por | 5 Jun, 2025 | Editorial, Editorial

Editorial 146 | Essência(l)

Agora que a poeira, literalmente, assentou, agora que o tempo passou e as saudades ficaram, de alguma forma, neutralizadas, agora que voltamos a vivenciar aquele ímpeto energético, há uma conclusão: é esta a nossa essência e é isto que nos é essencial.

Podemos até ter várias marcas, várias referências, mas nada nos marca como fomos marcados nos últimos dias. A aposta está ganha, pecando, no entanto, por tardia! Teríamos ganho tanto, teríamos sido a maior e única referência.  Diria que durante anos terão considerado que apostar nesta marca era validar um projeto político que foi derrotado nas urnas. Diria que terão achado que era enaltecer um(s) homem(s) e a sua obra, permitir um legado que poderia vir a dar (muito) trabalho do ponto de vista político.

O legado esse, ficou realmente estampado na história local, num mural da nossa memória que não se esvanece. O legado, mesmo que agora disputado, tem sempre um ponto de partida, que não será possível de se desassociar. O melhor legado é, no entanto, a humildade de quem, mesmo tardiamente, reconheceu o potencial e a possibilidade de contribuir para estampar uma marca indelével nas pessoas e na terra.

Aquela que é a essência, a natureza das coisas, não podem ser alteradas. Poder até podem, mas de que valeu essas tentativas? Colocaram o mundo a falar de nós? Fizeram ansiar pela sua chegada? Fizeram viver um espírito comunitário que a todos inclui e engloba? Alterar a essência para outras fragrâncias exaladas por flores não mexeu connosco, pelo que não deixou a sua marca.

O essencial, mesmo que invisível aos olhos, tem por hábito ser especial, tornar característico aquilo que consideramos essencial. O essencial é então a condição principal e indispensável, aquilo que queremos, nos anima, de que sentimos falta, que nos marca verdadeiramente.

Humildade e modéstia são, para mim, sinónimos de essencial. Importa não esquecer, com humildade, de preservar a essência, não esquecendo de homenagear os construtores dessa essência e aceitar com modéstia que as ideias e críticas de outros, por muito afastados que estejam de nós relativamente ao que acreditam e defendem, podem realmente ser excelentes construtos para cumprir com os preceitos do essencial.

Essencial também é destacar aqueles que se esforçam e lutam por aquilo que acreditam, por elevar o nome da sua terra ao mais alto nível, honrando o símbolo que carregam ao peito. Assim, estão de parabéns o Aparecida Futebol Clube e a Associação Desportiva de Lousada por serem os nossos Campeões!

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Jovem promessa do futebol feminino dá nas vistas em Romariz

Aos 11 anos, Joana Ferreira começa já a afirmar-se como uma das jovens promessas do futebol...

ACML está a celebrar o 51.º aniversário

A Associação de Cultura Musical de Lousada celebrou ontem, 12 de abril, o seu 51.º aniversário com...

Juventudes Socialistas de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Paredes exigem a concretização da Linha do Vale do Sousa

As Juventudes Socialistas de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Paredes juntam-se para...

PSD Lousada afirma a importância da Linha do Vale do Sousa e alerta para falta de envolvimento do Município

Na reunião da Câmara Municipal de Lousada realizada no passado dia 9 de abril, o vereador do PSD,...

CÂMARA DESRESPEITA A OPOSIÇÃO, E COM ELA OS LOUSADENSES QUE A ELEGERAM

A Iniciativa Liberal chama a atenção dos lousadenses para uma situação que, não sendo nova, merece...

MaisVila em grande no Multidesporto em Lousada

O Duatlo Cross Lousada e o Aquatlo Jovem Master Fun transformaram a vila num inédito palco...

O Caminho de Santiago em conferência

O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, recebeu na noite de ​sexta-feira a conferência...

Leonor Leal é bicampeã em ginástica artística

A ginasta lousadense, Maria Leonor Leal, da Academia de Ginástica de Lousada (AGL), conquistou, no...

O LICRANÇO – não é uma cobra, nem representa perigo… então, porque o tememos tanto?

Quantas vezes, ao virar uma pedra ou ao mexer num tronco velho, alguém gritou: “Cuidado, é uma...

A Santa Casa da Misericórdia de Lousada iniciou em 2026 um plano conjunto entre as suas várias...

Siga-nos nas redes sociais