PSD Lousada contactou governo e Assembleia da República sobre despedimentos das empresas de vestuário Leuman, SN1 e SN2.
500 pessoas afetadas. Apoio imediato aos trabalhadores é a prioridade.
O PSD de Lousada e os seus autarcas, manifestamente preocupados com a situação das empresas Leuman, SN1 e SN2 têm estado em contacto nos últimos dias com o governo e com deputados do PSD no sentido de encontrar apoio imediato para as aproximadamente 500 pessoas que ficaram desempregadas e para as inúmeras famílias afetadas.
Dos diversos contactos efetuados o Presidente da comissão política de Lousada, Leonel Vieira, recebeu a garantia de que o governo está atento à situação e que acionou o Instituto de Emprego e Formação Profissional, tendo este requerido a colaboração dos GIP (Gabinetes de Inserção Profissional), de forma a que os trabalhadores que ficaram sem o seu posto de trabalho possam ser inscritos rapidamente, para que, ainda este mês, venham a receber o subsidio de desemprego.
Recebemos também a garantia de que os trabalhadores vão receber tudo a que têm direito.
O PSD de Lousada continuará a acompanhar este assunto, e está atento a outras situações idênticas que possam vir a acontecer no nosso concelho.
Recentemente no passado dia 16 de novembro, em Sousela, na Assembleia Distrital do PSD do Porto, na presença dos Ministros Pedro Duarte e Castro Almeida, Leonel Vieira, na sua intervenção alertou que o setor do vestuário está a atravessar imensas dificuldades e que o Governo deverá olhar para o setor no sentido de tomar medidas de apoio.
O PSD de Lousada considera que a Câmara Municipal, liderada pelo Partido Socialista, há mais de 35 anos, necessita de criar outro tipo de respostas com mecanismos de apoio, com medidas concretas, preventivas e pró-ativas no sentido de identificar atempadamente situações de crise desta natureza e apoiar os trabalhadores e empresários.
Lousada não pode continuar parada no tempo e fazer apenas o que os outros fazem, tem de ir mais longe e ter políticas inovadoras para os nossos cidadãos.
Assim, o PSD de Lousada vai iniciar um conjunto contactos de trabalho com o objetivo de apresentar um plano Municipal específico de apoio a situações de crise e emergência.
Neste momento de dificuldades, em pleno mês de Natal, o PSD de Lousada manifesta a sua total solidariedade com os trabalhadores, fazendo votos de que sejam rapidamente encontradas novas soluções de trabalho.
Estamos atentos e empenhados para que os trabalhadores desempregados recebam tudo a que têm direito e que sejam criadas condições, nomeadamente formação profissional, para regressarem ao mercado de trabalho, no mesmo ou noutro setor de atividade.
Lousada, 10 de dezembro de 2024
A Comissão Política do PSD de Lousada
Comentários