No passado dia 28 de outubro de 2024, a nossa turma deslocou-se à Biblioteca para participar numa atividade no âmbito do “Mês Internacional das Bibliotecas Escolares: ligar comunidades”.
Uns dias antes, na aula de Português, preparámos a declamação de vários poemas de Luís Vaz de Camões, o Poeta que iremos homenagear este ano letivo, a propósito dos 500 anos do seu nascimento.
Também aproveitámos o facto de termos na nossa turma uma aluna de nacionalidade ucraniana para a convidarmos, assim como à sua mãe Viktoria Polehenka, a brindar-nos com um momento musical.
Já na Biblioteca, ansiosos e um pouco envergonhados, sentámo-nos em frente a um grande ecrã e, de repente, aparecem imagens de alunos de uma escola situada no Ribatejo! Ficámos muito contentes por os ver sorridentes junto das suas professoras.
Apresentámo-nos com um discurso proferido pelo nosso guia da turma: José Dinis Sousa. As professoras e os alunos do 4.ºano do Centro Escolar de Foros de Salvaterra e Várzea Fresca, Salvaterra de Magos, também se apresentaram e, logo de seguida, declamámos os seguintes poemas: “Perdigão perdeu a pena”, “Lianor”, e “Amor é fogo que arde sem se ver”. Do outro lado do ecrã, percebemos o entusiasmo das crianças, que bateram palmas aos nossos “poetas”!
Depois, com muita atenção, apreciámos os textos que os mais pequenos tinham ensaiado para este momento de partilha.
Ainda houve tempo para a D.ª Fernanda Pereira, assistente operacional, nos ler um poema de sua autoria sobre a importância da leitura.
Para finalizar, as nossas convidadas especiais surpreenderam-nos com duas canções tradicionais da Ucrânia, num momento de grande emoção e ternura.
Felizes, despedimo-nos dos alunos e das professoras e encaminhámo-nos para a sala de aula.
Gostámos muito desta atividade, que nos enriqueceu enquanto cidadãos, pois ligámos a nossa pequena comunidade, pertencente a uma escola do Norte do país, a outra localizada mais a Sul, e fortalecemos os laços de amizade com a Ucrânia, país que se encontra em situação de guerra.
Foi uma experiência única e inesquecível, que ficará gravada na nossa memória e no nosso coração!
Texto coletivo da turma 5.ºB, da Escola Básica e Secundária de Lousada Oeste
Agrupamento de Escolas Lousada Oeste




















Comentários