as principais atividades encontramos a organização das provas de Motocross e Supercross Nacional, que dentro destas modalidades são dos principais eventos desportivos da região. O circuito de Lustosa tem sido palco de excelentes eventos que prometem continuar a fazer as delícias da grande quantidade de fãs das duas rodas motorizadas.
Para quem ainda não sabe e tem curiosidade, a sede dos motards figueirenses está localizada junto às escolas primárias daquela freguesia, onde realizam a maioria dos eventos e iniciativas.
Além disso, o Parque de Lazer do Clube Motard Figueiras também é um local onde realizam diversas atividades, principalmente no verão, como é exemplo o “Dia Mundial da Criança”, “Piquenique das Famílias”, “Noites de Cinema” entre outros convívios e festas que reúnem os associados e amigos.
Também na dinâmica do clube entra a realização de eventos dentro da associação, como passeios e festas temáticas realçando e fortalecendo as tradições da região assim como o associativismo.
Há outras grandes iniciativas já conhecidas no panorama motard e associativo, que anualmente o CMF organiza. Um exemplo que se enquadra aqui é o Encontro Motard realizado em setembro. Além disso, recentemente surgiu o original «mês do sócio», que se celebra em Abril, e as «Quartas Loucas», em Junho, em que a coletividade faz a promoção musical, a valorização motard e o intercâmbio geracional.

“Certamente somos das organizações com maior dinâmica e diversidade na realização de eventos na região”, diz Manuel Ferreira, daquele clube.
Os apoios para as atividades do Clube Motard de Figueiras partem essencialmente das atividades e eventos realizados, em que a receita promove a realização de outras atividades e projetos.
“Os nossos sócios e patrocinadores são um importante alicerce na nossa subsistência, sem eles não seria possível o desenvolvimento das nossas atividades e projetos”, referiu aquele representante do CMF.
Também o apoio das instituições públicas como a Câmara Municipal Lousada são um forte parceiro na conceção e realização de projetos e eventos de maior dimensão.
Acerca dos planos para os próximos meses, “o Clube Motard Figueiras até ao final do ano terá diversos eventos, desde já destacar a realização do QuadRace, que se realiza já neste domingo, 10 de Novembro. Consiste numa prova que será certamente um grande desafio e oportunidade.
Os dirigentes chamam também a atenção para “uma vastidão assinalável de eventos, como as festas temáticas a realizar, desde a Desfolhada, o Magusto, o Dia Moto GP, os Passeios de Outono e a fechar o ano a Festa e Almoço de Natal do Clube Motard Figueiras”.
A união faz a força e “no nosso Clube não temos diferenciação de cargos e níveis de responsabilidade, pois todos sabem o seu papel a desempenhar e todos são fundamentais, todos somos principais sem títulos de representatividade”, referiu Manuel Ferreira.
A mais recente novidade, que é quase um exclusivo no setor, diz respeito ao lançamento de uma revista para os associados figueirenses e amigos. Chama-se “OH FIXE” e é um projeto com publicação quadrimestral sobre o Cube Motard Figueiras que “procura valorizar as atividades, eventos, projetos e as pessoas que fazem do clube todos os dias uma referência”, declara aquele diretor.
“A nossa relação com os outros Clubes Motards é muito boa, na qual estamos disponíveis sempre para colaborar nas suas atividades e eventos”, atestam os seus dirigentes. Estes encontram-se entrosados no movimento associativo das motos do asfalto e do off road, que tem crescido bastante no concelho. Aqui, este movimento conta com seis coletividades deste género oficialmente constituídas: Moto Clube de Lousada (com sede em Alvarenga), Moto Clube Senhora da Aparecida, Cima Delas (de Meinedo), Clube Motoclássico de Boim, Os Amigos das Motas (Nespereira) e o Clube Motard de Figueiras.
QUADRACE PELA PRIMEIRA VEZ EM LOUSADA

As emoções do QuadRace chegam a Lustosa (Lousada), no próximo dia 10 de novembro de 2024, para as decisões do campeonato Pentacontrol. O Motocross também irá marcar presença.
A pista do Complexo Desportivo Voltas e Rodas situado na Quinta da Azenha (Lustosa – Lousada), no dia 10 novembro 2024, recebe pela primeira vez a do QuadRace, e terá mais uma vez a organização do Clube Motard de Figueiras.
A prova das motos 4 é aguardada com muita expectativa, as decisões do campeonato Pentacontrol serão conhecidas em Lustosa.













Comentários